Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo sobre Instrumentos de Medição (Multímetros, Osciloscópios e Frequencímetros)

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Falei em 50 porque não me lembrei de cristais com mais de 50MHz e com exceção das frequências em GHz da CPU, os outros sinais são todos abaixo disso mas claro que se tiver oportunidade de comprar um aparelho melhor por um preço semelhante sempre é uma ótima ideia.

Também concordo com você que a utilidade da ferramenta é proporcional ao conhecimento do técnico e como sei que tenho muito a aprender e até a minha apresentação é "aprendendo um pouquinho a cada dia" acredito que no futuro possa precisar de medir frequências mais altas, mas por enquanto já está de bom tamanho.

Amigo Nasix, poderia nos dar exemplos do que medir e como medir nos notebooks com frequências acima de 50MHz? o que indicaria para nós sobre modelos mais adequados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu sei que não sou nem de perto o cara mais popular do fórum, mas a maior parte das minhas intervenções são com o intuito de abrir os horizontes para outras realidades (a quem necessitar disso). quase sempre são pistas e não sou mais concreto não porque não queira, mas porque não posso mesmo, talvez um dia possa explicá-lo.

Falei em 50 porque não me lembrei de cristais com mais de 50MHz e com exceção das frequências em GHz da CPU, os outros sinais são todos abaixo disso

 

isso está MUITO longe da verdade, mas cabe a cada um descobri-lo porque nada está escondido, apenas requer raciocínio e empenho. ainda hoje de manhã 3 das placas que reparei foi com recurso a medições de sinais muito acima de 1ghz.

 

quanto ao osciloscópio, fico contente de ver que uma nova geração de técnicos (não tem a ver com idade, mas com forma de pensar) defende a sua utilização. de facto não entendo a "resistência" que se encontra por parte de certas pessoas à sua utilização nos notebooks e, não querendo ofender ninguém, isso só pode ser fruto do desconhecimento por parte do técnico acerca de como funciona o que repara.

 

quando alguém me pergunta se precisa de um frequencímetro, medidor esr, osciloscópio, etc.,normalmente eu respondo que se a pessoa não sabe se precisa de uma determinada ferramenta, é porque não precisa mesmo dela naquele momento. o que quero dizer com isto é que, à medida que o técnico se instrui, essa necessidade torna-se evidente e então ele deve comprar a ferramenta apenas quando sabe que vai mesmo precisar dela para algo. depois, ao aprender mais, vai acabar por usá-la ainda de forma ainda mais eficiente.

ou seja, se alguém repara repara notebooks, essa pessoa deve focar a sua atenção em aprender o mais possível como um notebook funciona e a questão das ferramentas surge gradualmente.

 

quanto aos modelos, já aconselhei alguns anteriormente, mas normalmente todos os osciloscópios de bancada (esqueçam os usb) aqui discutidos (hantek, rigol, os melhores atten) são bons na relação qualidade/preço.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Nasix, sei que você entende muito mas estamos aqui para trocar idéias e estou curioso para aprender com você mas para isso preciso que você seja mais claro. Poderia compartilhar conosco o que mediu acima de 1GHz e de acordo com o que você viu, poderia nos mostrar o que te levou a solução do problema? qual era o modelo e o defeito original do note?

 

Concordo com você que é legal você comprar ferramentas a medida que vai precisando delas mas no meu caso fiz o contrário porque vi comentários que era muito útil, comprei a ferramenta e fui descobrindo com o tempo sobre onde usar e como usar.

 

O porém é que já te perguntei outras vezes para aprender com você e até agora não consegui absorver um mínimo do que você sabe porém ainda estou interessado e se puder compartilhar, com certeza vai ter muita gente grata aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

cassio, eu não estava a referir-me a si em particular na questão das ferramentas. eu sei que você tem bases mais do que suficientes para utilizar o osciloscópio. aliás, algumas das minhas intervenções são no intuito de explicar a quem não sabe que o osciloscópio não é uma ferramenta difícil de utilizar. o que é mais difícil é saber o que medir, onde, porquê, etc e isso só vem com dedicação. claro que é uma tarefa para uma vida toda, como em qualquer área. então, o osciloscópio não é ilusão, ilusão é achar que se consegue ter sucesso sem muito esforço, como querem dizer os caras da Versis >:(

 

há um ditado que diz: "para bom entendedor, meia palavra basta". ou seja, para quem tem bases e é curioso, basta uma pequena pista ou dica para descobrir as coisas. não sou concreto porque não posso, por variadas razões pessoais, que nada involvem dinheiro.

