Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo G50-45 placa ACLU5/ACLU6 NM-A281 nao liga,morto

Avalie este tópico:


Duarte Rosa

Posts em destaque

Boas pessoal.

Tenho aqui um Lenovo G30-45 completamente morto. Nas primeiras analises apontava para carregador com defeito,mas so depois me apercebi que o pin do meio nao é de power e sim de data,e os pins de power estao meio escondidos. Medindo,dava os 20v. Mas quando ligo no portatil,com a tampa de baixo aberta e medindo na ficha na board, a voltagem cai para 1v ou menos. Continuo inclinado para carregador com defeito,mas como nao tenho outro para testar vou ter que esperar até esperar um novo.

Entretanto( e ainda antes de me ter apercebido que o pin do meio nao era de power),decidi injetar voltagem com outro carregador e uns clips para fazer contacto,mas injetei a voltagem no pin do meio e estou com medo de ter provocado algum curto circuito,ou queimado algum componente. Já pensei em injetar tensao na ficha na board,mas quero-me parecer que ,como o pin do meio nao deteta carregador,nao vai servir de muito,Nos testes que fiz,nao acusa nenhum curto no circuito de entrada,mesmo assim estou receoso.

Alguem por aí que ja tenha caido na mesma asneira?

Editado: por Duarte Rosa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso não tenha conhecimento, habilidade e instrumentos adequados para reparo de placa de notebook, pode fechar um curto, e se tornar inviável o reparo da mesma, que poderia facilmente ser reparada por um técnico experiente.

Mesmo o técnico experiente, as vezes, tem somente uma chance de reparo, devido as placas poderem sofrer danos por excesso de temperatura ao substituir um componente,  rompimento de trilhas, fluxos e soldas inadequadas.

Caso seja o seu caso, procure um técnico com experiencia, e peça sua ajuda.

Boa sorte.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boas

Ponto da situaçao, mandei vir um carregador novo,e assim que ligo, a board mata o carregador,a luz verde no carregador apaga-se. Abri o portatil e vi logo onde estava o problema, o PQ6( AO4407) está aquecendo muito,e medindo com multimetro em modo diodo, nao tem passagem do source para o dreno.

Precipitei-me um pouco ao mandar vir o carregador,foi dinheiro desperdiçado,mas se calhar vou propor ao cliente eu ficar com ele(já que os Lenovo teem aqueles carregadores com ponta retangular)e acerto o preço da reparaçao. Em principio,será este o problema,nao vejo nenhum capacitor ali ao redor a aquecer ou em curto,o resto parece-me ok.

 

Só uma duvida, substituem por outro qualquer canal P da mesma voltagem, ou tentam  usar um exatamente igual do mesmo modelo?Apesar de este tipo de problemas serem frequentes aqui no forum, raramente me aparece este tipo de situaçao,e quando aparece é quase sempre ou carregador ou dc jack,daí a minha duvida.

Sem Título.jpg

Editado: por Duarte Rosa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia

Recomendo antes de trocar o componente verificar a presença de curto, o porque de estar aquecendo tal componente.

Remover o  componente que esquenta e verificar se de fato existe curto nele ou o curto esta na placa. Meça curto com relação ao terra na linha VIN e linha P2 confirma se nao apresenta continuidade pois é comum curto nessa linha 

Boa sorte no reparo

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas.

Continuando a analise. Do lado de cá do PQ6,está tudo OK. Nao há capacitores em curto ,nem resistores. Do lado de lá, tudo em curto,inclusive o gate e o que vem a seguir ao gate,ou seja, o pino 3 do PQ9, o PR55 e o PQ7 em consequencia do curto no PQ6. Noa há continuidade entre os pinos do sorce e do dreno no PQ6,mas no PQ7 há.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, vc tem curto na placa então. 

Aconselho isolar parte do circuito para descobrir em qual linha esta o curto, eu chuto que o curto está em B+. Digo pois é comum curto nessa linha ocasionado por um mosfet de algum PWM ou um simples capacitor em curto. 

Essa placa tem os jumpers PJ, eles facilitam para identificar o curto pois ao abrir esse PJ isola parte do circuito. 

