Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo sobre Instrumentos de Medição (Multímetros, Osciloscópios e Frequencímetros)

Avalie este tópico:


colyveira

Posts em destaque

Pessoal queria compra um multimetro digital desses baratos mesmo ate 100 reais , só que gostaria de um com medidor de capacitor e tambem com medidor de temperatura com sensor termopar K, Porem só estou encontrando ou com o capacimetro ou com medidor de temperatura nunca com os dois, alguem me indicaria algum nessa faixa de preço ou ai ja to querendo demais...kkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tu não quer um que faça pipoca e cafezinho tb? uahauhaha..

 

brincadeira a parte , acredito que com as caracteristicas que voce quer vai ser muito dificil, ou voce vai perder muita qualidade.

na duvida , eu deixaria o capacimetro de lado, e comprava um com o termopar só.

o capacimetro compra a parte, um equipamento só pra isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tu não quer um que faça pipoca e cafezinho tb? uahauhaha..

 

brincadeira a parte , acredito que com as caracteristicas que voce quer vai ser muito dificil, ou voce vai perder muita qualidade.

na duvida , eu deixaria o capacimetro de lado, e comprava um com o termopar só.

o capacimetro compra a parte, um equipamento só pra isso.

 

entao eu ja tiinha pensado nisso , compra o capacimetro a parte mais o que quero e aprender a reparar placa mae  e notebook ai pensei que o capacimetro seria indispensavel, mais acho que vou como vcs falaram comprar um com temperatura mesmo, alguem indica algum modelo.

 

achei esse como eu queria alguem conhece sabe se presta

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entao eu ja tiinha pensado nisso , compra o capacimetro a parte mais o que quero e aprender a reparar placa mae  e notebook ai pensei que o capacimetro seria indispensavel, mais acho que vou como vcs falaram comprar um com temperatura mesmo, alguem indica algum modelo.

 

achei esse como eu queria alguem conhece sabe se presta

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

obrigado

 

Rapaz, este promete, hein? Tem até teste de controle remoto! kkkkkkk

 

Sei não, muita coisa em um aparelho só, eles costumam não ser muito precisos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

foi isso que pensei tambem, vou esperar pra ver se alguem conhece o mesmo ou indique um de confiança...kkkkkkk

 

Estive olhando o anúncio com mais calma, Impac não me parece uma marca ruim, nunca tive um mas conheço gente antiga no ramo que só usa Impac.

 

O problema destes tudo-em-um é que tudo é pouco, 200uF para capacímetro é pouco, 20 KHz para frequencimetro é pouco, o teste de ganho não costuma ser preciso, etc...

 

De uma maneira geral este modelo parece bom pelo preço baixo, mas não espere muita coisa. Por exemplo, eu tinha um Minipa (não lembro o modelo com certeza, acho que era ET-1600) que ficava oscilando na medida de tensão sem colocar a ponteira em lugar algum, por conta disso não dava para confiar em pequenas medições do tipo 1.1v 1.2v 0.9v, etc... A função capacímetro dele demorava muito para ler, tipo 40 segundos para mostar o valor de um capacitor de tântalo de 100uF. Sem falar nas ponteiras, que são de baixa qualidade e duram muito pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por pouco mais que o valor que voce pretende gastar, voce pode comprar um UT61E que uso e aprovo só não tem teste de temperatura mas é muito preciso e profissional.

Só vai te que esperar um pouquinho mais para chegar que no Mercado livre.

 

Parece bom mesmo, mas eu não recomendo nenhum aparelho de medição auto-range, eles demoram para responder e em alguns medições o que acontece em uma fração de segundo é importante. Pode ser que este seja bom e rápido, não conheço, mas todos que vi até hoje auto-range não prestam, demoram para calcular a escala e mostrar o valor no display.

