Jump to content
djsync

 notícia 5 Erros comuns na hora de comprar um cartão de memória MicroSD

Rate this topic

Recommended Posts

Posted (edited)

Saiba todos os detalhes e como escolher o cartão de memória MicroSD correto para você, com base na compatibilidade, capacidade, velocidade, tarefa e na marca do produto.

Se você precisa de um smartphone, uma câmera ou algum outro gadget, comprar um cartão microSD parece ser uma coisa muito simples de fazer, certo?

No entanto, há muito mais para eles do que você imagina. É surpreendentemente fácil acabar caindo em uma série de armadilhas: pagar demais, ter um desempenho péssimo ou o cartão não funcionar.

 

Citar

 

Se você precisa de um smartphone, uma câmera ou algum outro gadget, comprar um cartão microSD parece ser uma coisa muito simples de fazer, certo?

No entanto, há muito mais para eles do que você imagina. É surpreendentemente fácil acabar caindo em uma série de armadilhas: pagar demais, ter um desempenho péssimo ou o cartão não funcionar.

 

 

5 Erros comuns na hora de comprar um cartão de memória MicroSD

Vamos dar uma olhada nos erros que você precisa evitar ao comprar um cartão microSD.

 

1. Compatibilidade

Todos os cartões microSD cabem em todos os slots, mas nem todos funcionam. Existem quatro formatos de cartões diferentes, bem como padrões diferentes, e estes determinam a compatibilidade.

Os três formatos principais são o SD, SDHC e SDXC (ou microSD, microSDHC e microSDXC - os cartões micro e inteiros são baseados na mesma especificação). O quarto formato é o SDUC. Ele foi anunciado em junho de 2018, e levará algum tempo para estar disponível.

Cada formato é definido na especificação SD, mas eles não funcionam da mesma maneira. Como resultado, os formatos não são compatíveis com versões anteriores. Você não pode usar cartões mais novos em um hardware que só ofereça suporte a formatos mais antigos.

As diferenças entre os formatos são significativas:

microSD: Tem capacidade de até 2 GB, e funciona em qualquer slot microSD.

microSDHC: Tem capacidade entre 2 GB e 32 GB, e funciona em hardwares que suportam SDHC e SDXC.

microSDXC: Tem uma capacidade entre 32 GB e 2 TB (embora, no momento da gravação, 1 TB seja a maior placa disponível) e só é suportado em dispositivos compatíveis com SDXC.

microSDUC: Suporta cartões de 2 TB a 128 TB, e requer um dispositivo compatível.

Além de verificar se o formato de um cartão é compatível com seu hardware, você também precisa verificar alguns outros detalhes.

 

Capacidade

O hardware que suporta slots microSDXC não suportará automaticamente todos os tamanhos de cartão neste formato. O Samsung Galaxy S9, por exemplo, suporta oficialmente cartões de até 400 GB. Mas talvez um cartão de 512GB não funcionará nele.

E se você planeja usar seu cartão microSD com o seu PC a qualquer momento - por exemplo, para mover arquivos - você também precisa garantir que o seu PC suporte o sistema de arquivos com o qual o cartão está formatado.

Os cartões MicroSDXC usam o sistema exFAT por padrão. O Windows tem suporte há mais de uma década, mas o macOS apenas desde a versão 10.6.5 (Snow Leopard).

 

Ultra alta velocidade

Os formatos SDHC e SDXC podem suportar a interface de barramento Ultra High Speed (UHS) - um circuito mais rápido que permite que os dados se movam em uma taxa mais rápida. As três versões do SUS são UHS-I (com velocidade de barramento de até 104MBps), UHS-II (até 312MBps) e UHS-III (até 624MBps).

Para se beneficiar do aumento do desempenho do UHS, seu hardware precisa suportá-lo. Os cartões de memória UHS funcionarão em slots mais antigos, mas com uma velocidade de barramento reduzida de 25MBps.

 

2. Velocidade

2.png

 

Identificar a velocidade de um cartão microSD é ainda mais complicado do que decifrar formatos e compatibilidade. Não há menos de seis maneiras de mostrar o quão rápido um cartão é, e não é incomum que os fabricantes usem todos eles.

 

Classe de velocidade

2.1.jpg

 

A Speed Class mostra a velocidade mínima de gravação de um cartão de memória em megabytes por segundo. Existem quatro classes de velocidade definidas da seguinte forma:

Classe 2: pelo menos 2MBps.

Classe 4: pelo menos 4MBps.

Classe 6: pelo menos 6MBps.

Classe 10: pelo menos 10MBps.

Mostrar o desempenho do nível básico ajuda a identificar se um cartão é adequado para uma tarefa específica. Mas, como não informa nada sobre velocidades máximas, é tecnicamente possível que uma placa Classe 2 seja mais rápida que uma placa Classe 6. As placas de Classe 10 devem ser sempre mais rápidas, já que elas têm uma velocidade de barramento de 25 Mbps (em comparação com 12 Mbps nas placas de Classe 2 a Classe 6).

 

Classe de Velocidade UHS

2.2.jpg

 

 

A classe de velocidade do UHS mostra a velocidade mínima de gravação para cartões microSD que suportam as velocidades de barramento UHS-I, II e III. Estamos listando isso como uma categoria separada, porque alguns fabricantes listam ambas as classes em seus cartões. As duas classes de velocidade do UHS são:

U1: Uma velocidade de gravação de pelo menos 10MBps.

U3: Uma velocidade de gravação de pelo menos 30MBps.

 

Classe de desempenho de aplicativos

2.3.jpg

 

A classe de desempenho do aplicativo especifica uma velocidade mínima de gravação sustentada de 10 MBps, juntamente com uma velocidade mínima de leitura e gravação aleatórias, medida em operações de entrada / saída por segundo (IOPS). Isso garante um nível aceitável de desempenho ao armazenar e executar aplicativos Android no seu cartão. 

