Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo Premium / MB40IA1 Rev 01 / Não liga

Avalie este tópico:


Valter Eduardo Pagotti

Posts em destaque

Boa tarde pessoal, tudo bem? 
Estou com essa placa que não liga, inicialmente estava com curto, ao abrir percebi o PQ torrado, e removendo o componente e injetando tensão ainda tinha curto, até chegar no PQ514 que ao efetuar a troca, sumiu o curto. 

Porém ao trocar PQ4 e tentar ligar o PQ514 voltou a queimar, gostaria de uma ajuda para tentar resolver esse problema, tenho uma dúvida qual as tensões corretas pra eu verificar se PU2 está em ordem?

Editado: por Valter Eduardo Pagotti
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Valter Eduardo Pagotti PU2 está correto, ele vai liberar 5VA na PL6. Só o pino 13 que ta estranho teria que ter 5v ao inves de 10. 

Mas de todas formas o proximo passo é ver se tem 3.3VA. Mede lá no pino 2 do PU5 para ver se tem 3v, no pino 8 da bios tb precisa ter esses 3v.

 

Confirmado essas tensoes tenta ligar a maquina, ao pressionar o botao power meça lá no Q507, no emissor precisa ter 3v ao pressionar o botao. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

18 minutos atrás, R2-D2 disse:

@Valter Eduardo Pagotti PU2 está correto, ele vai liberar 5VA na PL6. Só o pino 13 que ta estranho teria que ter 5v ao inves de 10. 

Mas de todas formas o proximo passo é ver se tem 3.3VA. Mede lá no pino 2 do PU5 para ver se tem 3v, no pino 8 da bios tb precisa ter esses 3v.

 

Confirmado essas tensoes tenta ligar a maquina, ao pressionar o botao power meça lá no Q507, no emissor precisa ter 3v ao pressionar o botao. 

 Pino 2 do PU5 com 3.4 e pino 8 da bios tb com 3.4

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, R2-D2 disse:

@Valter Eduardo Pagotti ao tentar ligar a placa pelo botao nada acontece? Mediu o Q507? Pode encostar, com auxilio de uma pinça e por um breve instante de tempo, o coletor junto ao emissor desse transistor. Veja se a placa nao liga. 

Não consegui localizar o Q507, onde fica mais ou menos, estou com medo de tentar ligar pois a outra vez que tentei queimou PQ514

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você mencionou que tem 5VA , através fez na aferição do PU2 Pino 11 = 5V, acredito que estando tudo certo deverá ter 3VA, que é gerado em PU5, no qual recebe em seu Pino 3 VIN = 5VA e através do PINO 2 VOUT libera a tensão de 3VA. Apos isso podes fazer o que nosso colega falou, verificar Q507

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, EletroX disse:

Como você mencionou que tem 5VA , através fez na aferição do PU2 Pino 11 = 5V, acredito que estando tudo certo deverá ter 3VA, que é gerado em PU5, no qual recebe em seu Pino 3 VIN = 5VA e através do PINO 2 VOUT libera a tensão de 3VA. Apos isso podes fazer o que nosso colega falou, verificar Q507

Opa, esse teste ele ja efetuou amigo. Ele respondeu no post #10 que tem 3.3VA!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, R2-D2 disse:

amigo, desculpa mas eu nao estou entendendo sua linha de raciocínio. Porque ele deve verificar ac_present se ele tem 3 e 5VA? Ou seja, ja tem as tensoes para a placa ligar, o sio ja identificou o carregador. 

 

 

Veja se o PQ513 tbm nao entrou em curto amigo, geralmente entram em curto juntos PQ514 e PQ513. Revise todos os fets do VCC CORE.

 

Encontrei Q507 e tem 3,4 no pino C, o PQ513 tem 19V nos drenos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...