Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo sobre Instrumentos de Medição (Multímetros, Osciloscópios e Frequencímetros)

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Vlw cara, vou dar uma procurada por lá então. Abraços.

 

Ablacon64 o termopar que você comentou seria algum parecido com este?

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  Este mede até 700º, claro que não usamos tal temperatura mas será que a qualidade é um pouco maior que este aqui?

 

Desculpe a amolação, mas agradeço se puder ajudar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal queria compra um multimetro digital desses baratos mesmo ate 100 reais , só que gostaria de um com medidor de capacitor e tambem com medidor de temperatura com sensor termopar K, Porem só estou encontrando ou com o capacimetro ou com medidor de temperatura nunca com os dois, alguem me indicaria algum nessa faixa de preço ou ai ja to querendo demais...kkkkkkkkk

 

Parceiro teste é o essencial em uma bancada, seja vc iniciante ou engenheiro de hardware... então busque um modelo que te atenda, que seja de marca, pois não adianta ter um teste que minta para vc hehe, não precisa ser o mais caro mas o que vai ter ajudar no dia-a-dia, tente ver um modelo como o Minipa Et-2076 ou Et-2231a, são ótimos multímetros, marca boa e vai ter um teste por muito tempo (isso se vc não fazer alguma cagada kkk)... Agora se o seu orçamento for baixo para compra de um multímetro, vai compensar comprar os itens separadamente ou um multímetro capeta mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basicamente você precisa de um cartão internacional, depois você cria uma conta no paypal, cadastra esse cartão e confirma junto com a operadora logo depois que fizer o cadastro. Com a conta do paypal e o cartão internacional basta fazer a compra onde você preferir e na hora do pagamento indicar que usará o paypal.

Daí basta contar com a boa vontade da alfandega e esperar chegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como tenho 15 osciloscópios, acho que posso dar uma opinião.

 

de facto é uma ferramenta muito cara para comprar localmente no Brasil e se for comprada fora também é complicado, como vocês sabem bem melhor do que eu. no seu caso, talvez comprasse apenas um frequencímetro primeiro porque é bem mais barato. você vai saber e sentir quando precisa mesmo de um osciloscópio.

 

bom, dizer que um osciloscópio de 50/60mhz chega e sobra é errado porque para medir devidamente todos os sinais de uma placa de notebook necessitaríamos de pensar em vários ghz e não em mhz.

 

porém, se quiser mesmo um osciloscópio, aconselho a compra de um com 100mhz de largura de banda e 1gsa/s. se tiver sorte, com um osciloscópio desses poderá encontrar sinais até quase 400mhz.

 

não aconselho de forma alguma a compra de osciloscópios usb. não há nada como um tradicional de bancada.

 

quanto a ser pouco utilizado, não entendo isso. é uma ferramenta fundamental e extremamente utilizada na reparação de placas. eu uso-o constantemente e faço imensas medições com ele em cada placa que reparo. acelera e assegura imenso o processo de diagnóstico.

 

por exemplo, fui forçado a aprender a reparar placas de xbox360 em apenas uma semana. se não tivesse osciloscópio estava lixado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boas:

- Estava lendo este post e:

 

Um osciloscópio é essencial na investigação e reparação em electrónica.

Hoje, não sei mais trabalhar sem ele, até para medir coisas simples (que podia utilizar o multímetro), faço-o com o osciloscópio.

Mas nem sempre foi assim.

Quando comecei as 12 anos, não tinha dinheiro para multímetro quanto mais para osciloscópio.

Mas aprendi a reparar somente com multímetro e a experiência adquirida com ele foi importante e deu de comer durante anos.

Passaram já 40 anos e a evolução dos equipamentos (principalmente com o uso de software), é necessário o osciloscópio para verificar.

Como fazer para saber se um sinal continuo está mesmo continuo (basta uma fuga em condensador, uma interferência) e encravou.

Como sabe se um programa está a correr bem ou não?

É para isso e tantas outras coisas que o aparelho serve.

Claro que todos nós aprendemos e ganhamos experiência com os equipamentos que temos, por isso dou um enorme valor a todos  que reparam equipamento sem o mesmo. Esses sim, são expert, pois tem mais trabalho e muitas dúvidas, mas chegam ao mesmo destino.

Também sei que uma ferramenta dessas é cara e que hoje a vida não está fácil para de gastar em equipamentos.

O ter um osciloscópio não faz de nós (que os temos) melhores que os outros, pois os equipamentos a reparar cada vez tem evoluções maiores e isso só a experiência e o contacto com os mesmo a faz.

Posso estar dias à procura de avaria (com osciloscópio) e não conseguir enquanto que outro que não o tem, mas já "partiu a cabeça" com essa avaria, sabe onde está.

Para isso é que estamos todos a aprender e a ensinar ao mesmo tempo, independente do nosso percurso de vida.

A partilha de informação sempre será o mais importante nesta e em muitas outras áreas.

 

Gostava de saber se existe muitos que necessitam de "como funcionar com um osciloscópio".

