Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo G50-45 placa ACLU5/ACLU6 NM-A281 nao liga,morto

Avalie este tópico:


Duarte Rosa

Posts em destaque

@Duarte Rosa Perfeito amigo. Percebi que fizeste como indiquei e vc está se aproximando do do culpado.

Se vc tem curto no PC409 entao na realidade vc tem curto na linha +3VLP que se transforma em +3VL

 

+3VL alimenta vários outros pontos da placa também, entre eles o SIO .

 

Se eu entendi bem, quando vc conecta o carregador ele sai ligando já? Se sim, pode desconfiar do SIO amigo. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bo dia. Rapida atualizaçao, andei a ver o esquema eletrico, e parece que a coisa em vez de melhorar,piorou, achar onde pode estar os 3v em curto é procurar uma agulha no palheiro. No jumper PJ401, chega os 19v. No pino 1 do SIO dá curto com o terra, tal como no pino 1 do conector do botao power,ou seja a linha 3v ta toda em curto. O PU401 aquece muito,e para piorar,se for ele o problema vai ser dificil achar outro de substituiçao. E se chegar à conclusao que é o SIO,nao reparo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Duarte Rosa disse:

, e parece que a coisa em vez de melhorar,piorou, achar onde pode estar os 3v em curto é procurar uma agulha no palheiro. 

a vida nao eh facil amigo heheheh. curto na linha de 3vl pode ser muita coisa. Mas como teste pode retirar o PU401 e medir novamente a linha 3v se continua em curto. Caso sim dai precisa descobrir quem é o cara. Pode ser o SIO sim. 

mas veja que vc evoluiu. Inicialmente o curto era em B+ e depois descobriu que na realidade é na linha 3VL. Se nunca trocou um SIO seria um grande desafio caso seja ela o culpado. Vc dispoe de uma estação de ar?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas.

Sim,a vida nao é facil. Mas como voce diz,evolui sim, em leitura de esquemas,em tecnica de soldadura,em analise de boards,a meter as maos na massa,apesar de nao ser muito inexperiente, ja vou sabendo umas coisas,mas neste tipo de hobbie(para mim é um hobbie com algum retorno)nunca se sabe tudo. E mesmo que corra mal,aprende-se na mesma. Já cheguei a levar horas agarrado a sucatas ainda funcionais(ou só com a grafica avariada,mas que tem as tensoes todas certas e funcionais) com multimetro e esquema eletrico a estudar a coisa.

Mais um pormenor,que me esqueci de referir, os 3v ,em alguns sitios,nao estao zerados,medem 1volt e qualquer coisa.

Tenho estaçao de ar e ferro de solda e ja mudei um SIO,mas nao correu la muito bem e sendo essa a reparaçao,ao preço que esta board custa e o tempo que levaria à espera pelo chip,mando vi a board.  MIcroscopio,ja tive um usb,mas avariou e ainda nao comprei outro. Fonte assimetrica, estou a construir uma, nao me compensa comprar uma,mesmo barata,porque seria raro dar-lhe uso,esta reparaçao seria a excepçao. Amanha darei novidades.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

Ponto da situaçao,penso que achei o culpado,que parece-me o mais obvio, o PU401. Voltagem de entrada, 19v, voltagem de saida no pin 5, cerca de 1,6v. Que é a mesma voltagem na entrada do SIO e em todos os sitios que medi onde é para tar a tensao +3vl. Onde é para tar a tensao +3valw, pino 8 da Bios, botao power, e mais alguns sitios de acordo com o esquema, tenho 0,6v.O PC421 ,do outro lado da placa,aquecia e retirei-o,mas acho que era em consequencia do aquecimento do PU401,porque nada mudou.Anotação 2019-06-07 224520.jpg

No U13,nao sei se é importante,mas nos pinos de entrada 1 e 2 tem os tais 0,6v ,tal como nos de saida e no jumper J11. NA parte dos 5v está ok.

 

Por azar,nas minhas sucatas nao tenho o PU401,mas já o descobri à venda aqui em Portugal.

Editado: por Duarte Rosa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite.

Update da situaçao ,após uns dias à espera do PU401. Substitui-o com sucesso,deixou de aquecer,tem os 3v,mas... ficou por aí. Neste momento tenho os 3v e os 5v a sair dos PU401 e Pu402 nos respetivos pins,mas a seguir,mais nada,nem nas bobines,nem nos jumpers,nada. Nao tenho aquecimentos,nao tenho sintomas de curtos em capacitores,o unico sitios que o multimetro beepa com o terra,e beepava mesmo sem o PU401 é o jumper PJ402. Tenho os 19v presentes em toda a placa,mas nao há alimentaçao das fontes de 3v e 5v(que antes estava presente) em lado nenhum. Até deixou de arrancar a fan ao plugar o charger. O SIO nao tem alimentaçao e nem aquecimento. Acho que vou dar o caso por perdido, espero mais uma luz da vossa parte a ver o que decido.

 

Edit: Tirei uma foto em supermacro ao SIO e descobri essa marquinha,será queimado? Será este mesmo o culpado??

P6175852 (2).JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/06/2019 às 18:24, Duarte Rosa disse:

Neste momento tenho os 3v e os 5v a sair dos PU401 e Pu402 nos respetivos pins

 

Amigo quando se referir a uma linha de tensao é interessante que coloque o nome da linha. Pois senao fica complicado de entender. 

Por exemplo na placa temos +3VLP, +3VALW, +3VL.... Enfim, qual tensao vc tem na placa?