 

 

 

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Duarte Rosa no post #4 vc mesmo diz que o pq6 nao está apresentando continuidade do source para dreno, e isso está correto, nao deve apresentar mesmo, senao esse PQ estaria em curto. É comum o mosfet aquecer e nao ser nele o curto.

 

Vc pode retirar o PQ7 também e medir ele se está OK fora da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais,obrigado pela preciosa ajuda.

Continuando a analise, e levando em atençao o que me teem dito aqui, leva-me a crer que o mosfet que nao estará bom será o PQ7 e nao o PQ6. Tambem achei na linha do B+ um capacitor que tem ligaçao ao sorce do PQ8,completamente em curto,beepando com o terra nos dois lados,nao o consegui identificar na placa.NAo me apercebi se este menino aquecia. Hoje já nao tenho tempo de testar melhor sem ser só analise com multimetro. Todos os mosfets nas linhas do VIN e B+ o unico que beepa com o terra dos 2 lados é o PQ7.

Editado: por Duarte Rosa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia. Hoje meti-lhe tensao com o charger. PQ6 e PQ7(que nao me tinha apercebido na 1ª vez) a aquecer imenso. O que está para tras do PQ6(fusivel,2 resistores e 2 capacitores)nao apresentam qualquer curto,mas aquecem tambem. Os capacitores na linha B+,nao dao sinal de aquecimento. Por onde começavam, a retirar o tal capacitor na linha B+,ou o a retirar o PQ7,que parece-me ser este o problematico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

Retirei o PQ7 e o curto desapareceu. Nada de aquecimentos. Fora da placa beepa do source para o dreno. Coloquei outro mosfet,que me pareceu compativel e nos primeiros testes, ja consegui ter 20v até à saida do PQ7,que tinha zero. ENtretanto voltou a aquecer e a desarmar o charger. Retirei-o, e coloquei outro,mas continua tudo a aquecer e a desarmar o charger. Retirei os capacitores da linha B+ entre o PQ26,(que beepavam todos com o terra)e a PL905,mas estavam todos bons fora da placa. Nem um que estava em curto. E continua tudo a aquecer. Mesmo quuando nao desarmou o charger, nunca tive 3v ou leds acesos.Com o PQ7 fora da placa, nao há curto,nao desarma o carregador. A minha vontade é fazer um jumper no PQ7 e siga,a ver o que dá.

Editado: por Duarte Rosa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece-me uma boa ideia,o pior é que nao tenho fonte assimetrica. Isto tem que ser um capacitor a seguir ao PQ7,só pode,o pior é que sao muito dificeis de identificar e muito pequenos.Já tirei 3 da linha entre o PQ8 e a PL905 e beepam na placa nos 2 sitios de contacto onde eles estavam. Mais a noite logo atualizo o ponto da situaçao. Mais uma vez,obrigado pela preciosa ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Duarte Rosa bom dia.

Ficou confuso para mim. Afinal vc tem curto na linha B+? Vc achou 19v no source do pq7 seria isso?

 

Se tens curto em b+ sugiro abrir os jumpers PJ que alimentam os pwm afim de isolar alguns pontos do circuito

Atenção para  nao injetar muita tensao em b+ pois se um fet de algum pwm esta em curto vc pode danificar ainda mais a placa. Exemplo se os fets de saida do pwm de 3.3 estao em curto e vc injetar mais que 3v nessa linha vc danifica algo a mais

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

veja o exemplo abaixo amigo. Se injetar muita tensao em B+ e se porventura os mosfets da linha 1.35VP estiverem em curto vc estaria na realidade injetando tensao na linha 1.35vsp. Por isso a atenção em injetar tensao. E por isso essa placa tem os PJ's. PJ501 corresponde a alimentação do fet de alta do pwm em questao. Repito que vc pode ir abrindo os PJ a fim de isolar parte do circuito. Essa placa é AMD e da muito problema no chip BGA.