- Se sim, aos poucos posso fazer um tutorial ou posts por lições, para que comecem a entrar um pouco na utilização do equipamento de medida.

- Também podem ir colocando algumas dúvidas sobre o mesmo, pois é uma boa fonte de começo desse tutorial.

 

Abraço

 

PS: nada de criticas destrutivas, valeu? Estamos todos a remar para o  mesmo lado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse antes, sei que posso ter retorno muito maior da ferramenta e estou a procura de alguém que saiba usar na prática a algum tempo. Hoje uso apenas para conferir frequências e formato de onda em cristais, presença e formato de onda em PWMs, ruídos em fontes primárias e secundárias nos notes, qualidade de contato em botões como fugas ou contatos ruins, e alguns outros poucos usos. Poderia dar algumas dicas para nós? falar um pouco mais da sua experiência com a ferramenta? Agradeceria muito.

 

Aproveitando o post, estou pensando seriamente em passar o USB pra frente e comprar outro físico novamente, as medições são perfeitas mas o que incomoda é que tudo você depende do mouse para regular frequências e amplitudes, já com o físico não tem esse problema pois todos os botões estão à mão e fica mais fácil de usar.

O USB quebra bem o galho mas para usar mesmo ainda acho que o físico é melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas:

 

- Cassio Almeida,

 

ainda bem que já utiliza o equipamento para as funções "principais" e decerto com ele já detectou muita anomalia que por multímetro nunca ia lá a não ser substituindo o componente e ele estar bom.

- Um USB dá para "quebrar o galho" como diz, pelo seu custo, mas verifica que não é propriamente fácil o seu manuseamento.

- Nada como "puro".

- Claro que se dá as dicas necessárias para que possa e possam acelerar o seu trabalho.

- Necessito (já que percebo que já sabe o inicial), saber o que mais precisa de imediato.

 

- japa eletronica,

 

- O que disse anteriormente também é válido para si. Só necessito saber qual o nível que necessita ou se começa pelo inicio mesmo (o básico)...

 

Abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei usar o equipamento e já li o manual do DSO8060 completo para saber as funções dele, sei como alterar o nível de trigger, como alterar o controle de horizontal para parar e congelar com um sinal de disparo e etc. mas o que preciso mesmo é de ideias de como usar na prática.

Por exemplo, a algum tempo teve um membro aqui que mostrou a fuga de um botão de power que desligava o note. Você não via com o multímetro mas com o scope dava para ver os pulsos que o botão dava contato sozinho e desligava o note.

Mas todo o material que você tiver disponível e puder compartilhar, será muito bem vindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bOAS, Cassio Almeida:

 

- Vou tentar fazer um teste parecido utilizando um mouse que tem o botão a fazer o mesmo que é indicado no power do note.

- Vamos ver se consegue-se gravar os vários tipos de defeito e sinais que provoca.

a) ON/OFF

b) INTERMITÊNCIA ON

C) SEM CONDENSADOR DE FILTRAGEM NO BOTÃO

 

- Depois coloco aqui para vc fazer o mesmo (testar)... e quem quiser seguir a aprendizagem ou ajudar nela.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse teste do botão power eu consegui resolver, com o scope eu consegui ver as baixas de voltagem aleatórias causadas pelo mal contato do botão.

Coloquei a frequência bem baixa, deixei a tela correr devagar e com isso conseguia ver quando aconteciam as baixas de tensão que faziam o note desligar. Troquei o botão e ficou resolvido.

O que gostaria mesmo é de mais ideias sobre onde usar para tirar um proveito maior da ferramenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Boas:

a) Paulo, obrigado pela explicação. A intenção é essa mesma, ajudar a começar a utilizar (para quem achar que é importante) um equipamento muito útil. Está a ficar difícil é dar informação a todos e como começar, pois alguns não sabem, outros estão em nível intermédio e acredito que muitos usam regularmente. Se puder ajudar, colocando questões (conforme vai encontrando dificuldades de medida enquanto trabalha) isso vai ajudar a planear algum mais próximo da profissão.

 

b) Harvorax, a sua pergunta é pertinente. Para já e enquanto não se coloca um tutorial feito à medida, utilize o que o PAULO indicou para uma primeira análise. O google tem muitos TUTORIAIS para dar inicio.  Depois é melhor indo colocando as questões para abrir um tópico sobre elas.

 

c) Cassio Almeida, vc tem um bom osciloscópio, por isso a primeira fase será colocar na bancada pronto a ser usado. Começar lentamente a substituir algumas medidas básicas que faz com o multímetro, por medidas pelo osciloscópio. isso vai ajudar a adaptar-se a essas novas medidas e a uma nova experiência. Vai ser difícil mudar de repente pois já decorou muitos sinais com o multímetro. Gostava que durante o seu dia de trabalho, colocasse as questões que verifica que tem mais dificulte de saber se está bom ou errado. Vai servir como inicio para os técnicos, pois praticando é mais fácil entrar na teoria bem como me ajuda a começar logo isto.

Estava a pensar começar pelas medidas iniciais (tensões desde a entrada até aos "cores"), onde só com uma simples medida fica a saber com 100% de certeza se está bom ou não, seguindo possivelmente dos sinais na BIOS (são mais ou menos universais).

