Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Como Controlar motor de liquificador

Avalie este tópico:


Hamilcar

Posts em destaque

Não identifiquei onde poderia colocar a minha dúvida, então se estiver errado, favor transferirem para o local certo.

Minha dúvida é de como poderia controlar a velocidade de um motor de liquidificador, tenho um dimmer de 1000w, coloquei para esta função porém a velocidade mínima não está legal, queria uma velocidade inicial bem menor, será que é possível, se sim como poderia proceder ? Obrigado a todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para ter potencia, em um motor de um veículo, observe que existe uma caixa de marchas, ou seja, uma redutora, desta forma, voce tem o motor com bastante rotação, transmitindo pouca velocidade, ao elemento final, que seriam as rodas do veículo.

Então, para voce obter baixa rotação com potencia, acredito que não vai conseguir, a não ser, que tenha uma caixa de redução de velocidade, assim poderia manter a rotação normal do motor, mas com pouca velocidade, no caso, na hélice do liquidificador.

Pense no funcionamento, de uma roda gigante, em um parque de diversões, observe que a roda gigante roda lentamente, porem os motores de acionamento, estão em rotação máxima.

Veja o exemplo, no carrinho de pastel e caldo de cana, em uma feira, o moedor de cana, tem o seu motor em alta velocidade, porem a máquina que esmaga a cana, roda em baixa velocidade, porem tem alta potencia.

A fórmula em elétrica para potencia, seria : P = E x I.

Potencia = Tensão x Corrente

Portanto, com o dimmer, voce altera a tensão, fazendo diminuir, e com isto, cai a potencia.

Espero ter ajudado.

Editado: por regisfatef
corrigir texto.
  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, regisfatef disse:

Para ter potencia, em um motor de um veículo, observe que existe uma caixa de marchas, ou seja, uma redutora, desta forma, voce tem o motor com bastante rotação, transmitindo pouca velocidade, ao elemento final, que seriam as rodas do veículo.

Então, para voce obter baixa rotação com potencia, acredito que não vai conseguir, a não ser, que tenha uma caixa de redução de velocidade, assim poderia manter a rotação normal do motor, mas com pouca velocidade, no caso, na hélice do liquidificador.

Pense no funcionamento, de uma roda gigante, em um parque de diversões, observe que a roda gigante roda lentamente, porem os motores de acionamento, estão em rotação máxima.

Veja o exemplo, no carrinho de pastel e caldo de cana, em uma feira, o moedor de cana, tem o seu motor em alta velocidade, porem a máquina que esmaga a cana, roda em baixa velocidade, porem tem alta potencia.

A fórmula em elétrica para potencia, seria : P = E x I.

Potencia = Tensão x Corrente

Portanto, com o dimmer, voce altera a tensão, fazendo diminuir, e com isto, cai a potencia.

Espero ter ajudado.

Se dimmer diminuir a velocidade, mesmo com perda de potência, serviria, pois o que quero, não preciso de uma potência grande, o problema é que mesmo com o dimmer, a velocidade é muito alta

7 horas atrás, Jesiel disse:

@regisfatef  muito bom!

   Até poderia usar outro dimmer que faria a função! Mas o mesmo rodando em baixa velocidade vc poderia para-lo com um pedaço de papel!

Mas que dimmer devo usar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, zazulak disse:

Se precisa de uma rotação bem baixa e não necessita de muito torque, você pode alimentar o motor com uma fonte de corrente continua ajustável. Se for um motor de 110V, com 12Vcc ele já gira.

Obrigado, vou dar uma olhada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hamilcar Boa noite!

    Não sei se motor de liquidificador vai rodar com 12v não!

    Motor desse tipo usa escova e não tem um giro mínimo baixo!

       Pq não usa um motor de ventilador pro seu projeto meu amigo! Não usa escova e pode usar esse dimmer que vc tem que a velocidade mínima dele será parado! Podendo ser ajustado a qualquer velocidade

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

use um redutor de velocidade de ventilador, as engrenagens que fazem o ventilador alternar os angulos que ele direciona o ár.

 

Já explodi um dimer tentando utiliza-lo para regular a velocidade de uma politriz eletrica manual. Talvez pq o triac não suportou a pontência que faz o motor começar a girar, existe um diferencial de potência alto na partida desses motores, exigem mais corrente para começar a trabalhar.

Talvez um triac mais potente teria resolvido.

 

Achei esse vídeo para servir de base para seu projeto:

 

Boa sorte!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/04/2019 às 20:24, Jesiel disse:

@Hamilcar Boa noite!

    Não sei se motor de liquidificador vai rodar com 12v não!

    Motor desse tipo usa escova e não tem um giro mínimo baixo!

       Pq não usa um motor de ventilador pro seu projeto meu amigo! Não usa escova e pode usar esse dimmer que vc tem que a velocidade mínima dele será parado! Podendo ser ajustado a qualquer velocidade

Pensei em usar um liquidificador porque tenho um velho que vou jogar fora, mas vou ver aqui com relação a outro motor, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/04/2019 às 11:33, rodrigotrck disse:

use um redutor de velocidade de ventilador, as engrenagens que fazem o ventilador alternar os angulos que ele direciona o ár.

 

Já explodi um dimer tentando utiliza-lo para regular a velocidade de uma politriz eletrica manual. Talvez pq o triac não suportou a pontência que faz o motor começar a girar, existe um diferencial de potência alto na partida desses motores, exigem mais corrente para começar a trabalhar.

Talvez um triac mais potente teria resolvido.

 

Achei esse vídeo para servir de base para seu projeto:

 

Boa sorte!

Obrigado pela orientação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...