Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo sobre Instrumentos de Medição (Multímetros, Osciloscópios e Frequencímetros)

Avalie este tópico:


Posts em destaque

fallk,

você pode utilizar uma placa-mãe de desktop para testes iniciais.

Se utilizar uma placa desktop com chip 8 pinos (SPI), os sinais basicamente são os mesmos.

Você pode ir treinando com ela e depois usa uma de notebook para testes.

 

Apague ou altere o conteúdo da BIOS para que o note apresente falha e compare com os sinais de uma boa.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fallk importou? e foste taxado? tenho comprado muita coisa lá fora, mas alguma até baratas 60 dolares já fui taxado (placa de lcd) queria comprar um oscilo mas ainda não tive coragem de estar preparado para as taxas que vão acaber me acontecendo. Pode postar o link de onde foi? Outro problema que recebo muita coisa do ebay depois do prazo de reclamar, então negativar o vendedor com 45 dias é fd. tinha que comprar de onde tivesse um frete mais ou menos que entrega fosse em menos de 30 dias, coisa rara comigo.

Mas esse ano compro um, só falta decidir onde.

Sobre o uso no começao parece o bicho papão, mas a cada dia ele vai amançando e logo vc domina ele completamente e naturalente sem forçar, e esses digitais tem uam vantagem sobre os analógicos, ele já va dizendo o que vc mediu sem vc ter que interpletar como nos analogicos que teria que saber mais sobre as medidas.

sds

silvanoservitec

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deu sorte que não foi tributado, pois se fosse com certeza iria sair bem mais de R$1000,00. O meu Rigol também não foi tributado e passou batido pela receita, achei que foi quase um milagre.

Agora, comparar um Aten com um Agilent é covardia, mesmo o Aten sendo de 100Mhz, prefiro mil vezes um Agilent de 50Mhz, o meu é um Rigol de 50Mhz e ate hoje mediu tudo normal, fora a questão da garantia, eu acho que compensa mais o Agilent.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caro amigo qualquer osciloscopio de 20Mhz ou mais ta de bom tamanho.

dica importante ,amigo voce usaria muito para medir cristais no note temos cristais de 32k o osciloscópio de 20k  não mediria, entende para notes teríamos que ter um acima de 50k por causa dos cristais.

 

nunca peguei um note com pau no cristal alguem já pegou ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

 

Rapaz ... achei nada para notebook ... nunca vi um tutorial para medir sinais de placa de notebook.

 

Terias algum link para eu poder da uma olhada... ?

 

desde já valeu...

 

Bom comecei um curso de conserto de placa mãe de notebook hoje. Questionei sobre ferramentas e perguntei sobre o uso do osciloscópio. O professor informou que não é necessário o osciloscópio, já um bom frequencímetro faz a diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 5 semanas depois...

Pessoal,tem tantos modelos,mas para quem esta querendo comprar um qual seria o melhor custo beneficio pro povo novato que ainda nao tem.

Queria um,mas qual seria um bom para bancada que atendesse a manutençao de notebooc,um de 40 ou 50 ou 60,ou teria que ser realmente um de 100MHZ,outra coisa quanto mais canais melhor,ou so com dois esta legal,esses portateis dao conta do recado,e uma ferramenta essencial para um tecnico,testar como estar soldas bjas,testar atraves dos esquemas bja´s e porae vai...

Pessoal qual melhor custo beneficio.Grato pelas respostas de qual seria melhor para manutenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de bola, eu tb queria comprar essa lá da DX, mas fiquei com o maior medo dele se perder no meio do cacimho.

 

Achoq eu vou comprar esse portatil.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Oque acham.

 

Edson.

 

Comprei esse, vamos esperar chegar pra ver.

 

Edson.

 

Edson voce comprou esse osciloscopio portátil. O que achou? Atende para reparos em notebooks?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos

 

Aos poucos estou completando minha oficina já que tudo é muito caro. Estou querendo comprar um osciloscópio apesar de nem saber usar,  mas ainda não tenho certeza do que comprar, vi no ebay um osciloscópio baseado em pc da Hantek

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
que liga na usb mas não sei se é tão eficiente quanto um tradicional, além do mais tem o lance das frequências de 20mhz, 50mhz e 100mhz e não sei o que é mais adequado para o nosso serviço. Se alguém tiver alguma experiência nisso e puder ajudar fico muito grato

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Frankfox, eu tinha um Hantek DSO-8060 completo com tela e multimetro que sempre me atendeu bem mas como usava bem pouco então vendi aqui no Brasil e como acho que mesmo usando pouco ainda é uma ferramenta necessária então comprei um hantek DSO-2150 USB no ebay para quebrar o galho mas ainda não chegou mas quando chegar te falo alguma coisa.

Acho importante o uso de osciloscopio para comprovar oscilação em cristais, presença de PWM, variações de tensão, sinais digitais em bios, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse, eu tinha um Hantek DSO-8060 digital excelente mas fiquei com pena de deixar um aparelho desse preço guardado e usando apenas uma ou duas vezes por mes.

Esse USB que pedi também é um Hantek porém mais simples e mais barato, vou testar e se não for bom compro outro grande novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera esses ociloscopios que funcionam pela usb ou pela entrada de som nao resolveria?Outra coisa encontrei um multimetro com frequencimetro que medi ate 100MHZ,este nao daria conta?Qual a diferença do frequencimetro para o osciloscopio se os dois serao usados para medir frequencia,duvida cruel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O osciloscopio usado na entrada se som não funciona porque ele consegue medir até 22Khz e essa frequencia é muito baixa para o que precisamos além de ter o risco de voce queimar a entrada de som do computador.