 

a minha preocupação não está com quem já tem boas bases, mas sim com quem não as tem. mas, principalmente, a minha mensagem é fazer entender que quem faz a diferença é o técnico e o seu conhecimento, que o estudo, esforço, dedicação, etc. compensam, entende?

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

cassio, eu não estava a referir-me a si em particular na questão das ferramentas. eu sei que você tem bases mais do que suficientes para utilizar o osciloscópio. aliás, algumas das minhas intervenções são no intuito de explicar a quem não sabe que o osciloscópio não é uma ferramenta difícil de utilizar. o que é mais difícil é saber o que medir, onde, porquê, etc e isso só vem com dedicação. claro que é uma tarefa para uma vida toda, como em qualquer área. então, o osciloscópio não é ilusão, ilusão é achar que se consegue ter sucesso sem muito esforço, como querem dizer os caras da Versis >:(

 

há um ditado que diz: "para bom entendedor, meia palavra basta". ou seja, para quem tem bases e é curioso, basta uma pequena pista ou dica para descobrir as coisas. não sou concreto porque não posso, por variadas razões pessoais, que nada involvem dinheiro.

 

a minha preocupação não está com quem já tem boas bases, mas sim com quem não as tem. mas, principalmente, a minha mensagem é fazer entender que quem faz a diferença é o técnico e o seu conhecimento, que o estudo, esforço, dedicação, etc. compensam, entende?

 

Aí em Portugal por acaso passa um desenho animado dos anos 80 chamado Caverna do Dragão (Dungeons e Dragons), pq vc falou igualzinho o Mestre dos Magos, só por enigmas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkk putz igualzinho caverna do dragão

 

 

mas sem querer me meter na conversa , mas como foi eu que perguntei se vale a pena investir em um osciloscópio e os SR. Nasix disse que precisa conhecer primeiro

o notebook para saber se é necessário , pois digo que conheço o notebook , conheço os cristais e tbm sei ver o esquema elétrico , a questão é que tenho sucesso

em 95% dos reparos pois quase todos os notebooks que arrumei ou foram um curto em algum capacitor ou diodo , chip I/O queimado , isso nitidamente queimado , e PWM queimados que não vi a necessidade de osciloscópio para resolver , tirando os BGA da vida que possuo td para fazer um reballing legal , então a pergunta foi :

será que tive sorte de pegar somente problemas assim ou geralmente são estes problemas mesmo ? Obs : nunca entrou uma placa que precisei trocar cristal

 

E como o SR. Cassio disse , eu tbm prefiro me informar e comprar um equipamento baseando-se em opiniões de colegas , e depois fazer os meus testes com o equipamento para aperfeiçoar meus conhecimentos.  E tenho certeza que por mais conhecedor de eletrônica e de equipamentos qualquer um ao comprar um equipamento vai ter que aprender a usa-lo , é como uma estacão de retrabalho BGA , por mais que saiba sobre BGA , se colocar um estacão ao qual o técnico nunca mexeu , ele terá que estudar a maquina e fazer todos os teste para se adequar ao perfil que ele precise

 

Fica aqui minha opinião , e agradeço ao Sr. Cassio pelas informações sobre osciloscópio que mes ajudou bastante 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a referência aos desenhos animados não conheço, mas dá para ter uma ideia pelo post do cassio  :))

 

a questão dos 50mhz não tem lógica. então tudo numa placa de notebook acontece em câmara lenta (por comparação), à excepção do cpu? então o cpu emitia pedidos e depois ia de férias 15 dias para o hawai...

 

outra coisa que queria esclarecer é que não estou aqui para ensinar nada a ninguém porque não sou professor de nada. na verdade, muitos técnicos estão sempre à espera que alguém lhes diga ou ensine algo. mas esses vão passar a vida toda à espera ou então serão sempre dependentes de outros.

se o técnico tem bases e ferramentas, então porque não parte para a descoberta, porque não assume o seu progresso?

há falta do que estudar? há falta de esquemas, datasheets e placas?

 

não sabem por onde começar? e por que não do início, do diagrama em blocos?

 

que componentes são aqueles? por que tẽm esses nomes? quais são as funções de cada um?

como e de que forma comunicam entre eles?como posso VER se essa comunicação é bem sucedida?

