Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Samsung NP270E4E/ placa Ba41-02206a/Não liga

Avalie este tópico:


MAICON.DRC

Posts em destaque

Estou com uma placa na bancada com seguinte problema. Tenho 3.3v na bios pinos 7 e 8, no power, troquei o TPS51225B e nele tenho 3v no VREG3, tenho os 19 no VIN, já testei os mosfets, já injetei tensão na L2.

Observação que fiz que não tenho continuidade na trilha EN1 do TPS em questão até o R535(10K), de um lado do R535 chego no pino 73 SIO e do outro lado direto no EN1 pino 20 do TPS porém o resistor está OK. Minha dúvida é qual sinal deve chegar nesse pino 20 e em que momento?

Preciso de ajuda para seguir a sequencia de start para determinar onde é o problema.

Editado: por MAICON.DRC
Devolução
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo não tenho vreg5 tenho vreg3 no pino 3. Pelo que entendi preciso dos sinais EN1 e EN2 para ativar o TPS a gerar 5valw e 3vaux. Estou tendo dificuldade em acompanhar os sinais para ativá-los. Na verdade quero ajuda pra ter certeza em qual momento do start eles recebem o sinal e de onde vem que provavelmente do SIO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MAICON.DRC me parece que este integrado só vai liberar a fonte de 5v ldo depois que receber en2 (KBC3_SUSPWR) partindo do princípio que a io, bios etc foram alimentados por (P3.3V)

   Depois disso só seram ativadas as fontes de alta lá da sua L2 por exemplo depois que o io receber o sinal do botão e trocar informações com bios e fch pra que depois disso o fch libere CHP3_SLPS5# que abilita suas fontes de alta e posteriormente CHP3_SLPS3#

   Posso estar falando besteira mais foi o que pude ver por cima aqui!

      Seu botão Power está alimentado e zera ao ser precionado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo 

 Certo certo....

   Não estou mais com o esquema em mãos....trabalhei só de manhã hoje!

    Mas levando em consideração que são ativados em um mesmo momento pelo KBC e ele tendo vreg3 devemos acreditar que o KBC está com problema interno ou mesmo em sua linha que abilita tps ou tem um sobre consumo na linha de vreg5 !?

    Me corrija se eu estiver errado Gilson! Não sou e nunca fui um bom entendedor de esquemas!

     Só me aventuro amigo ;D

Editado: por Jesiel
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse pwm tem dois pinos que irão ativar as 4 tensões para a placa. O primeiro EN1 ativa vreg3 e vreg5 e o segundo EN2 ativa P5.0V_ALW e P3.3V_AUX. Veja que entre parêntese tem P3.3V_AUX (4a) e P5.0V_ALW (6a).

Quanto a questão dos esquemas basta exercitar ajudando que irá pegar fácil. 

Editado: por Gilson Macedo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo  será que estou com esquema errado

    Lá no en1 tem (KBC3_5V_ALW_ON) sendo assim ele não deveria ativar 5valw? No caso o en2 que é  (KBC3_SUSPWR) deveria ativar as fontes de vreg3 e 5?

  Digo...nao sei....vi que o en2 até faz referência a sus que são tensoes suspend

    Mas pq será que o en1 tem esse nome?  ???

 

   Isso sabendo que as tensões de alta são suspend  (que vem após o start)

  Toda via muito obrigado pelo esclarecimento j+

Editado: por Jesiel
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jesiel botão alimentado e zera sim. @Jesiel e @Gilson Macedo Eu tenho vreg3 que é habilitado pelo EN2 e não tenho vreg5 que é habilitado pelo EN1 segundo o datasheet do pwm. Correto ou estou errado? Caso correto, está faltando o sinal KBC_3_5V_ALW_ON para habilitar vreg5. Quero saber qual tensão recebo nesse KBC para habilitar o vreg5 pois esse sinal vem do IO pino 73 e na saída do IO tenho pino 73 tenho 2,5v sendo que seguindo essa trilha a tensão chega a um ponto de medição próximo ao R535 com 2,07v e não chega ao R535(10K). O que pode estar errado? O resistor está Ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que fiz confusão porque existem duas versões para esse tps, a versão B e a versão C. Na versão C vreg3 e vreg5 são always, enquanto que na B os 5v precisam ser habilitados. Por isso é tão importante olhar o datasheet. Eu acabei indo no automático e me equivocando. 

TPS51225C.png

TPS51225B.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera! Outros serviços não me deixaram postar antes. Bem, vamos lá. Seguindo o datasheet injetei 5v no EN1 e adivinham o que aconteceu? Foram ativadas as fontes primarias e mesmo assim o notebook não ligou. Eu estava trabalhando com ele sem a placa de touchpad onde ficam os leds indicadores, então coloquei-a para verificar se tinha algum sinal. Logo verifiquei que o led do power fica azul logo que a placa recebe DCIN e o led da bateira fica piscando verde e vermelho, porém máquina sem sinal quando pressiono power. Verifiquei o pino 116 do SIO  que recebe o sinal KBC3_PWRSW# do botão power e ele fica recebendo 3.3v e quando pressiono o power a tensão cai a 0v normalmente. Como é um sinal de atividade baixa ele está recebendo sinal normalmente. Correto? Logo, estou suspeitando que o problema pode ser no SIO, o que acham?

PostForum1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, MAICON.DRC disse:

Boa tarde galera! Outros serviços não me deixaram postar antes. Bem, vamos lá. Seguindo o datasheet injetei 5v no EN1 e adivinham o que aconteceu? Foram ativadas as fontes primarias e mesmo assim o notebook não ligou. Eu estava trabalhando com ele sem a placa de touchpad onde ficam os leds indicadores, então coloquei-a para verificar se tinha algum sinal. Logo verifiquei que o led do power fica azul logo que a placa recebe DCIN e o led da bateira fica piscando verde e vermelho, porém máquina sem sinal quando pressiono power. Verifiquei o pino 116 do SIO  que recebe o sinal KBC3_PWRSW# do botão power e ele fica recebendo 3.3v e quando pressiono o power a tensão cai a 0v normalmente. Como é um sinal de atividade baixa ele está recebendo sinal normalmente. Correto? Logo, estou suspeitando que o problema pode ser no SIO, o que acham?

PostForum1.jpg

Pelas mediçoes que vc fez. Tudo indica que é o SIO. Faz a troca e posta o resultado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fiz a troca do SIO porém não consegui resolver o problema. Tinha dois SIO e quando efetuei a troca a primeira vez passou a reconhecer a fonte acendendo o LED de Power normalmente porém ainda não ligava. Verifiquei que o TPS 51225 começou a aquecer após a troca do SIO. Como eu já havia testado o mesmo injetando tensão e ele funcionou normalmente descartei problema nele. Regravei a BIOS e nada. Fiz a troca do SIO por outro que tinha e aí o problema generalizou. Apresentou curto e vários locais. Enfim, desisti e devolvi ao cliente. Obrigado pela ajuda de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...