Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida placa acer p5we0 la-6901p rev:2.0 liga e desliga 5 vezes seguidas após troca do componente pq30

Avalie este tópico:


Marco Antonio Biotto

Posts em destaque

Olá pessoal, gostaria de uma luz da galera.

Estou iniciando a pouco tempo no ramo de eletrônica em placas de notebook e por isso sou bem leigo, mas sempre aprendendo rs

 

Essa placa em questão não estava ligando e o componente que estava matando a tensão era o mosfet 4406A (PQ30) que foi substituido pelo mosfet 9408GM, foi o mais próximo que encontrei.

A placa agora esta ligando e funcionando, porém, ela liga e desliga 5 vezes e depois desliga de vez, porém, continua com as tensões normais.

 

Alguém pode me ajudar nessa questão? Obrigado desde já.

 

Editado: por Gilson Macedo
não exagerar nas maiúsculas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jr Informática  Olá amigo, desculpe a ignorância novamente, mas então o mosfet que eu substitui não vai funcionar? Não entendi muito bem o que você quis dizer com o esquema que enviou no segundo comentário também.

 

@CJ Peço desculpas, foi meu primeiro post e não me atentei realmente a essa regra...

 

@Gilson Macedo Muito obrigado e desculpe pelo transtorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FDONATO Olá amigo, não apresenta nenhuma imagem. Mais ou menos uns 3 segundos. Em algumas pesquisas eu percebi que a Acer tem mesmo alguns casos que ela faz isso, sendo que o problema pode ser N. To tentando resolver mas ta complicado...

 

Na verdade, eu não sei como eu poderia medir as tensões de todos os mosfets baseado em qual valor cada um deveria passar, porque ainda estou aprendendo a interpretar o esquema elétrico, mas aparentemente eles estão OK.

 

Sobre a BIOS, o oitavo pino ta recendo 3.3v, certinho. O que eu percebi medindo melhor agora é que algumas bobina parece não estar recebendo corrente... Mas não sei ao certo como devo medi-las.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marco Antonio Biotto 

1 hora atrás, Marco Antonio Biotto disse:

Na verdade, eu não sei como eu poderia medir as tensões de todos os mosfets baseado em qual valor cada um deveria passar, porque ainda estou aprendendo a interpretar o esquema elétrico

Tranquilo, não há problema em não saber, estamos aqui para aprender juntos.

Comece passando as tensões em todas bobinas com a placa em stanby, e depois depois as tensões com ela ligada, ou melhor nesse picos de 3 segundo que ela tem. 

À propósito, você tem gravador de EPROM?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FDONATO Muito obrigado pela compreensão amigo.

Então, vamos por partes:

 

Percebi que quando ligo a placa, aqueles segundos que ela permanece ligada antes de reiniciar, algumas bobinas recebem corrente e outras não. Já em stand-By, basicamente nenhuma tem valores. Não estou na loja agora, mas chegando lá vou bolar umas imagens que mostram as que tem e não valores certinhos para vocês poder me ajudar melhor. A propósito, muito obrigado pela ajuda até agora! 

Sobre gravador de EPROM ainda não tenho, encomendei a minha mas ainda não chegou :(.

 

@Jesiel Sim sim, ja liguei sem memórias inclusive e o resultado é o mesmo. Já efetuei o reset da bios também. Aliás, um fato que eu deixei passar é que antes de eu substituir o componente que estava em curto, a memória esquentou muito também, bastante! Então eu estou inclusive fazendo o teste as vezes com uma memória nova e as vezes com a antiga, porque tenho quase certeza que aquela que estava na placa queimou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos la, espero que eu tenho medido da forma correta rs, segue a medida das bobinas que encontrei na placa:

 

STAND BY

 

PL4 - 1 volt

PL5 - 1 volt

PL14 - Picos 1-2 volt

PL 20 - Picos 1-2 volt

PL 21 - Picos 1-3 volt

PL 12 - Picos 1,5 volt

PL2 - 6 volt

PL16 - 0,2 volt

PL18 - O volt

PL 8 - 0 volt

PL 11 - Picos 11 volt

 

Ligado

 

PL4 - 3 volt

PL5 - 5 volt

PL 14 - 10 volt

PL 20 - STAND BY

PL 21 - STAND BY

PL 12 - 9 volt

PL 2 - 6 volt

PL 16 - STAND BY

PL 18 - STAND BY

PL 8 - STANDY BY

PL 11 - 18 VOLT

 

Alguns ligados deram a mesma medição dos stand by... Não sei se era isso, mas ta ai rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...