 

sequência de start:

 

- saber o que acontece antes de ligar o carregador ou a bateria (é raro ouvir falar disto);

- saber o que acontece depois de ligar o carregador ou a bateria;

- saber o que acontece quando pressionamos o botão de power;

- o grande problema: saber tudo o que acontece depois até dar imagem.

 

power states:

 

- quais são? em que consistem? quando e como foram regulamentados? de que forma estão os fabricantes restringidos na arquitectura?

como posso servir-me desse conhecimento para diagnosticar avarias? que ferramentas posso usar para isso?

 

arquitecturas e standards:

 

- o que é forçosamente sempre igual? o que pode ser diferente e como? diferenças entre arquitecturas intel e amd?

- o que posso fazer para abdicar gradualmente de consultar esquemas? que standards devo memorizar primeiro?

 

são apenas algumas sugestões de busca, mas cada um é que tem de decidir o que fazer por sua livre iniciativa. ah, e se estão à espera de aprender tudo isso em cursos, podem esperar sentados...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo bgasolution, pode deixar esse negocio se Sr. pra lá porque aqui somos todos iguais e por isso pode chamar de você, de colega, de Cássio ou do que você quiser menos de FDP.

 

outra coisa que queria esclarecer é que não estou aqui para ensinar nada a ninguém porque não sou professor de nada. na verdade, muitos técnicos estão sempre à espera que alguém lhes diga ou ensine algo. mas esses vão passar a vida toda à espera ou então serão sempre dependentes de outros.

 

Também não sou professor de ninguém e considero que sei um pouco mais que uns e muito menos que outros por isso estou aqui não para ensinar mas sim para trocar ideias com todos e assim crescer junto com o fórum, sendo assim aprendo muita coisa e compartilho o que aprendi com o tempo e com as experiências de bancada pois considero o mínimo que posso oferecer em troca do que lucrei de clientes e aprendi nesses anos desde o forumnow e sua evolução ao longo do tempo.

 

Considero que quando você troca um objeto com alguém cada um sai com um objeto porem quando você troca uma ideia com alguém cada um sai com duas ideias. Se você pensar em quantas pessoas compartilham aqui tendo em troca todo o conteúdo disponível que temos é como pagar 1 real e almoçar o ano inteiro de graça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

quando falei no osciloscópio, falei em geral, mas você particularizou.

 

"pois digo que conheço o notebook"

não quero ser indelicado, mas pela sua intervenção, você acha que conhece o notebook, daí a conhecê-lo ainda lhe falta MUITO.

 

eu também ainda ando a tentar conhecê-lo desde os meus 13 anos.

 

ou talvez eu esteja enganado e você possa responder com detalhe a algumas das questões que deixei como sugestão de estudo... é que para ter 95% de sucesso sem saber aquilo, só se você for algum santo milagreiro, kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é ai que esta a questão , aqui no forum , tem pessoas que sabem 1 % do que algumas pessoas  dizem  saber , e expoe este conhecimento  , e pode ter certeza que mta gente aqui acaba sendo ajudado com uma simples dica mesmo que venha de uma pessoa que como falei sabe apenas 1% ! acredito que FORUM seja isso , ajudar e ser ajudado , até porque qual a logica de ficar batendo papo num Forum  se não preciso de ajuda ? agora acho que tanto no forum quanto na vida , se não tem nada a acrescentar , não critique quem esta tentando pois talvez para voce algumas dicas podem ser furadas para quem sabe muitos estão se beneficiando dela

 

fica ai minha opinião

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nasix pra quem se diz não ser professor, pq. passar "lição de casa" pros alunos???

 

Não gostaria de ser indelicada mas vou acabar sendo no meu comentário,  todos estão aqui pra aprender e ensinar, não existe ninguém melhor que o outro, cada um têm seu conhecimento e de maneira alguma devemos julgar um ao outro.

 

Verifiquei um comentário seu sobre sua experiência profissional, caso queira compartilhar seus conhecimentos é bem vindo aqui, se for pra ficar achincalhando os membros deste acredito que está no local errado. Pra bom entender um pingo é uma letra, e sendo tão culto como tenta demostrar acredito que entendeu meu sincero recado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

puxa vida, mas eu não partilhei?

 

não chamei a atenção para o facto de haver muita coisa a ser medida com frequências elevadíssimas? isso não é uma informação importante? não abre horizontes? tomara que tivessem feito isso comigo. mas o que as pessoas esperam é sempre mais, é que eu dê detalhes.

