Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Asus B85M-E R2.0 - Liga + Não da vídeo

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa noite galera, como estou aprendendo eletrônica, estava na Olx olhando umas placas e me deparei com uma placa citada no título do post, em perfeitas condições e que iniciava porém não dava vídeo. Entrei em contato e adquirir o produto. Resolvi comprar outra igual com defeito, encontrei um vendedor no ML e fiz a retirada em mãos. Cheguei em casa percebi que as placas não eram exatamente iguais, uma era R1.0 e a outra R2.0. Ambas vendidas sem dar vídeo (conforme o vendendo). Ao pegar as placas liguei e não deram sinal de video, resolvi trocar a BIOS de uma pela outra e pimba, ligou. Agora me veio a questão, a placa está funcionando com a BIOS da outra estou tentando gravar a versão certa.

Comprei uma gravadora CH341A e seus adoradores... Abrir o app, fiz o backup das duas BIOS. Porém quando vou no site da Asus o formato de download não é .bin como foi gerado no backup. Gostaria de saber se tem como eu gravar a BIOS com o formato disponibilizado no site .cap.

Outra questão foi, fiz o backup da BIOS e na hora de gravar deu o seguinte erro descrito na imagem anexada.

Obrigado desde já a ajuda de todos envolvidos.

IMG-20190423-WA0000.jpeg

Editado: por leonardoleite
Fora do padrão.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá tudo bem .... sobre a bios do fabricante .. direto só site da Asus *.cap e uma atualização  não e um arquivo completo mesmo conseguindo gravar não vai funcionar  porque não tem a inicialização da bios para usar esse arquivo *.cap você tem que fazer os cortes 

Sobre o  erro verifica se esse post te ajuda.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, tecgess disse:

Olá tudo bem .... sobre a bios do fabricante .. direto só site da Asus *.cap e uma atualização  não e um arquivo completo mesmo conseguindo gravar não vai funcionar  porque não tem a inicialização da bios para usar esse arquivo *.cap você tem que fazer os cortes 

Sobre o  erro verifica se esse post te ajuda.

 

 

Muito obrigado, estou indo verificar a postagem.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo descrito

Citar

WINBOND: W25P10, W25X10, W25Q10, W25P20, W25X20, W25Q20, W25P40, W25X40, W25Q40, W25P80, W25X80, W25Q80, W25P16, W25X16, W25Q16, W25P32, W25X32, W25Q32, W25P64, W25X64, W25Q64BV

 

 o modelo do CI W25Q128FVIQ é o Qual estou tentando gravar e nao é compativel, porem reconheceu... e agora?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, tecgess disse:

Olá esse  tudo bem  esse Código  W25Q128FVIQ

Sim esse CI.

 

3 minutos atrás, tecgess disse:

E o no banco de dados do seu gravador não aparece esse W25Q128FVIQ ou 25Q128FV?

Apareceu esse modelo 25Q128FV e foi qual eu selecionei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, tecgess disse:

Então está correto  talvez você tenha algum problema de mal contato ou CI danificado ou arquivo de bios corrompido ou  arquivo incompatível com endereçamento da memoria.

Certo, solicitei o aquivo de BIOS, vou esperar ver se alguém acha, sinceramente queria saber onde fica esse repositório de BIOS e esquemas que a galera aqui encontra quase tudo. O que me recomenda fazer nessa situação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o download do 7zip e consegui extrair corretamente o arquivo. Refiz o processo e continuou dando erro. Fiz das seguintes formas: 

Leitura, apagar, programar.

E fiz no modo automático para ver se iria e também não foi, continuou apresentando o mesmo defeito. Será que pode ser a gravadora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, tecgess disse:

 Manda uma foto de como você está colocando o Ci de bios .

Guerreiro, quando eu levantar mando sem falta, mais vou lhe dizer como estou colocando.

O CI possui uma meia lua, no qual o seu pino 1 está na esquerda dessa meia lua. A gravadora possui uma alavanca, essa meia lua está direcionada para alavanca. Também tem outro detalhe que é os dois encaixes série 24 e série 25 e ambos estão serigrafados na placa e coloquei o CI na posição correta. Porém como uma imagem vale mais que mil palavras amanhã(hoje no caso) estarei postando a imagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leonardoleite ,

Eu usei um gravador desse CH341A por bastante tempo, até que uma memória em curto acabou com ele! 

No software (pelo menos na versão que usei, a 1.17), mostrava a posição do CI invertida. Então, tome bastante cuidado com a posição do CI SPI. Na dúvida, sugiro testar a posição usando um multímetro.

Abraço e boa sorte aí! 

 

PS: O Programmer versão 1.17 tem a W25Q128BV. A FV não tem, mas não acredito que dê problema usar a BV, caso não tenha no seu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Zoom1966 disse:

@leonardoleite ,

Eu usei um gravador desse CH341A por bastante tempo, até que uma memória em curto acabou com ele! 

No software (pelo menos na versão que usei, a 1.17), mostrava a posição do CI invertida. Então, tome bastante cuidado com a posição do CI SPI. Na dúvida, sugiro testar a posição usando um multímetro.

Abraço e boa sorte aí! 

 

PS: O Programmer versão 1.17 tem a W25Q128BV. A FV não tem, mas não acredito que dê problema usar a BV, caso não tenha no seu.

Entendi amigo, eu antes de usar essa gravadora vi alguns vídeos e também o rapaz que me vendeu me ligou e explicando direitinho, vi também que teria que ver qual voltagem o CI funciona para não queimar com uma voltagem maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia, deixa eu ver se entendi.

tu compro 2 PLACAS  a A e  B 
chegou e so trocou a bios de uma pra outra

entao a PLACA A funcionou com  a bios B,

correto...?


porem a placa B nao funcinou com  a bios A...
 

entao tu fez um backup da B e gravou na bios A, ( porem nao deixa gravar por causa desse erro ) isso?

 

..
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Marcos Fonelg disse:

bom dia, deixa eu ver se entendi.

tu compro 2 PLACAS  a A e  B 
chegou e so trocou a bios de uma pra outra

entao a PLACA A funcionou com  a bios B,

correto...?


porem a placa B nao funcinou com  a bios A...
 

entao tu fez um backup da B e gravou na bios A, ( porem nao deixa gravar por causa desse erro ) isso?

 

..
 

O jeito é eu arrumar outro CI de BIOS. Esses estão ruins. Exatamente uma BIOS pegou na outra placa mãe e iniciou. O único problema foram os drivers que alguns ficaram ausentes no sistema. Aí não tem como usar a placa.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom se uma ligou, ja e um bom começo, 

 

pq assim se tu colocar essa bios devolta na outra placa ( caso o problema seja bios) ela tbm funcionaria em tese ( com o arquivo correto de inicializacao da bios)

pq senao alem da bios vc tem outro problema nessa placa, ai teria que fazer as aferições, das tensoes e ver oque esta ocorrendo de errado...

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...