 

Prefiro pegar os que tem escala cheia, como este que o reytek postou o link, escolher a escala correta para medir, assim o aparelho tem um tempo de resposta melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho um auto range instrutherm (md700) , uso ele muito pra mediçoes gerais e é bem rapido e funcional. Logico que pra medir aquele tensão e vem o some rapidamente não serve, para isso uso um hioki das antiga aqui que realmente responde muito rapido o ponteiro ( ele é analogico) e tambem uso um minipa digital não autorange para mediçoes mais precisas.

 

o capacimetro uso um aparelho a parte , com escalas fixar pois realmente e muito mais rapido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem como você mesmo confirmou, não auto-range para medidas mais precisas. ;) Mesmo se for rápido, acho que o auto range perde um pouco.

 

O analógico é excelente também para medir pulsos, recomendo a todos terem um. Até pulso PWM a gente consegue ver com o analógico, pelo menos se os sinais estão presentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem como você mesmo confirmou, não auto-range para medidas mais precisas. ;) Mesmo se for rápido, acho que o auto range perde um pouco.

 

O analógico é excelente também para medir pulsos, recomendo a todos terem um. Até pulso PWM a gente consegue ver com o analógico, pelo menos se os sinais estão presentes.

 

analogico eu tenho um fraquinho ele um tal de smart FT-360TR n-l

 

sobre o digital entao qual recomedam sem capacimetro ou frequencimetro gostaria apenas que tivesse termometro pra monitorar temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um razoável que tem termômetro (e que funciona bem) é o Minipa ET-1110. É comum, não tem frequência e nem capacitância, mas é bem preciso nas medições. Tenho um sensor de temperatura infravermelho que bate perfeitamente com as temperaturas mostradas pelo ET-1110.

 

encontrei esse

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

só que o termopar do mesmo so mede ate 230ºc aco que pra medir bga num serve, vou ver se acho um com um termopar mais alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É a mesma coisa do que eu falei, só que a temperatura vai até 1000, enquanto o outro é até 750ºC, mas não precisamos disso tudo. O termopar do ET-1110 marca normal até 270ºC (mais que suficiente). Mas de qualquer forma eu troquei o meu por um mais longo, com área de contato maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que me dizem desse modelo

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
[C:S,P:4,E:L,Q:50]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Por pouco mais que o valor que voce pretende gastar, voce pode comprar um UT61E que uso e aprovo só não tem teste de temperatura mas é muito preciso e profissional.

Só vai te que esperar um pouquinho mais para chegar que no Mercado livre.

só não tem teste de temperatura mas é muito preciso e profissional.

Só vai te que esperar um pouquinho mais para chegar que no Mercado livre.

 

Eu tenho um parecido com este. E um Unit-T UT71 e gosto muito dele.

 

image.php?di=WL9R

 

So que evito de usa-lo. Sou mestre em estragar multímetro. Uso um analógico e um digital ching ling na bancada. Quando não consigo medir com estes dois ai pego o unit-t.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por pouco mais que o valor que voce pretende gastar, voce pode comprar um UT61E que uso e aprovo só não tem teste de temperatura mas é muito preciso e profissional.

Só vai te que esperar um pouquinho mais para chegar que no Mercado livre.

só não tem teste de temperatura mas é muito preciso e profissional.

Só vai te que esperar um pouquinho mais para chegar que no Mercado livre.

 

Parece bom mesmo, mas eu não recomendo nenhum aparelho de medição auto-range, eles demoram para responder e em alguns medições o que acontece em uma fração de segundo é importante. Pode ser que este seja bom e rápido, não conheço, mas todos que vi até hoje auto-range não prestam, demoram para calcular a escala e mostrar o valor no display.

 

Prefiro pegar os que tem escala cheia, como este que o reytek postou o link, escolher a escala correta para medir, assim o aparelho tem um tempo de resposta melhor.

 

Mesmo sendo auto-range, acho ele bem rápido para dar as respostas mas se quiser também tem como voce selecionar a escala que quer ver e nesse caso a leitura é praticamente instantanea.

Também tem a função de mostrar o pico de voltagem para mais e para menos, mostrar o valor relativo a uma outra voltagem, tem uma barra analogica que quebra bem o galho para ver variações, e de quebra ainda é true RMS.

