Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Samsung np270e5k Mb BA41- 02455A nao tem pilha da cmos?E não dá imagem!

Avalie este tópico:


cronnie

Posts em destaque

Boa tarde amigos, 

Esse note não está dando imagem nem no externo. tem todas as tensões e liga normal.  Já regravei a bios. O processador é soldado na placa e os módulos de memória também.

O que achei estranho ou diferente é que a motherboard não tem a pilha de 3v da cmos. Estou sem entender!!! Alguém me explica? 

Não há esquema , somente o boardview.

Editado: por cronnie
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, imaginei mesmo que poderia ser alimentado pela bateria. 

@Jesiel,

Vou verificar e dou retorno, apesar que já fiz a regravação da bios.

O super I/O também possui uma bios ec interna, será que poderia estar influenciando quanto ao vídeo? Levando em conta que no sio tem sinais que trocam dados com o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O super io trabalha com clock de 32k, portanto no meu entender, poderia apenas fornecer um sinal de habilitação para um circuito de vídeo.

Em alguns modelos de placa, somente tem vídeo externo, se o cabo lvds estiver ligado, e outros somente após subir o windows.

 

Editado: por regisfatef
inserir texto.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cronnieec pode sim influenciar no vídeo!

Porém está placa é chata em relação a arquivos que sobem ou não vídeo!

   Coloque aqui quais arquivos vc já tentou!

 Na última placa dessa foi 3 vezes com arquivos diferentes pra subir! Outra que essa danada só sobe com alguns chips! Qual chip de bios está aí? É o original?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, cronnie disse:

Certo, imaginei mesmo que poderia ser alimentado pela bateria. 

@Jesiel,

Vou verificar e dou retorno, apesar que já fiz a regravação da bios.

O super I/O também possui uma bios ec interna, será que poderia estar influenciando quanto ao vídeo? Levando em conta que no sio tem sinais que trocam dados com o processador.

A bios do EC serve apenas para ligar a placa, sendo que a segunda bios é que é a responsável pelo vídeo, se for esse o caso. Verifica consumo de corrente, tensões na memória ram. Essa dica do vídeo é simples, mas pode ajudar.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei curioso é fui olhar o esquema de um E361p que tbm tem ec na IO e realmente não encontrei nada relacionado ao vídeo nos sinais spi

   Porém a casos de alguns Acer daqueles e1 572 que não sobem vídeo por io corrompida! Sendo necessário regravar á mesma! 

  Fato curioso! Mais um aprendizado!

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,,

Regravei a bios conforme disponibilizada pelo Paulo Noce, não funcionou.

Tem algo que estou achando estranho, a maquina liga com sua fonte original,  tentei usar a fonte assimétrica com ajuste de 19v, 2.1 A conforme especificação e a maquina não liga, o led de power somente pisca intermitente e não starta, Soldei fios no conector interno do dc jack e conectei a fonte assimétrica e nada. O que acham?

voltei também a bios original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cronnie  eu não sei vc doutor! Mais minha humilde opinião ( I/O )

    Não consigo fazer uma análise mais crítica sem esquema! O problema aí é infelizmente tenq encarar o prejuízo em uma possível falha de diagnóstico!

   Eu em geral quando acontece isso, eu explico pro cliente e se ele quiser tentar que pague o valor de custo do componente! 

 Técnico não é JESUS pra saber de tudo! As vezes devolver é melhor do que ter dor de cabeça!

   Abraço e boa sorte meu amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, cronnie disse:

Amigos,,

Regravei a bios conforme disponibilizada pelo Paulo Noce, não funcionou.

Tem algo que estou achando estranho, a maquina liga com sua fonte original,  tentei usar a fonte assimétrica com ajuste de 19v, 2.1 A conforme especificação e a maquina não liga, o led de power somente pisca intermitente e não starta, Soldei fios no conector interno do dc jack e conectei a fonte assimétrica e nada. O que acham?

voltei também a bios original.

Não precisa ajustar a fonte de bancada se não curto, pode colocar os 5A máximo sem medo. Só se ajusta a fonte quando tem curto. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode estar ocorrendo pico de corrente, para ligar algum estágio de alimentação na placa, procure fazer medições nas bobinas.

Faça teste com fonte assimétrica com ajuste de corrente em 3,5 Amp. e verifique se a placa liga.

Uma duvida, a placa está carregando a bateria, e caso sim, consegue ligar somente pela bateria ?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo, @regisfatef

 

Deu certo ajustando a tensão em 19 v corrente acima de 4A na assimétrica.

Tenho um consumo de 0.45 A,maquina ligada sem video interno e externo.

Processador aquece normal, tensões de 3.3v e 5V, ok, 1.2aux e 1.80.ok, tensões na bios,ok.

Regravei a bios por 4 vezes, troquei o chip e nada.

Acho que há problemas no processador que inclusive é soldado a placa. fiz um ME nele, sem resultado.

Resoldei também o Sio.

o note liga também somente com a bateria

Mais alguma dica?

 

Editado: por cronnie
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...