Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Fonte HP M401 RM1-9037 / Não Liga

Avalie este tópico:


mrc2017

Posts em destaque

Boa Tarde amigos, alguém poderia me ajudar, estou em minha bancada com uma placa fonte HP RM1-9037 deu entrada como não liga, ja consertei algumas desse modelo porém essa especificamente estou apanhando, troquei o Q501 K10A60D estava em curto, troquei o capacitor c503 33x35v, troquei o C.I IC505, troquei o diodo d411 estava em curto, testo na lampada em serie, aparentemente não tem curto mais na placa, tenho tensão no primário porém não tenho tensão no secundário, alguém poderia me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde amigo, obrigado pelo retorno...

 

o DA521 é um diodo duplo medi e esta ok não tem curto, o R510 ele medi curto no multimetro por ser de resistencia bem baixa né? então ele não esta aberto, o IC505 não tem tensão nenhuma nos pinos 1,2,3 e 6 , o que estou achando estranho é que no capacitor eletrolitico C503 que eu ja troquei tb esta medindo curto e no capacitor smd do lado do IC505 esta medindo curto tb porém fora da placa nenhum deles esta em curto não se se é curto mesmo ou baixa resistencia, no capacitor grande do primário tem tensão, estou perdido aqui kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, mrc2017 disse:

Boa Tarde amigo, obrigado pelo retorno...

 

o DA521 é um diodo duplo medi e esta ok não tem curto, o R510 ele medi curto no multimetro por ser de resistencia bem baixa né? então ele não esta aberto, o IC505 não tem tensão nenhuma nos pinos 1,2,3 e 6 , o que estou achando estranho é que no capacitor eletrolitico C503 que eu ja troquei tb esta medindo curto e no capacitor smd do lado do IC505 esta medindo curto tb porém fora da placa nenhum deles esta em curto não se se é curto mesmo ou baixa resistencia, no capacitor grande do primário tem tensão, estou perdido aqui kkkk

Hm, experimente tirar fora o ic505, provavelmente o curto é nele. Você pôs qual integrado no lugar do ic505, o fa5570 original ou algum similar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tirei o IC505 e o curto no pé do capacitor eletrolitico de 33x35v e no capacitor smd do lado do IC505 continua, coloquei o C.I original é esse mesmo fa5570, porém não consegui achar nada em curto, ta muito estranho essa placa, coloquei 3 c.i fa5570 e o problema continua sem tensão no secundário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Amigo demorei para responder pois comprei novos C.I e estava esperando chegar, troquei novamente o C.I IC505 e nada, no secundário sem tensão, não tem curto nenhum na placa, o curto dos capacitores que eu havia dito não é curto deve ser baixa resistência pois estão do lado do transformador do primário, essa placa precisa fazer algum jumper pra ela ligar? eu creio q não, é só colocar a energia na entrada q ela arma o secundário sozinha não é?

não sei mais o que fazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conferi numa placa da M425 que tenho aqui (a parte da fonte é, ou ao menos devia ser identica), e achei mais um sujeitinho na linha do VCC: O C509, do lado do ic505. Como ele é bem pequeno e já tem o C503 e C504 em paralelo, pode arrancar fora e deixar sem se o curto for nele.

 

Além dele, tem o opto PC501 (esse é o de proteção, e o PC502 é do feedback), mas ele em curto não faria a linha ficar em curto com o terra, só impediria a fonte de partir.

 

Sobre fazer jumper para ligar, essa fonte tem uma característica interessante: Ela memoriza o ultimo estado em que estava no momento que queimou. Ou seja, quando você a energiza, ela pode ligar em modo on, batendo o relé e dando 24V na saída, ou em stand-by (com cerca de 4V na saída e sem acionar o relé). Para acionar, é só fechar um curto momentaneo entre os pinos 2 e 3 do J215.

Editado: por zazulak
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...