 

não critiquei negativamente o cassio ou outros, quis apenas entender o porquê dos seus conselhos. depois da explicação do cassio percebi o porquê.

 

querem saber por que não posso detalhar? porque há alguns anos quis, na minha ingenuidade, partilhar o pouco que sabia. então decidi fazer vídeo aulas e depois queria distribuí-las na internet gratuitamente. cheguei a gravar mais de 30 horas de vídeos em inglês e nem tinha atingido 60% do que queria explicar no início.

pois bem, entusiasmado com a ideia fui comentando o que queria fazer e cheguei a escrever sobre isso num fórum estrangeiro. querem saber o resultado? a minha oficina foi assaltada, levaram tudo e deixaram-me um bilhete com ameaças dizendo que estava falando demais, etc.

 

eu tenho família, tal como vocês, entendem? só o facto de postar neste fórum ou em qualquer outro pode trazer-me complicações, mas sinto-me na obrigação de derrubar algumas concepções erradas, especialmente porque podem orientar mal os menos experientes.

 

se não vêm isso como uma forma de ajudar, talvez seja mais cómodo para todos deixar de postar.

 

outra coisa, eu não passei lição de casa. eu quis contribuir com sugestões para quem queira aprender, mas não saiba como começar, conforme indica o post animado do cássio. ou seja, não quis desaparecer como fez o tal "orientador", sem indicar um possível caminho.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

puxa vida, mas eu não partilhei?

 

não chamei a atenção para o facto de haver muita coisa a ser medida com frequências elevadíssimas? isso não é uma informação importante? não abre horizontes? tomara que tivessem feito isso comigo. mas o que as pessoas esperam é sempre mais, é que eu dê detalhes.

 

não critiquei negativamente o cassio ou outros, quis apenas entender o porquê dos seus conselhos. depois da explicação do cassio percebi o porquê.

 

querem saber por que não posso detalhar? porque há alguns anos quis, na minha ingenuidade, partilhar o pouco que sabia. então decidi fazer vídeo aulas e depois queria distribuí-las na internet gratuitamente. cheguei a gravar mais de 30 horas de vídeos em inglês e nem tinha atingido 60% do que queria explicar no início.

pois bem, entusiasmado com a ideia fui comentando o que queria fazer e cheguei a escrever sobre isso num fórum estrangeiro. querem saber o resultado? a minha oficina foi assaltada, levaram tudo e deixaram-me um bilhete com ameaças dizendo que estava falando demais, etc.

 

eu tenho família, tal como vocês, entendem? só o facto de postar neste fórum ou em qualquer outro pode trazer-me complicações, mas sinto-me na obrigação de derrubar algumas concepções erradas, especialmente porque podem orientar mal os menos experientes.

 

se não vêm isso como uma forma de ajudar, talvez seja mais cómodo para todos deixar de postar.

 

outra coisa, eu não passei lição de casa. eu quis contribuir com sugestões para quem queira aprender, mas não saiba como começar, conforme indica o post animado do cássio. ou seja, não quis desaparecer como fez o tal "orientador", sem indicar um possível caminho.

 

Amigo , agora entendi , desculpe se cheguei a ser indelicado mas é que estava passando a impressão de que só queria criticar mas agora ta explicado , mais uma vez desculpe e se puder com a sua experiencia de vez em quando passar algumas dicas , sera bem vinda .

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente estive pesquisando valores de osciloscópios para ver se alguma coisa tinha mudado mas tudo continua bastante igual, pare se ter uma ideia dos valores que achei

 

Osciloscópio digital RIGOL mod. DS-1052E ------- U$S 716,00 + IVA (10,5%) - À vista e com uma demora de até 45 dias para a entrega.

 

Porem achei algo que me chamou a atenção

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Achei este aparelho por "apenas" pouco menos de 500 dólares mas ele tem características bem inferiores às do Rigol, será que vale a pena cair dentro deste Siglent ou continuo esperando uma oportunidade melhor ?

 

Fiquei na dúvida principalmente depois de ver bem o post do companheiro nasix que claramente tem experiencia com este tipo de equipamento e recomendou certas características que este modelo não apresenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, meu 5102P ficou em somente em 320 mais um pouquinho de imposto calculado nos 120 que foi declarado.

Ele tem dois canais de 100MHz, tela de 7" 800X480, 1 Giga sample real e 25 equivalente e o único porém dele é ter pouca memória mas não tenho sentido necessidade de mais e tem me atendido muito bem e a diferença de memoria entre ele e o sigilent foi inexpressiva.

