Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo sobre Instrumentos de Medição (Multímetros, Osciloscópios e Frequencímetros)

Avalie este tópico:


colyveira

Posts em destaque

Em 04/09/2019 às 23:53, Luedno Luis disse:

Estou à procura de um osciloscópio pesquisei muito aqui no fórum lhe todas as páginas desse tópico e cheguei nesse 3 modelos;

RIGOL DS1054Z 50MHz Osciloscópio Digital 4 canais de 50MHz de largura de banda possível upgrade para 100mhz.

 Hantek dso5202p de 200mhz  ou ainda ou hantek dso 4102c de 100mhz alguém poderia me ajudar a escolher um desses.

Possuo e possuí vários osciloscópios. Porém não lembro a data que usei "dois" canais em um... Resolvo tudo com a mão: OLHO A ENTRADA DEPOIS A SAIDA DO SINAL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
Em 18/02/2022 às 13:05, JoãoNeto disse:

Pra uso principalmente em notebooks e computadores, quais especificações olhar principalmente na aquisição de um osciloscópio? Qual o grau de importância (talvez de 0-10) de ter um analisador lógico integrado (ou a parte também)?

Osciloscopios de 0 a 10= 1000 kkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, JoãoNeto disse:

kkkkkkk

 

Sim, o osciloscópio realmente é muito importante. Concordo 1321%. Mas e o analisador lógico, seria importante também, tal como um multímetro, ou "apenas" tem o seu valor mas não é algo tão importante assim?

 

Tem seu valor, mas não é importante. Se você trabalha com manutenção de eletrônicos (tv, monitor, som, etc..), dificilmente você vai usar. Acho que quem mais se beneficia disso são os projetistas de circuitos. Minha opinião

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Herik disse:

 

Tem seu valor, mas não é importante. Se você trabalha com manutenção de eletrônicos (tv, monitor, som, etc..), dificilmente você vai usar. Acho que quem mais se beneficia disso são os projetistas de circuitos. Minha opinião

Com todo respeito: para quem acha que medir apenas a componente DC é suficiente o multímetro está de bom tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Saul B. Britto

Em 20/02/2022 às 15:49, Saul B. Britto disse:

Com todo respeito: para quem acha que medir apenas a componente DC é suficiente o multímetro está de bom tamanho.

 

Não sei se deixei claro, mas eu estava falando sobre o analisador lógico, e não sobre o Osciloscópio.

Que o Osciloscópio é e sempre será importante em uma bancada de eletrônica isso não tem nem discussão, o que o amigo @JoãoNeto queria saber é sobre a função de analisador lógico (portas 0 e 1) que alguns modelos possuem.

No dia a dia eu uso muito mais o Osciloscópio e até deixo o multímetro encostado, mas nunca precisei utilizar um analisador lógico, acho que isso que o nosso amigo gostaria de saber, correto @JoãoNeto?

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, JoãoNeto disse:

Exatamente, @Herik. A importância do osciloscópio eu sei. Minha pergunta foi voltada apenas para o analisador lógico, que alguns osciloscópios tem a função ou pode ser num aparelho separado.

 

Bom, resumindo... nunca precisei usar na assistência, mas se o valor de um Osciloscópio com essa função não fizer diferença pra você no bolso... vai de você avaliar se precisa ou não. Acho que seria mais como um PLUS e não como algo essencial.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoãoNeto 

O analisador lógico é importante sim. Tanto como o osciloscópio. Ambos se complementam.

A minha experiencia é longa com ambos os equipamentos.

No desenvolvimento ou reparação de equipamento digital, ganho tempo usando o analisador lógico (simples, 1 canal) ou em caso de aplicação de software o multicanal. 

Se faz reparação de por exemplo "placas de videojogos profissionais" rapidamente chega à anomalia sem necessitar do osciloscópio. 

Assim, ter ambas as coisas (se possível) seria muito bom. 

Mas saber utilizar, se não é mais um equipamento na "prateleira"...

Alguma dúvida disponha....

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoãoNeto Acredito que todas as ferramentas tem seu valor. Mas se vc me perguntasse qual minha preferencia eu ficaria com o osciloscópio. é uma ferramenta insubstituivel. Com um analisador lógico vc ficará limitado a níveis lógicos e isso um osiloscópio fará com enorme destreza (depende do profissional logicamente), sem falar em que v poderá analizar qualidade de sinais com relação a amplitude, fase, ruidos, frequencias etc. Claro que não estou lhe dizendo que não adquira um AL. Deverá lhe ser util naturalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo. Acho que ainda não entendeu minha pergunta. Não quero comparar as duas ferramentas ou qual escolher, uma ou outra. Com certeza,na bancada, o osciloscópio vem antes em importância. 

 

Um exemplo, imagine que eu tenha perguntado sobre a importância de um alicate wattímetro para um eletricista. Aí me respondem que um multímetro é mais importante. São ferramentas diferentes, cada um com sua função.

 

Voltando ao osciloscópio, aliás, ao analisador lógico. Para quem trabalha com manutenção de computadores e notebooks, qual a importância do analisador lógico? Em que ele poderia ser útil?

 

Respondendo essas perguntas sobre o multímetro - 0 a 10, 10. Útil pra tudo. Osciloscópio, idem. Mas e o analisador lógico? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
6 horas atrás, kin disse:

Abraço a todos de grupo eu vi a dificuldade de uns sobre cristal de 32 mhz cilindrico de cpu e outros ,o professor Paulo brites ,tem um circuito que mostra como montar e utilizar para quem quer ver se esta ok o cristal .Eu estava procurando e coloquei aqui ,

32 khz. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...