Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida TOSHIBA PORTEGE R830 - Adaptação de cooler

Avalie este tópico:


Tiago Wanderley

Posts em destaque

Boa dia nobres colegas, estou em cesse notebook em minha bancada onde o cooler dele está queimado, não tenho cooler igual e na internet só encontrei no aliexpress o que vai demorar pra chegar, como o cliente tá precisando decidi adaptar um cooler mais ou menos do mesmo tamanho, o problema é que o cooler q dá certo possui apenas 2 fios, o vermelho e o preto e o cooler original possui 4 fios. Ao fazer a ligação e ligar o notebook, o cooler gira durante uns 2 segundos e pára durante 5 segundos e esse ciclo permanece. Antes testei um cooler com 3 fios, que creio que o terceiro fio fosse de monitoramento do cooler e funcionou direitinho, no entanto esse cooler era muito grande pra o notebook e por isso tive que mudar.

 

Só pra deixar claro que esse notebook, o cooler não é acoplado ao dissipador, ele é posicionado de forma que jogue vento no processador, acho que não tem lá esse impacto no funcionamento, visto que além disso a saida de ar na qual o cooler puxa o ar é embaixo do notebook, sem falar que o proprietário disse que estava usando ele a meses e ele não reiniciou nenhuma vez. Segue foto do posicionamento do cooler.

 

Alguém sabe dizer o pq q isso acontece? e se tem alguma forma de contornar?

 

cooler.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cooler está funcionando perfeitamente e a ligação com a usb eu já estava pensando em fazer mesmo, mas fiquei curioso em saber o pq o cooler não roda normalmente, é por causa do terceiro fio que está ausente?

 

De qualquer forma o cliente optou por importar um cooler original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiago Wanderley  o terceiro fio neste caso é um sensor de rotação!

    A respeito do cooler ficar nessa rotação louca ou pode não está chegando alimentação suficiente nele ou pode ser que o fio vermelho do cooler adaptado pode estar no lugar do amarelo do conector da placa!

  Levando em consideração que testou o cooler na fonte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...