O link:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

infosquad, a não ser que seja uma diferença de preço muito grande, não aconselho esse siglent.

 

o rigol é um pouco melhor, mas o hantek 5102p é legal e se encontrar o 5072p bem mais barato, compre-o, porque como já mencionei, o 5072p é igual ao 5102p e ao 5202p, o hack não é difícil e anda explicado no youtube.

 

depois do hack o 5072p atinge 220mhz (-3db) com ponteiras passivas. cheguei a comprar um desses no ebay por apenas 150€, mas tive o azar de nunca o receber e devolveram-me o dinheiro. mas depois deste post, estou a pensar em fazê-lo outra vez, rsrsrsr.

 

mas mesmo que não faça o hack, é um osciloscópio bem legal pelo preço.

 

pelo mesmo preço, se puder comprar um osciloscópio com mais memória, melhor. porém, a questão da memória não é assim tão importante para quem procura avarias em notebooks. normalmente queremos fazer um diagnóstico rápido e em muitos osciloscópios de entrada de gama, porque o firmware não é bem desenvolvido, quando utilizamos muita memória, o osciloscópio fica lento.

 

espero ter ajudado,

abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente obrigado aos colegas pelas respostas.

 

Lamentavelmente importar está fora da minha realidade devido a certas restrições implementadas no meu país, por isso também os preços absurdos que os argentinos somos obrigados a pagar em equipamentos.

 

De todas as lojas que consultei apenas 1 trabalha com Hantek, nao contava com nenhum aparelho em stock e possivelmente vai estar recebendo aparelhos daqui a umas 2 ou 3 semanas, acho que vou esperar para ver se aparece algum aparelho dos que permitem o hack ou ao menos algum que tenha uma relação custo-beneficio um pouco melhor.

 

talvez daqui a algumas semanas eu venha a incomoda-los com mais alguma pergunta, mas por enquanto muito obrigado  8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Fala rapaziada, não ganho dinheiro com conserto de placas, estou aprendendo porque eu acho interessante demais... Me veio o seguinte questionamento, como não ganho dinheiro com isso, não compensa comprar um osciloscópio, sendo assim, para quebrar um galho, estou na dúvida entre vc99 e um frequencímetro, o que será que vale mais a pena? Eu entendo que o vc99 só vai até 60mhz mas custa 200 reais e tem funções de multímetro... O frequencímetro só serve pra frequência e custa 350 reais... Não seria o v99 suficiente para meu uso (informatica)? Ou esses frequencímetros de multímetros não valem muita coisa mesmo alegando ter um range de até 60mhz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

eu tenho um colega que comprou alguns vc99 para a sua assistência e pelo que vi (não o testei a fundo) pareceu-me bem legal pelo preço.

 

mas a questão aqui é o seu frequencímetro. é que esse meu colega diz que, embora o frequencímetro do vc99 supostamente deva medir até 60mhz, ele não consegue medir nada acima do cristal de 14.31818mhz...

 

é provável que haja colegas que tenham um igual e possam tirar essa dúvida, porque o meu colega pode ter tido o azar de comprar alguns de um lote com defeito.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

comprei há pouco tempo um multímetro uni-t ut61e para um familiar iniciante na área.

 

o multímetro é mesmo muito bom tendo em conta o seu preço.

porém, o frequencímetro dele supostamente deveria medir até 220mhz e nunca conseguimos medir frequências superiores a 70mhz...

 

algum dos colegas que tenha um igual pode dizer-me se lhe acontece o mesmo?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o vc99 não posso opinar, mas tenho o Ut61E que segundo suas especificações pode medir até 220 MHz como podem ver no link abaixo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Mas ele não chega nem perto disso, é o mesmo caso do amigo do mestre dos magos, pra outras funções funciona muitíssimo bem e é um multímetro que recomendo, mas se o caso específico é p/ medir frequências, recomendo um frequencímetro.

 

Eu tenho um de 2.4 Ghz da Minipa que atende bem, o meu peguei usado de um amigo do fórum, se for comprar novo tem uns da Icel que acho que estão mais em conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora a pouco deixei minha opinião sobre ele neste tópico.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Nunca consegui aferir frequências mais altas com ele, talvez seja por estar usando a ponteira padrão dele, um teste a se fazer seria usar uma ponteira com atenuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...