 

ex.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compreendi,nao injetar tensão senao dou cabo do resto. Só uma nota, aceitei esta reparaçao para aprendizado e até pensando que nao iria ser tao complicado, e com a salvaguarda que mesmo que tudo dê errado, uma board de substituição custa pouco mais que 30 dolares no Aliexpress.

Continuando, achei um pdf com o boardview,nao é o ideal,mas serve. Abrir o jumper PJ2(aquilo é um pingo de solda,certo? é só remover e depois ressoldar?),se percebi bem,vai impedir que passe tensao Vin para la do jumper,ou seja,se o curto tiver antes,vai continuar a aquecer,mas reduzo a area de busca ao que está antes do jumper. Se deixar de aquecer,possivelmente está depois,na linha B+,certo? A linha B+ entende-se como o que está depois do PJ2,certo?

 

Respondendo à pergunta do @R2-D2 , sim,achei 19v no source do PQ7,antes dele voltar a aquecer e matar o charger. O PC21 e o PC23 nao estao presentes na board,mas nos dois contactos beepam com o terra,antes e depois do jumper PJ2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Duarte Rosa disse:

Abrir o jumper PJ2(aquilo é um pingo de solda,certo? é só remover e depois ressoldar?),se percebi bem,vai impedir que passe tensao Vin para la do jumper,ou seja,se o curto tiver antes,vai continuar a aquecer,mas reduzo a area de busca ao que está antes do jumper. Se deixar de aquecer,possivelmente está depois,na linha B+,certo? A linha B+ entende-se como o que está depois do PJ2,certo?

Perfeito amigo, é so abrir a PJ e depois ressoldar, dessa forma isola circuitos. Nao recomendo colocar tensao e esperar alguem aquecer. O correto é analizar antes com o multimetro se a linha esta em curto (bipando com o terra).

 

Precisa considerar que B+ está por toda placa e curto nessa linha em alguns casos é dificil encontrar. Minha opinião é que o curto está em alguma linha que B+ está alimenta. Veja abaixo tudo que B+ alimenta amigo. 

 

ex.png

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

Continuo em analise,alias, acabando a analise, vou-lhe meter as maos e se conseguir ,beleza.se nao conseguir,fico frustrado,mas dou como nao reparado. Continuando, tive a ver o esquema com outros olhos e ainda nao tinha reparado de onde vem a linha P2(que o @R2-D2 falou que poderia ser a origem do curto).Com o boardview, tornou-se mais facil ver onde estavam os componentes. Tive a medir o pin20 de VCC do PU4, o ci de charger,e dá curto com o terra. O PC31 nessa linha tambem. Será aqui a origem do demonio? Um capacitor tao minusculo pode matar um laptop desta maneira?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Duarte Rosa amigo, a linha P2 e B+ são a mesma coisa. Nós sabemos que essa linha está em curto e ela se ramifica por toda placa. 

 

Essa linha B+ alimenta vários componentes.

 

Se algum desses componentes que B+ alimenta estiver em curto, a linha B+ toda fica em curto também!

 

O PU401 por exemplo pode vir a ser o culpado.

Veja exemplo abaixo: se a linha +3VALW entrou em curto (e é muito comum) o PU401 também entrou em curto. E por consequência toda linha B+ entrou em curto, pois é B+ quem alimenta o PU401. Entende?!

 

B+.png

 

 

 

 

Essa máquina tem histórico de curto no SIO e na linha 3VALW. Mas é necessário a análise amigo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nova analise e descobri aquecimento em outro sitio: este mosfet PQ903 e os 2 capacitores PC923 e PC924 aqueciam e bem. Retirei os 2 capacitores e nada, o mosfet continua aquecendo. E de onde ele vem? do PWM do VCore,linha UGATE1 APU. Do source para o dreno beepa. Troquei o mosfet e eureka! temos fan spinning. Mas... nao tenho a linha de 3 volts,o PU401 está a aquecer e o unico capacitor em curto que sai de lá é o pc 409. E nao tenho imagem,tenho os 19v,mas como nao tenho os 3v nao habilita imagem. O laptop arranca logo com a fan a rodar sem ir ao botao de power.A tensao de 5v está presente.

 

o aquecimentopwm.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...