Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Fonte de Guincho Hospitalar 24v 1,5a

Avalie este tópico:


lyonekconrad

Posts em destaque

Boa tarde, a um tempinho atrás peguei uma central de um guincho (elevador) hospitalar, nunca havia pego um aparelho desse tipo antes, mas como o serviço era para um senhor, cuja esposa teve um AVC e ficou acamada, peguei para tentar ajudar. Bom, consegui resolver o problema da central e   fui efetuar a entrega, mas então, ele trouxe a fonte, que também havia estragado, não tenho muita prática de lidar com fontes, por isso resolvi pedir a ajuda dos colegas, se alguém souber algo e queira compartilhar, fico agradecido.

Descrição do problema: Ao ligar a fonte na tomada, sai apenas 9v, deveria sair 28v.

Segue imagens da fonte. 

PS: esse capacitor que está erguido eu retirei para testar.

20190506_165813[1].jpg

20190506_165829[1].jpg

20190506_165836[1].jpg

20190506_165857[1].jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além do que o colega falou,  verifique as tensões no primário acredito que já tenha feito mas, eletrolíticos com baixa capacitância ou diodos abertos por exemplo derrubam a tensão logo na entrada, se tudo ok, vá ao secundário verifique os trimpots,  verifique os transistores no próprio circuito ( na escala de diodo) pra ver se acha alguma anormalidade, achando teste o componente fora;  como a placa tem poucos componentes, dá pra encontrar o culpado mais facilmente, encontrando nos conte qual era!.

Editado: por digitaladvance
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

pelo que deu pra analizar no olhometro, essa fonte tem uma proteção contra sobrecarga formada por aquele resistor de potência próximo ao transformador, o R9 e o TR1. O defeito pode ser aí. Veja se o resistor de potência não está alterado, e se o TR1 está ok.

 

Para ver se o defeito está no primário ou secundário, meça a tensão entre os pinos 1 e o 2 do optoacoplador. Se tiver cerca de 1 a 1.1v, é alguém no secundário que está limitando a tensão. Se estiver menor que 1V, o defeito pode estar no primário, ou no próprio opto. 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora está apresentando cerca de 1v, na saída, e percebi que tem algo dando uma espécie de "estalinho" (parece o som de um prato de bateria, só que beeem baixo hehehe), mas não consegui identificar de onde vem o som. 

Sem o fotoacoplador, ele apresenta o que está na foto, mas a tensão fica variando.

20190510_151225[1].jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os pinos com continuidade parece ser 2 bobinas do transformador, o barulhinho deve estar vindo do transformador, pode ser que a fonte inicie a oscilação e algo a derrube, ligue sem opto com a fonte dando 13v e verifique se há algum componente aquecendo, meça também a saída com a fonte desenergizada pra ver se apresenta baixa resistência se apresentar verifique se ha algum resistor com o valor encontrado indo ao terra se não existir pode ser que tenha algum componente alterado derrubando a fonte!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso está muito estranho. Fontes desse tipo costumam ficar com a saída alterada para mais ou mesmo queimar quando são ligadas sem o optoacoplador. 

 

Esse seu testador também testa indutores? Experimente testar o primário do transformador nele (o primário é o que é ligado entre o positivo dos capacitores principais e o pino 2 do KA5M0365. Ele deve dar uma medida de indutância, de algumas centenas de uH. Se der menos de 100uH, com certeza absoluta ele está com espiras em curto. 

 

ps. Tem que tirar da placa para testar.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como sem o opto tem maior  tensão,  pode ser que aplicaram algum ajuste nos trimpots do secundário que esteja influenciando no ganho da fonte verifique como estão os trimpots, so por curiosidade fui ver sobre o site do fabricante,  este site que esta no impresso funcionava ate alguns anos veja como era 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 

Editado: por digitaladvance
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...