Existem duas classes:

A1: Velocidade de leitura aleatória mínima de 1500IOPS; velocidade de gravação aleatória de 500IOPS.

A2: Velocidade de leitura aleatória mínima de 4000IOPS; velocidade de gravação aleatória de 200IOPS.

A classe de desempenho do aplicativo é algo que você pode observar quando estiver planejando instalar aplicativos Android em um cartão microSD. Não é uma necessidade, porém, como cartões sem a classificação A ainda podem executar tão bem, se não melhor.

 

Classe de velocidade de vídeo

A classe de velocidade de vídeo define uma velocidade de gravação seqüencial mínima, que é essencial ao gravar vídeo. Quanto maior a resolução do seu vídeo, maior a velocidade que você precisa. Existem cinco classes para vídeo:

V6: Velocidade mínima de gravação de 6MBps.

V10: Velocidade mínima de gravação de 10MBps.

V30: Velocidade mínima de gravação de 30MBps.

V60: Velocidade mínima de gravação de 60MBps.

V90: Velocidade mínima de gravação de 90MBps.

 

Velocidade nominal

Embora seja geralmente seguro assumir que uma classe de velocidade mais alta se correlaciona com um desempenho geral mais rápido, e os cartões de UHS ainda mais rápidos, alguns fabricantes também citam uma velocidade máxima para seus produtos.

 

Essas velocidades são em megabytes por segundo, e ajudam você a escolher os cartões mais rápidos absolutos. No entanto, as velocidades são baseadas em testes do fabricante, de modo que elas podem representar um cenário ideal, em vez de um desempenho real.

Na prática, existem outros fatores externos que afetarão as velocidades de leitura e gravação. Se você estiver copiando arquivos para o seu PC, por exemplo, as especificações do seu PC - e até mesmo o cabo USB que você está usando - terão um papel importante.

 

Velocidade relativa

A outra maneira de os fabricantes mostrarem a velocidade de seus cartões é um retrocesso para os dias antigos de gravação de CDs. A taxa de transferência original para CDs foi de 150KBps. À medida que as unidades se desenvolvem, elas anunciam a si mesmas como sendo 2x, 4x, 16x e assim por diante, mostrando quantas vezes são mais rápidas do que 150KBps.

Você verá frequentemente cartões microSD rotulados desta forma. Quando um cartão é descrito como 100x, isso significa 100 x 150KBps, o que é 15MBps. Essa velocidade está, novamente, sob condições ideais de laboratório.

2.5.jpg

 

Quando você compra um cartão microSD, é importante escolher um que seja correto para o uso pretendido. Isso significa que o cartão deve ter o tamanho e rapidez suficientes, mas não necessariamente ser o cartão maior e mais rápido do mercado. Os cartões U3-U3 U3 de alta capacidade muitas vezes ainda têm um preço alto, e você nem sempre notará os benefícios que eles oferecem.

 

Se você estiver usando um cartão microSD para armazenar aplicativos em seu smartphone, considere um com uma classificação de classe de desempenho do aplicativo. Mas se você quiser um cartão para armazenar vídeos 4K em seu smartphone, escolha tamanho e velocidade como prioridade.

3.1.jpg

 

SD Card Association recomenda o UHS Speed Class 3 (U3) ou melhor para vídeos 4K. Para vídeos full HD, a organização sugere classe 10 ou classe 6. Se a velocidade de gravação do seu cartão for muito lenta, ele derrubará quadros e produzirá vídeo de forma gaguejada.

 

Para a fotografia, alguns usuários preferem vários cartões menores a um único grande, minimizando assim o risco de perder todas as suas fotos se um cartão for corrompido. Se você estiver gravando RAW, onde os arquivos podem ser de 50 MB ou mais, você se beneficiará de ter velocidades U1 ou U3 (mas eles exigem pelo menos o formato SDHC).

E caso você esteja se perguntando, não há diferença entre um cartão SD de tamanho normal e um cartão microSD em um adaptador SD. Se a sua câmera tiver apenas um slot SD, você ainda poderá usar um cartão microSD.

 

4. Cartões de memória MicroSD falsificados

cartao_de_memoria_falso.jpg

 

 

Parece uma coisa óbvia a evitar, mas, infelizmente, os cartões de memória falsos existem, e em grande quantidade.

Se você encontrar um cartão de memória muito barato, ou uma marca desconhecida, há um risco real de que ele possa ser falsificado. Na verdade, há alguns anos atrás, um engenheiro da SanDisk afirmou que cerca de um terço de todos os cartões da marca SanDisk eram falsificados. É improvável que esse número tenha diminuído.

Se você está comprando de uma fonte que não tem certeza, como Facebook Marketplace, OLX, Mercado Livre e outros sites de compra e venda, leia os comentários antes de fazer uma compra.

Os cartões falsificados informam corretamente a capacidade mostrada na embalagem, mas na verdade contêm muito menos. 

 

5. Conhecendo as marcas

Quase todo mundo já teve um cartão de memória que parou de funcionar sem motivo aparente. Embora a confiabilidade seja geralmente excelente, os cartões microSD falham e, quando isso acontece, você perde tudo o que tinha armazenado nele.

Por esse motivo, comprar cartões de marcas conhecidas é sempre melhor do que comprar cartões baratos. Você pode esperar um melhor desempenho, maiores níveis de confiabilidade e mais robustez, além de cartões protegidos contra choque, água e até mesmo raios-X do aeroporto.

 

fonte: oficinadanet

Edited by djsync
  • Like 9

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...