Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Lenovo THINKPAD SL410 - DAGC2AMB8H0/ Não Habilita as tensão Primaria

Avalie este tópico:


maicom_rm

Posts em destaque

Este é o circuito de proteção térmica, e funciona assim:

 

Note que abaixo e a direita do pr212 todos os PRxxx são na verdade ptcs, resistores que aumentam sua resistência quando submetidos a altas temperaturas.

Então apesar de VIN ou VA estarem passando por PD28 e ou PD30 a tensão que chega na base do PQ63 é um produto direto de um divisor resistivo formado por pr212 + todos os ptc.

Enquanto eles estão frios a tensão na base do PQ63 deveria ser baixíssima a ponto de não conseguir acioná-lo.

A medida em que esquentam a tensão na base do pq63 vai aumentando também visto que a resistência do conjunto de PTCs aumenta oferecendo maior resistência à passagem de corrente para o terra, e chega um ponto em que ele começa a conduzir entre coletor e emissor, quando isso acontece ele leva terra para o gate de PQ66 e este passa a conduzir uma tensão de aproximados 17v para a base do PQ63 ele é usado portanto para garantir que caso a proteção térmica seja acionada, seja mantida acionada até que VA ou VIN sejam removidos e plugados novamente.

Evidente que se temos terra no gate de PQ66 para acioná-lo, temos terra também no PD29 que na posição em que está no esquema deixa o terra passar por si gerando então SYS_SHDN# = 0V.

SYS_SHDN# = System Shutdown = Desligar Sistema.

 

  • Joinha 7
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Acredito que boa parte de vocês entendem este circuito, mas como sei que alguns podem não saber resolvi marca-los todos, pois achei que para alguns seria interessante.

Eu particularmente nunca tinha analisado um circuito similar para gerar SYS_SHDN# apesar de já ter tido contato com vários outros. ;D

 

Esta placa aí tem portanto uma pá de trilhas que coloca esses PTCs que estão espalhados por ela próximos das fontes citadas em verde no esquema, em série, e qualquer interrupção nesta série de PTCs poderia facilmente ocasionar o defeito citado pelo @maicom_rm , bem como qualquer trilha rompida, achei muito interessante.

 

 

 

 

  • Joinha 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Neo disse:

Este é o circuito de proteção térmica, e funciona assim:

 

Note que abaixo e a direita do pr212 todos os PRxxx são na verdade ptcs, resistores que aumentam sua resistência quando submetidos a altas temperaturas.

Então apesar de VIN ou VA estarem passando por PD28 e ou PD30 a tensão que chega na base do PQ63 é um produto direto de um divisor resistivo formado por pr212 + todos os ptc.

Enquanto eles estão frios a tensão na base do PQ63 deveria ser baixíssima a ponto de não conseguir acioná-lo.

A medida em que esquentam a tensão na base do pq63 vai aumentando também visto que a resistência do conjunto de PTCs aumenta oferecendo maior resistência à passagem de corrente para o terra, e chega um ponto em que ele começa a conduzir entre coletor e emissor, quando isso acontece ele leva terra para o gate de PQ66 e este passa a conduzir uma tensão de aproximados 17v para o gate do PQ63 ele é usado portanto para garantir que caso a proteção térmica seja acionada, seja mantida acionada até que VA ou VIN sejam removidos e plugados novamente.

Evidente que se temos terra na base de PQ66 para acioná-lo, temos terra também no PD29 que na posição em que está no esquema deixa o terra passar por si gerando então SYS_SHDN# = 0V.

SYS_SHDN# = System Shutdown = Desligar Sistema.