O osciloscopio pela USB acredito que funciona inclusive eu comprei um e estou esperando chegar para testar. ele tem os controles de frequencia semelhantes a o de um com tela completo mas só vou saber o resultado quando chegar para mim.

A diferenca entre um frequencimetro e um osciloscópio é que o primeiro vai te mostrar a frequencia em que um certo componente está trabalhando mas se voce tiver mais de uma frequencia ou várias frequencias misturadas, voce não vai conseguir medir pois o frequencimetro vai te mostrar apenas uma das frequencias.

Com o osciloscópio voce consegue isolar cada uma das frequencias e o mais importante é que além de voce saber que a frequencia existe, voce consegue visualizar o formato da onda do sinal eletrico e com isso voce consegue diagnosticar vários defeitos no sistema.

Por exemplo: nos cristais voce vai ter onda senoidal, nos PWM voce vai ter onda quadrada e por aí vai. Existem casos onde voce vai ter uma onda ascendente e de repente esse sinal cai repentinamente, isso pode ser um problema causado por proteção do sistema desligando aquela área.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O osciloscopio usado na entrada se som não funciona porque ele consegue medir até 22Khz e essa frequencia é muito baixa para o que precisamos além de ter o risco de voce queimar a entrada de som do computador.

O osciloscopio pela USB acredito que funciona inclusive eu comprei um e estou esperando chegar para testar. ele tem os controles de frequencia semelhantes a o de um com tela completo mas só vou saber o resultado quando chegar para mim.

A diferenca entre um frequencimetro e um osciloscópio é que o primeiro vai te mostrar a frequencia em que um certo componente está trabalhando mas se voce tiver mais de uma frequencia ou várias frequencias misturadas, voce não vai conseguir medir pois o frequencimetro vai te mostrar apenas uma das frequencias.

Com o osciloscópio voce consegue isolar cada uma das frequencias e o mais importante é que além de voce saber que a frequencia existe, voce consegue visualizar o formato da onda do sinal eletrico e com isso voce consegue diagnosticar vários defeitos no sistema.

Por exemplo: nos cristais voce vai ter onda senoidal, nos PWM voce vai ter onda quadrada e por aí vai. Existem casos onde voce vai ter uma onda ascendente e de repente esse sinal cai repentinamente, isso pode ser um problema causado por proteção do sistema desligando aquela área.

 

Excelente explicação, fora tambem que a impedancia de entrada de um osciloscopio é muito maior do que de um frequencimetro, por isso as vezes quando vc coloca a ponta de prova no cristal o circuito é muito sensivel e para de oscilar com um osciloscopio isso não acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O osciloscopio usado na entrada se som não funciona porque ele consegue medir até 22Khz e essa frequencia é muito baixa para o que precisamos além de ter o risco de voce queimar a entrada de som do computador.

O osciloscopio pela USB acredito que funciona inclusive eu comprei um e estou esperando chegar para testar. ele tem os controles de frequencia semelhantes a o de um com tela completo mas só vou saber o resultado quando chegar para mim.

A diferenca entre um frequencimetro e um osciloscópio é que o primeiro vai te mostrar a frequencia em que um certo componente está trabalhando mas se voce tiver mais de uma frequencia ou várias frequencias misturadas, voce não vai conseguir medir pois o frequencimetro vai te mostrar apenas uma das frequencias.

Com o osciloscópio voce consegue isolar cada uma das frequencias e o mais importante é que além de voce saber que a frequencia existe, voce consegue visualizar o formato da onda do sinal eletrico e com isso voce consegue diagnosticar vários defeitos no sistema.

Por exemplo: nos cristais voce vai ter onda senoidal, nos PWM voce vai ter onda quadrada e por aí vai. Existem casos onde voce vai ter uma onda ascendente e de repente esse sinal cai repentinamente, isso pode ser um problema causado por proteção do sistema desligando aquela área.

Grato amigo Cassio,quando chegar o aparelho teria como postar os resultados?[quote author=Cesert -

 

a impedancia de entrada de um osciloscopio é muito maior do que de um frequencimetro, por isso as vezes quando vc coloca a ponta de prova no cristal o circuito é muito sensivel

Amigo Cesert nao seria uma menor impendancia para assim poder ter mas sensibilidade ao dispositivo que desejamos testar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que com uma impedância baixa, quando vc coloca a ponta de prova acaba interferindo no funcionamento do circuito e ele para de funcionar (o multimetro precisa de uma corrente maior pra fazer a medição), com o scope a impedância é muito mais alta, a corrente que ele usa pra fazer a medição é baixíssima e não interfere no funcionamento do circuito e ele não para de oscilar. Já fiz o teste com um multimetro Minipa que eu tenho que mede frequência ate 20Mhz, ao encostar a ponta de prova no cristal o note trava na hora, e da pra ver pelo osciloscópio que o circuito para de oscilar assim que conecta a ponta de prova.

O Vlad no outro fórum tinha postado um circuitinho que aumentava a impedância pra usar junto com um frequencímetro, mas vai saber Deus onde eu salvei e o fórum já ta fora do ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Projeto frequencimentro digital 50MHz - projeto com PIC 16F84 + LCD 16x1.

 

O circuito de entrada (alta impedância) vai até R1/R2 + o circuito de alimentação que envolve U3 (78L05). A linha VCC é 9V (bateria).

A impedância de entrada do circuito é dada por R6 (1Mohm).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...