Jump to content
micxnet

em análise AsRock - N68-S3 FX - Não funciona slot 01 da memoria.

Rate this topic

Recommended Posts

Ola pessoal! Preciso de ajuda para tentar resolver o problema do primeiro slot desta placa. Nao encontrei o esquema e nenhum caso parecido com esse aqui no forum que pudesse me dar uma luz. A seguir Imagens da mesma.

Novo Documento 2019-04-29 11.23.57_1.jpg

Novo Documento 2019-04-29 11.23.57_2.jpg

As memorias ja foram testadas e a placa só manda imagem com a presença do pente no slot B1. Nao sei se a alimentação de cada slot é feita separadamente, mas notei diferenças nos valores das voltagens nos componentes Q36 e Q37 conforme a imagem a seguir.01.jpg

Acredito que Q36 e Q37 sejam transistores  mosfet mas nao encontrei nenhuma referencia sobre eles...

CM190430-100926001.jpg

como nao encontrei nada parecido em minhas sucatas, imaginei injetar 1,58V no Q36 para ver o comportamento da placa, mas estou com receio por nao ter o esquema da mesma.

Novo Documento 2019-04-29 11.23.57_3.jpg

10 minutos atrás, micxnet disse:

Acredito que Q36 e Q37 sejam transistores  mosfet mas nao encontrei nenhuma referencia sobre eles...

CM190430-100926001.jpg

Q36  e Q37 aparentemente são diferentes  por conta dos seus códigos, se nao eu ja teria invertido um com outro para ver se haveria mudança no comportamento do funcionamento dos slots

@micxnet  estava com uma placa ( intel ) com o mesmo problema, de só funcionar com um slot de memória e descobri que o problema estava no processador...utilizei outro processador que possuo de teste, e a placa voltou a funcionar os 2 slots.testei este processador do cliente em outra placa para tirar dúvida e só funcionou tbm com 1 slot, ou seja, era o processador com defeito.

tente com outro processador pra tirar dúvida, e se precisar de verificar as tensões de algum setor, vc me fala que tenho uma placa idêntica a esta aqui em funcionamento, e te falo ok?

• Like 1

@micxnet A dica do @dadosbh é boa. Muitas vezes nos processadores Intel, o problema mais frequente é pino no Socket torto. Porem como você está trabalhando com um AMD, podemos ter duas hipóteses:

- 1, sim a placa mãe.

- 2, o processador. 

Houve uma vez um caso comigo que foi diferente, dentro do slot tinha algumas sujeiras encrostadas. Fiz a limpeza com Álcool isopropílico e uma escova ESD, e não resolveu. Quando eu umedeci a escova com WD-40 e esfreguei no slot, voltou a funcionar.

De repente, faça isso, coloque a memória, ligue-a e meça em cima nos capacitores da memória pra ver se elas estão recebendo alguma tensão.

Se puderes postar os resultados para nós, ficamos muito agradecidos!

Caso minhas dicas tenham o ajudado, por favor, lembre-se do joinha :)

Forte abraço!

• Like 1

Olá amigo caso ainda esteja com a placa ou tenha outra n68 com o mesmo problema vai uma super dica! Tenho pego algumas com o mesmo defeito de só pegar 1 slot e até mesmo n pegar nenhum dos 2 e somente emitir bips de memória! Geralmente (curto) rompe uma trilha por debaixo dos 2 slot da memoria, basta fazer um jumpers atrás da placa, exatamente nos pinos que irei mandar foto! Obs, olhando a placa virada são os primeiros pinos da esquerda para a direita. Obviamente deve-se testar a continuidade entre esses dois pinos antes, caso não de continuidade faça o jumper e seja feliz. Não esqueçam do joinha se ajudei ok !! 

P_20190316_084007.jpg

Edited by raonyaugusto