Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido HP LaserJet Pro 200 Color MFP m276nw Ligada em 220 volt

Avalie este tópico:


rodrigotrck

Posts em destaque

Olá amigos preciso de uma ajuda estou com essa impressora que foi ligada em 220 volt

Essa  placa esta me dando dor de cabeça pois não estou conseguindo solucionar o problema 

 

Troquei o Q101= k10a60d por st13mn60N 

Diodo serigrafia: DZA101 escrito: T3d41 em curto preciso do seu equivalente tentei outro comum mas nada de funcionar.

Queimou DZ 103 dz 104 Diodos comuns.

IC 101 desconfio que não esta funcionando.

A placa continua sem armar a fonte chaveada e a impressora não liga nada.

Não tem tensão no capacitor eletrolítico principal 

 

Editado: por rodrigotrck
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta impressora possui uma espécie de pré fonte, que costuma abrir o fusível quando ligada em 220v. Já verificou ela?

Tem também na fonte principal um diodo bem pequeno embaixo do dissipador do mosfet que costuma entrar em curto. Caso não trocado a fonte queima novamente ao ser ligada.

Editado: por eliasgirardi
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois Então Elias, eu já troquei todos esses componentes que vc citou, Fusível da placa primaria, triak da placa primaria por novo.

Placa secundária troquei o mosfet de chaveamento o diodo abaixo do dissipador que vc citou, encontrei um diodo grande em curto DZDA101 esse não sei o modelo tentei outro comum mas a fonte ainda não arma nada apenas não tem curto, não liga nada sem tensão no secundário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo.

 

     Faça o seguinte  você não acha tensão no capacitor principal é porque na fonte menor tem um fusível que você não percebeu (redondinho) na foto abaixo  está indicado com uma seta vermelha.  Troque ele  e com essa placa desligada da outra veja se sai 110 vac  no conector de saída que está com uma seta azul (com certeza vai sair) pois não tem mais nada pra cortar essa tensão.

    Agora conecte a primeira placa com a outra , retire Q101  atrás do capacitor principal com uma seta azul  e ligue usando uma lâmpada de série  e veja se o capacitor principal  carrega com 165v  , se não carregar  teste a ponte retificadora com uma seta vermelha se não está aberta . Agora se chegar tensão , desligue a fonte e descarregue o capacitor e coloque de novo Q101 e  ligue a fonte e veja se a lâmpada de série acende ,  poste o resultado pra darmos sequencia.

   Até parceiro.

   

Placa fonte de alta da HP pro 200.jpg

Placa fonte de baixa da HP pro 200.jpg

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça o seguinte  você não acha tensão no capacitor principal é porque na fonte menor tem um fusível que você não percebeu (redondinho) na foto abaixo  está indicado com uma seta vermelha.  Troque ele  e com essa placa desligada da outra veja se sai 110 vac  no conector de saída que está com uma seta azul (com certeza vai sair) pois não tem mais nada pra cortar essa tensão.

*Essa tensão esta saindo corretamente . 

 

Não estou com a placa na mão, mas já troquei o mosfet chaveador da fonte por outro de uma tv plasma Philco de 700v 16 amperes canal N de Sucata, mas ainda não liga a lampada acende bem fraquinha mas não parte.

Acho que esse trânsistor esta com defeito quando em funcionamento.

Tenho que por um novo para testar.

 

Obrigador João Henrrique !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, rodrigotrck disse:

Esse diodo Pode ser trocado por qual modelo e a placa liga sem ele tenho encontrado esses diodos todos abertos ou queimados em outras placas de outros modelos de impressora

voce diz, o dzda101? Ele é um diodo supressor, um diodo rápido em série com um zener. Ele está ali pra proteger o fet de sobretensao entre dreno e source. Quando está ok ele mede aberto..

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

zazulak obrigado mais uma vez!

É um diodo de proteção ...

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Obrigado a todos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já resolveu o problema de não ter tensão no capacitor principal? 

 

O diodo a gente pode deixar pra depois.. pode testar a fonte sem ele. Só não pode por um diodo comum no lugar senão ela não parte nem por decreto. O diodo é um ST03D, fabricado pela Shindengen.. só não sei qual a tensão de barreira dele, porque o numero no final não ajuda muito... mas acredito que seja o de 170 volts (ST03D-170). 

 

Se tem tensão no capacitor principal e ela não parte, veja se a alimentação do ic101 não está em curto. O vcc é o pino 6 e o GND é o 4. Medindo na escala de diodos, a medida tem que ir até o infinito. Se der uma medida baixa, tire o integrado e meça direto nele.. provavelmente estará com fuga. 

 

Além do integrado, se o resistor de 0r18 embaixo do dissipador queimou, siga a linha do ponto onde o source do fet é ligado nele até o pino 3 do integrado.. ali tem um mais resistores smd que abre quando esse resistor queima.

Editado: por zazulak
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...