Voce esta se referindo que tem a tensao +3VLP no pino 5 do PU401? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 17/06/2019 às 18:24, Duarte Rosa disse:

o unico sitios que o multimetro beepa com o terra,e beepava mesmo sem o PU401 é o jumper PJ402

 

No PJ402 nao pode beepar, isso significa que tem curto nessa linha ai. Essa é a linha +3VALW, está por toda placa. 

Vc tem fonte assimetrica amigo?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/06/2019 às 18:24, Duarte Rosa disse:

Tenho os 19v presentes em toda a placa,mas nao há alimentaçao das fontes de 3v e 5v(que antes estava presente) em lado nenhum. Até deixou de arrancar a fan ao plugar o charger. O SIO nao tem alimentaçao e nem aquecimento.

Deixa eu entender. Antes vc tinha as tensoes +3VALW no PJ402 e depois de trocar o PU401 nao tem mais essa tensao?

 

Resumidamente o PU401 funciona assim. Ele recebe 19v nos pinos 7 e 8, libera +3VLP no pino 5 que alimenta o SIO. E entao o SIO libera a tensao EC_ON para habilitar o PU401 e gerar +3VALW e +5VALW. Se nao tem alimentação no SIO logo nao vai ter o sinal EC_ON. Pela foto que vc postou pode ser o SIO danificado sim, tendo em vista que é comum o SIO danificar nessa placa ai. 

 

Mas de qualquer forma precisamos considerar que essa placa é AMD. E os chips AMD são famosos por dar problema. Em 80% dos casos que pego o defeito está no BGA. Nao gosto de trabalhar com AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Expliquei-me mal, eu tinha tensao de 5v no PU402,a linha de 5v estava a funcionar,tinha fan girando e essa tensao presente em toda a placa. Os 3v nao.,s+o tinha a voltagem de entrada(19v)presente nos pinos 7 e 8.No Jumper PJ402 nao tinha tensao, e com alimentaçao desligada,beepava com o terra. Quando troquei o PU401,o dos 3v,deixei de ter os 3 e os 5v presentes. Tambem a soldagem pode ter ficado mal feita,já que as trilhas era tao tao minuscula,que aquilo pode ter ficado mal feito.

Pelo que percebi desta placa, existem 2 pwm um para 3v,o PU401 e um para os 5v o pU402,em vez de haver m pwm para as duas tensoes como na maioria das placas,certo?

 

Sendo o problema bga, só se for o cpu,porque esta placa nao tem graica dedicada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Duarte Rosa disse:

 

Pelo que percebi desta placa, existem 2 pwm um para 3v,o PU401 e um para os 5v o pU402,em vez de haver m pwm para as duas tensoes como na maioria das placas,certo?

 

certo. 

 

E agora vc nao tem mais alimentação no SIO que anteriormente tinha? Se tens tensao no pino 5 do PU401 essa mesma tensao deveria estar chegando no SIO..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/06/2019 às 18:51, Duarte Rosa disse:

o PU401. Voltagem de entrada, 19v, voltagem de saida no pin 5, cerca de 1,6v. Que é a mesma voltagem na entrada do SIO e em todos os sitios que medi onde é para tar a tensao +3vl.

 

entao amigo, estou me baseando pelo que disse em outro post. No dia 07/06 vc diz ter 1,6 no pino 5 do PU401 e também no SIO. 

E agora apos a troca vc diz ter 3v no pino 5 desse PU401, esses 3v deveriam chegar lá no SIO também ao meu ver.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

11 minutos atrás, Duarte Rosa disse:

 Os 5v do outro pwm,encontro na saida do respetivo pin 7 do pU402 e no capacitor pc423.

 

Eu nao sei qual seu nivel de conhecimento em esquemas, mas para esclarecer:

 

Perceba que esses 5v no PU402 é a tensao LDO, e nao a tensao +5VALW. Ou seja esses PWM's geram duas tensoes: A LDO e as VALW. 

 

A tensao LDO é gerada assim que alimenta o PWM. Mas para que tenha VALW é necessário habilitar o CI. Quem habilita esses CI's é o SIO (sinal EC_ON). 

 

Entao o foco principal é descobrir quem esta causando o curto na linha +3VALW. Sem fonte fica dificil. 

Uma alternativa para fonte assimetrica é a fumegation, feito com uma fonte ATX. veja o link aqui, pode ser util. Pode utilizar uma ATX que tenha 3.3v. Nunca injetar mais tensao que a linha suporta

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, quero agradecer a quem me tentou ajudar,principalmente ao @R2-D2 ,que foi de extrema utilidade e paciencia para me ajudar com as minhas duvidas,mas tem vezes que há que saber desistir e seguir em frente e retirar disto o aprendizado conquistado mesmo com o insucesso da reparaçao. Mas nao vou perder mais tempo com esta board,já falei com o cliente e vou optar por uma board de substituiçao,que se formos a ver, era a opçao mais viavel de inicio se eu olhasse isto do ponto de vista unicamente comercial,porque o tempo que investi nisto,seria mais viavel a troca da board. Mas aprendi algumas coisas , e aprofundei outras,leitura de esquemas,analise de board, tecnicas de soldadura, etc etc e isso muitas vezes vale mais que o dinheiro ganho.

Mas isto estava tao complexo,que fiquei com a ideia de qual seria a avaria,mas nao consegui descobrir onde estava. Vou marcar como devolvido, nao me parece que mudar a board seja considerada reparaçao bem sucedida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...