Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Notebook Positivo Placa Mãe Modelo: 71r-j141m6-t811 Sem Video

Avalie este tópico:


Pierre Santiago

Posts em destaque

Boa noite Eletrônica BR!

 

Estou com um notebook Positivo com a placa mãe de modelo: 71r-j141m6-t811 com o típico defeito de ligar e não dar vídeo.

 

As tensões de 5V e 3.3V estão ok. O processador e a ponte norte estão esquentando normalmente, exceto o chipset: AF820118M que não apresenta nenhum tipo de aquecimento.

 

 

Já fiz o reflow de ambos os chips com fluxo no clean e regravei a BIOS e o comportamento ainda persiste.  

 

Quando conectado na fonte assimétrica ele não apresenta nenhum consumo. Após pressionado o botão power existe um consumo de  0,27 a 0,30A.

 

 

Peço a ajuda dos colegas da Comunidade sobre o que pode ser feito nesse caso.

 

Agradeço desde já pela atenção prestada e aguardo ansiosamente por uma resposta.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Jesiel disse:

@Pierre Santiago quais as tensões de todos os pinos da bios e do u8, pinos 12,18,19,28 E 30!

 

Como solicitado medi as tensões nos terminais dos componentes sugeridos e esse é o resultado: U8

12 - 3.33
18 *0,06 *0,30 *0,16 *0,28 *0,16  *0,03 *0,07 *0,13 *0,01 *0,01 *0,15
19  2,80
28  5,00
30  0,02

 

 

Chip BIOS

 

1 2,83
2 1,05
3 3,28
4 0
5 0,02
6 0,19
7 3,28
8 3,33

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Junior Picui disse:

Já peguei muitos casos de não ter vídeo na tela,mas ter na VGA. Informe isso. Esses modelos gostam desse problema tbm.

Não há vídeo no externo.

45 minutos atrás, crazyfrog1809 disse:

verifique o pino 3 do u8(com o notebook ligado)

verificou se tem tensão nas memórias?

Vou verificar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, crazyfrog1809 disse:

verifique o pino 3 do u8(com o notebook ligado)

verificou se tem tensão nas memórias?

No pino 3 existe uma tensão com a placa desligada de 17,55V e assim que pressiona o botão power essa tensão vai para 16,25V.

 

A tensão das memórias é de 1,55V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Pierre Santiago disse:

É a sequencia da tabela? Se for, para ser honesto, apesar de conhecer, nunca fiz uso dessa metodologia para arrumar as placas 😛 


Mas analisar a sequencia power é importante para saber onde o sinal parou, pois bem o próximo sinal é : "PWROK" ( A sequencia power está na página 3)

SEQUENCIA POWER.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, crazyfrog1809 disse:

verifica o pino 83 do super i/o(PWROK) caso não tenha multímetro com ponta de agulha pode ver a voltagem do resistor: " R345" ou no resistor/jump : " R342 "

Vou verificar amanhã e posto o resultado.

Agradeço muitíssimo a todos pela ajuda até agora :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, crazyfrog1809 disse:

verifica o pino 83 do super i/o(PWROK) caso não tenha multímetro com ponta de agulha pode ver a voltagem do resistor: " R345" ou no resistor/jump : " R342 "

 

Em ambos os resistores encontrei 3,31V Com a diferença que no R345 essa tensão só existe em um dos terminais, no outro a tensão é 0V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa cara gastei duas horas fazendo esse detalhamento dos processadores 478 de notebook, vc vai precisar desse tutorial para achar onde mede no pino do soquete do processador:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, crazyfrog1809 disse:

Nossa cara gastei duas horas fazendo esse detalhamento dos processadores 478 de notebook, vc vai precisar desse tutorial para achar onde mede no pino do soquete do processador:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Boa Noite crazyfrog1809!

 

Primeiramente muito obrigado pela ajuda que está me dando e espero que possa me desculpar a demora para dar as respostas. Para falar a verdade, estou analisando a placa para uma amiga, e estou fazendo bem aos poucos e somente a noite.

 

Medi a tensão no D6, segundo o mapa que disponibilizou, e o resultado é: *1,07V *1,08V.

 

Ainda seria o tensão Vcore, certo?

 

O que acha de já partir para a troca do U8 como o amigo Jesiel sugeriu?

 

Ou está desconfiado que o problema pode ser em outro componente?

 

 

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Pierre Santiago disse:

 

Boa Noite crazyfrog1809!

 

Primeiramente muito obrigado pela ajuda que está me dando e espero que possa me desculpar a demora para dar as respostas. Para falar a verdade, estou analisando a placa para uma amiga, e estou fazendo bem aos poucos e somente a noite.

 

Medi a tensão no D6, segundo o mapa que disponibilizou, e o resultado é: *1,07V *1,08V.

 

Ainda seria o tensão Vcore, certo?

 

O que acha de já partir para a troca do U8 como o amigo Jesiel sugeriu?

 

Ou está desconfiado que o problema pode ser em outro componente?

 

 

 

 " Ainda seria o tensão Vcore, certo? "
respondendo sua pergunta na realidade a tensão no pino D6 é o powergood do processador( H_PWRGD) é um dos últimos sinais e esse sinal indica que o processador está bom geralmente com esse sinal powergood a máquina já estaria dando vídeo, vc tentou regravar/trocar a bios? bom agora está de noite e não poderei te ajudar amanhã eu vejo os demais sinais seguindo a sequencia power, fico feliz em saber que te ajudei! de alguma forma!!

só uma coisinha pra vc aprender quase todo chip tem um sinal powergood, os sinais powergood significam que o chip está bom!!

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...