Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer E1-571 / placa Q5WVH LA-7912P Rev 1.0/Não liga / Totalmente morta

Avalie este tópico:


Rafaelzero

Posts em destaque

Ola pessoa estou com um notebook Acer E1-571 - placa Q5WVH LA-7912P , que ta morto não da sinal de vida algum não ascende os leds, não gira o cooler eis oque eu fiz:

 

No começo pensei que fosse a fonte troquei a mesma testei com o multímetro e esta funcionando, depois troquei o conector da fonte e não deu nenhum resultado, notei que a placa estava um pouco oxidada então lavei com alcoo e ressoldei os pontos de solda nada também, depois regraveis as duas bios que essa placa tem não deu resultado também, depois fui medir as tensões primarias 19v, 5v e 3v e ta chegando essas tensões, fui olhar a frente da placa aonde tem as bobinas e a bobina de 5v e de 3v estão ok mais a de 0,9 e 1,5 não tem voltagem cegue a imagem das bobinas que não tem voltagem elas estão circuladas de vermelho, os círculos verdes foi onde eu medi as tensões primarias, a detalhe ambas as bios estão sem voltagem nenhum pe dela esta mostrando voltagem ! oque eu faço agora ?

 

 

20190515_150830.jpg

20190515_150851.jpg

Editado: por FDONATO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatametne como o amigo @Jesiel Disse, são tensões que só aparecerão depois de sinais como SLEEPS4 e SLEEPS3 chegarem da PCH para o SIO ( acredito ), e depois o SIO libera (geralmente) com o nome de SUSP para o Gate dos Mosfets que controlam essas tensões .............Detalhe, as Bios precisam de 3V no terminal 8 delas...........Veja se tem tensão de 3V no Super IO (SIO) TB................Verifique tensão no Botão de Power...............

 

Então o que eu Faria:

 

Como vc disse que tem tensões primarias, verifique PQ naõ esta chegando alimentação na BIOS Primeiramente.........

Depois da Bios com tensão e os Arquivos devidamente gravados ee com "ctz" da integridade dos arquivos.......Verificar...........:

 

 

Verificar tensão nas BIOS ( acho que não tem pelo que me disse)

Verificar alimentação de 3V no SIO
Verificar Tensão no Botão Power e se Tiver Verifique se a tensão do botão é zerada quando o Pressiona

      E caso, a tensão do Botão "zére", verifique se lá no SIO no pino correspondente é zerado tb.

       Depois o SIO deverá mandar um sinal com o nome parecido com "POwer Button out" para a PCH

       Logo a PCH deve retornar Algo como "SLEEPS3" e 'SLEEPS4", e o note começará a ligar..........

Mas se não tem tensão na BIOS, acredito que não acontecerá nada.............

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo vamos tentar entender 

Algumas bobinas que dizes ter tensão 

Só tem quando a placa da start

Ela liga então? Acende algum led? 

Tá meio confuso o que você disse. 

Morta é quando ela não sobe nenhuma tensão fora as primárias após apertar o botão de start

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Rafaelzero disse:

5v e de 3v estão ok mais a de 0,9 e 1,5 não tem voltagem cegue a imagem das bobinas que não tem voltagem elas estão circuladas de vermelho

@Well7487  pode ter ocorrido algum engano!

   As partes que ele colocou tensão na imagem ele diz não ter!

   Acredito que ele só tenha colocado o que acredita que elas deveriam ter segundo o esquema Ou algo do tipo!

Eu entendi isso pelo menos!

  Só teria que ver pq a bios está sem voltagem visto que nessa placa a bios é alimentada por fontes de baixa potência e não são susp

Editado: por Jesiel
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulopozatto Conferi aqui e os 3,3 no super io ta oscilando quando eu aperto o power e os 3v do botão também oscila mais não liga, medi as 2 bios novamente e não acho voltagem em nenhum dos pads das bios o engraçado e que em nenhuma das 2 tem voltagem. @usumak o que ta circulado em verde foi aonde achei as tensões de 19v

 

OBS: A unica tensão que oscila quando eu aperto o botão power e esse 2,7 v

 

eu tirei a bateria da bios tem algum problema ?

20190515_232346.jpg

Editado: por Rafaelzero
Errei a foto upei a errada
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

 

     Como nosso amigo @Rafaelzero  as bobinas de 3 e 5v estão ok e  o sio também tá sendo alimentado , então o pwm primário está fazendo seu papel .

   Parta agora pra página 44 do esquema e nos repasse se tem tensão no pino 4 do U21  , pois a alimentação da bios só tem voltagem no pino 8 quando apertamos o power(tensão secundária) e é aí no U21 que os +3vs vai alimentar a bios.

   Confira pino 5 do PU4  se tá mandando ACIN pro sio, pois se sio não tiver recebendo esse sinal ele não libera  SUSP e  U21 não vai conduzir.  Confira tensão pino 5 do Q19A  pois se tiver tensão o defeito pode estar  no sio , não pode ter tensão pois o sinal Susp é invertido.

Boa sorte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Henrique O u21 ta sem tensão e quando tento medir o 4 pino dele pra minha surpresa os leds acende mano,  não intendi agora o led ascende bem fraquinho quando tento medir mais não tem tensão

@usumak Fiz oque você falou e quando faço isso os 3v do power ficam oscilando loucamente e a placa não liga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@usumak @João Henrique @Well7487 @Jesiel Galeraaaaaaaaaaaaa ela ligo meu Deus obrigado, so que ela só liga quando faço um curto no Q19 unindo o 4 e o 5 pino, oque ta acontecendo aqui ? ai tipo se eu fizer um Jumper com o 4 e 5 pino do Q19 ela liga e fica 2 leds aceso porque será ?

Screenshot_1.png

Editado: por Rafaelzero
Correção de ortografia
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafaelzero com este jumper vc está forçando susp ao ground 

  Como ele necessita de 0v pra ser acionado ele simplesmente arma o gate de alguns componentes! Isso aconteceria se vc aterrar qualquer ponto de susp#

   Temos que saber pq ele não Está sendo aterrado! Vou dar uma olhada aqui! Calma la

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...