 

Agora é só arranjar tempo para tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta, de fato estou lendo os tutoriais do forum, descobri essa area recentemente, espero absorver o maximo o mais rapido possivel, pois é meu ganha pao do q estamos falando hehehe.

ando com pouco tempo para ler o forum  :( mas quando meu socio voltar fico com mais tempo de ler tudo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Estou a tentar adquirir um multimetro bom para minha bancada,e tenho encontrado muitos modelos ate caros mais satisfatorios,e queria ajuda do pessoal em relação a uma coisa,como trabalhamos com notebooks,lembrando que este assunto sobre esta questao nao esta relacionada aqui no site,e muitos aqui estao se enganando quanto ao seguinte assunto que irei abordar.

Meu caso e o seguinte preciso de um true rms,so que tenho percorrido atraz de um que funciona em DC,dificilmente testamos AC,e o que encontro no mercado e somente multimetro com mediçoes AC,acabei de falar com alguns representantes de lojas em Sao Paulo e olhei alguns modelos:

Minipa 1605 TRUE RMS somente AC

Minipa 2110 True Rms somente AC

Hikari 2300 True Rms somente AC

Hikari 2200 nao e True

 

 

Testamos todos os dias tensoes DC,dificilmente estamos testando AC.

Aos amigos do forum pediria uma ajuda pois se realmente quero comprar um quero um que tenha DC TRUE RMS,pois estou trabalhando com notebooks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas:

 

- Equipamento RMS ou RMS TRUE , Só existe e só tem sentido em medições de tensão alternas ou sinusoidais.

- RMS = raiz quadrada da média.

 

- E a é a média de que?

- De uma tensão Continua, não o será, então só pode ser de tensões alternas.

 

- O processo que se utiliza nos equipamentos RMS TRU é bastante complexa pois não só é feita a média durante um intervalo de tempo como adicionado "alguns filtros" (valor de correcção)...

 

 

Pequena explicação (excerto do que se explica nas aulas de electrónica analógica e conversores :

 

O valor RMS verdadeiro é realmente proporcional à raiz quadrada da média dos quadrados da curva, e não com a média do valor absoluto da curva.

Para qualquer forma de onda, a relação destas duas médias será constante e, como a maioria das medições são realizadas sobre o que são (nominalmente ) ondas de seno, o factor de correcção assume esta forma de onda, mas qualquer distorção ou deslocamentos conduzirá a erros.

Embora na maioria dos casos, isso produz resultados adequados, uma conversão correta ou a medição dos valores de onda não sinusoidal, requer um conversor mais complexa, conhecido como um conversor RMS verdadeiro.

O valor RMS da corrente alternada, também é conhecido como o seu valor de aquecimento, uma vez que é uma voltagem que é equivalente ao valor da corrente contínua que seria necessária para obter o mesmo efeito de aquecimento.

Por exemplo, se nós aplicamos 220 V AC RMS para um elemento de aquecimento resistivo seria aquecer por exactamente a mesma quantidade como se tivéssemos aplicado 220V DC .

 

a) Os vendedores de equipamento, pelos vistos não tiveram (e não tem que ter) lições de electrónica, mas deviam saber isto.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitas das vezes em que se dá testes aos alunos, e para perceberem se eles estudaram ou não, colocamos a seguinte questão:

 

(das perguntas em baixo, somente uma é verdadeira, assinale qual)

 

- Necessita de fazer medições em um circuito de instrumentação e amplificação e saber os valores correctos das suas etapas, qual o equipamento que usaria:

 

a) Voltímetro AC RMS TRU

b) Voltímetro DC RMS TRU

c) Capacimetro RMS TRU

d) Multímetro digital 4 digitos

e) Multímetro digital 4 digitos

 

Abraço

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Procurando por um scope pra comprar, achei este review no youtubeyou sobre o modelo DS1052e da Rigol, achei interessante a demonstração de várias funções e caracterísitcas do aparelho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais sobre este assunto, aqui mesmo no fórum, excelente tópico com várias opiniões sobre vários modelos: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Quem quiser sapear + o canal do cara tem outros videos interessantes lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca nem me fala desse osciloscopio !! Queria comprar um desse, achei num site daqui e fiquei todo bobo "apenas" uns 600 dolares, pensei, beleza, vou comprar um, um dia vou acabar precisando mesmo.

Quando liguei me falaram que nao tinha e queriam me vender um de 60MHZ de outra marca por umas 800 doletas !!

 

Tá braba a coisa aqui  >:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba!! o canal do cara é MUITO BOM!!!!!

Dá para ver que o cara realmente entende dele eletrônica e criou várias vídeo aulas sobre diversos componentes, aparelhos e sistemas onde todos nós podemos aprender muito.

É uma dica muito boa para quem quer aprender sobre eletrônica.

O link do canal direto da All Eletronics -

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, este osciloscopio está com um preço bem barato. Eu vi o Luiz Carlos Burgos usando um destes. Fica a dica.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...