 

explicação mais que excelente. aqui não tinha pego nenhum problema nesse tipo de circuito ainda, mas quando pegar já entenderei como funciona

pois como a maioria deve saber na nossa área são poucos que dividem conhecimentos como este que o neo falou

até então nem um curso que fiz abordou essa parte do esquema

muito obrigado e sempre que achar algo interessante pode me marcar, sempre disposto a aprender mais e assim conseguir ensinar outras pessoas da mesma forma. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso ai @wjinformatica  temos ninjas aqui como o @Neo , gbs, gilson e outros quando estes entram em ação se aprende muito, e nós vamos evoluindo junto, para depois poder repassar e ajudar quem está começando, devo muito ao que aprendi aqui e ainda aprendo, e sempre que posso, tento ajudar por gratidão, aqui estamos em reforma assim que passar essa muvuca vou estar mais ativo aqui nos posts tbm, vou voltar pra bancada que estou em um reball, abraço a todos ! ;)

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

j+   @Neo 

     rapaaaiz...muito bom

  não cheguei a ver o esquema do pq63 porém ele deve conduzir somente a partir de determinada tensão de base. já que se não fosse o caso ele iria baixando a tensão de SYS_SHDN de sei la quantos até que mesma chegasse a zero! ou é assim mesmo que a banda toca? tipo, vai baixando até chegar a zero!? para que este sinal seja reconhecido.

 uma coisinha que deve ter passado despercebido é o uso de (gate) na explicação

  nunca fui um bom entendedor de esquemas, maaas se o pr214 leva VA\ VIN para o coletor do pq66. que raios faz o pr215? alguma função de fusível auto regenerativo? rsrsrs 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jesiel Obrigado pela correção, base e gate foram corrigidos no fim da mensagem para que ficassem de acordo, bom lembrar que temos um transistor bipolar N(PQ63), e um mosfet P(PQ66), então gate está correto para o PQ66.

 

Quando a proteção é acionada pr214 e pr215 formam um divisor resistivo e fornecem os aproximados 16V a 17V que serão entregues na base do PQ63.

Num primeiro momento, antes de executarem esta função, portanto antes do acionamento do PQ63, a função deles é entregar VA e ou VIN no gate de PQ66 para mantê-lo em corte, acredito eu.

 

Se analisares que cada PTC é na prática um potenciômetro autoajustável por variação de calor, a que conclusão chegas? 

 

A minha, sem ter acesso a placa, e sem me prender ao datasheet do componente foi que PQ63 deve começar a conduzir normalmente a partir de 0.7V, e o que os PTCs escolhidos pelo engenheiro tem valor baixo que propiciam num momento inicial quando VA e ou VIN aparecem, o escoamento dessa corrente para o terra, mantendo assim a tensão na base de PQ63 abaixo deste valor, mas que a medida em que os PTCs se ajustam devido ao calor, esta tensão na base de PQ63 vai gradualmente subindo até começar a conduzir, e eu acredito que realmente demora um pouco até a condição de acionamento do PQ66 ser atingida, visto que um bipolar realmente demanda alguma corrente para atuar como chave, e isso pode inclusive na minha análise, ser proposital, pois desta forma caso o sistema se recupere do superaquecimento, seja com a ventoinha ligando/acelerando, ou o usuário desobstruindo a saída de ar por acaso na hora certa, acaba assim evitando um desligamento desnecessário do notebook que poderia gerar perda de dados.

 

Sinceramente não vi necessidade de calcular a tensão na base de PQ63, mas isso pode ser feito somando os valores de toda a malha de PTCs como sendo RB e usando PR212 como RA

na fórmula Vout = (RB / (RB+RA)) * VIN... 

 

Grato pelo questionamento, eu não expliquei inicialmente pr214 e pr215 pois achei desnecessário, mas com o seu questionamento acabei tendo a oportunidade de explicar o restante de forma que mesmo um leigo poderá entender, se se esforçar.

 

Mas se sua análise for diferente da minha eu gostaria que compartilhasse conosco. ;D

 

 

 

 

  • Joinha 2
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neo não não não meu amigo!

    Eu nem análise tinha sem a sua explicação inicial!

Até pq nem levei em consideração que o PQ66 deveria estar em corte antes de ser acionado  :) hehe bobeira!

Achei mesmo que não fosse mosfet!

   As vezes o medo de falar bobagem é maior do que a vontade de dizer algo, seja ela relevante ou não!

  Sabia algo a respeito de proteção térmica com aqueles diodos variáveis! Mais sua análise digna de aplausos! 

  Agradeço de coração pelo esclarecimento!!!!

j+ j+ j+ j+

     Show de bola  ;)

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...