Sempre gostei de multimetros auto-range, principalmente para medir resistencia e até então tem me atendido bem e aprovo totalmente, só não tem medição de temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gostei desse aqui tambem o que me dizem

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

esse UNIT-T e dificil de achar no brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem vai trabalhar com notebooks, a ferramenta mais importante é uma conta no Paypal com cartão de credito. Depender dos preços de ferramentas e insumos praticados no Brasil é atraso de vida.

 

a conta e o cartao ate tenho, só me falta aprender como compra nesses sites gringos sem ser enganado, ingles aqu e pessimo ou quase nada...kkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Hikari HM 2020 e gosto muito dele vc paga um pouquinho mais mas tem um ferramenta melhor...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso um simples da Hiraki...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Chegou ontem o osciloscópio USB Hantek DSO2150 60MHz e a primeira impressão que tive é que é maior do que eu tinha imaginado, ele mede 20 cm e eu tinha imaginado bem menor.

Fiz os testes e ele tem todas as funções que eu tinha no scope tradicional com tela mas tive a impressão que é um pouco mais lento nas respostas, cerca de 0,3 segundos, porém nada que atrapalha para trabalhar porque as frequências costumam se repetir e você consegue medir tranquilo. Por outro lado eu achei a tela do computador bem melhor que a tela do DSO8060 e tem uma função de full screen que é bem legal de visualizar, só que esse não dá para levar para a rua.

Os controles são bem fáceis de usar e também possui uma saída de aterramento e um gerador de sinal de onda quadrada de 1KHz para calibrar as pontas de prova.

Resumindo, atende tão bem quanto o tradicional porém é mais barato e você depende de um computador para usa-lo, para quem vai usar na bancada não vai fazer muita diferença. A qualidade e o resultado das medições parece a mesma em ambos.

 

Comprei no ebay por 187 obamas e paguei mais 112 dilmas de impostos nos correios, afinal nem tudo passa batido. Total final = cerca de 500. Ainda saiu mais barato que no ML que fica por volta de 900 mas se eu tivesse pago o imposto completo ficaria o mesmo valor de comprar aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito bom, pena ser taxado, pelo visto apertaram o cerco, hoje paguei 15 pratas de imposto por um pacote que era de lupinhas  5 lupas d e uns 3 a 4 dolar cada. acharam que era coisa de relojoaria que valia mais...

e um pacote de 100 leds rgb abriram e reembrulharam,  Não comprei um oscilo no ebay ainda por não querer ser taxado,  mas qualquer dia vou ter que acostumar com ideia e comprar por sorte ainda tenho uns oscilos analogicos,1 aqui, um em casa e uns 2 para consertar (restaurar) quando der tempo ou precisar, mas queria um destes modernos, .. hoje recebi uma balacinha eletrônica comprada em 27 d e janeiro, é mole; e tem mais de janeiro sumido por aí, hibernando na logistica deste brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É a mesma coisa do que eu falei, só que a temperatura vai até 1000, enquanto o outro é até 750ºC, mas não precisamos disso tudo. O termopar do ET-1110 marca normal até 270ºC (mais que suficiente). Mas de qualquer forma eu troquei o meu por um mais longo, com área de contato maior.

 

Olá ablacon64, tudo tranquilo? Então, fiz uma "arte" com o termopar que veio junto com o ET-1110 fui medir uma temperatura alta e deu uma pequena torrada nele rsrsrs (não tinha me atentado que o termopar conseguia medir até +- 250º, fui achando que ele media até 750º). Depois desse ocorrido eu estava procurando uns termopares diferentes (sem ser o que vem com o multimetro) e só achei alguns muitos caros. Esse que você comentou que tem área maior, onde você comprou?Éé muito caro? Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Túlio Bastos alterou o título para Tudo sobre Instrumentos de Medição (Multímetros, Osciloscópios e Frequencímetros)
  • Jakers Binder unpinned e pinned this tópico

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...