Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo Xr7550 - placa 71r-nh4su4-t850 // em curto

Avalie este tópico:


Antonio vm

Posts em destaque

Olá, meus amigos estou com este notebook que esta em curto neste mosfet abaixo ao conectar na fonte.

 

Este mosfet ele frita. E os capacitores sinalizados também estao em curto apitando para os 2 lados com o gnd.

 

Ja substituí o mosfet e nada os pads dele não estão em curto.

quando injeto tensao no capacitores a ponteira minha mão que esquenta. Tambem ja tirei todos os capacitores continua apitando para os 2 lados alguem pode me ajudar pois nao existe o esquema elétrico para este notebook....

20190524_235950.jpg

20190524_235930.jpg

Editado: por Antonio vm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não adianta ficar trocando ele, primeiro você tem que identificar onde está o curto.

 

Primeiro eu verificaria mosfets de alta das fontes secundarias (o curto pode ser em um dos mosfets do vcore por exemplo. não precisa remover da placa pra ver se está em curto) se não encontrar, injeta tensão no VIN (começa com 1v, tenta não subir muito) e vê se alguma coisa esquenta. Trilha VIN começa nos pinos 21,22,23,24,25 do OZ8660LN, pode injetar no pad  dos capacitores que ficam ali.

Editado: por e1D
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3a já deveria estar esquentando alguma coisa. É bem possível que essa corrente esteja sendo puxada pelo processador ou pch, e se for, com 2.3v já pode ter danificado ele. Não significa que queimou nada ainda, mas por isso que é bom testar os mosfets antes.

 

 

Editado: vi que removeu mosfets, removeu todos eles? Inclusive do vídeo onboard da alimentação principal do pch?

 

 

Editado: por e1D
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curto, a não ser que seja em componente que não compensa trocar ou entre trilhas da propria placa normalmente tem reparo sim. Só precisa achar onde ele está.

 

Se a ponteira está esquentando, voce já viu se o problema não é um daqueles capacitores que ficam ali?

 

Outra coisa, testa os mosfets das outra fontes que você não removeu na escala de Ohms medindo entre source e gate pra ver se não ta dando 0 Ohm ou proximo disso. Se estiver normalmente vai ter curto entre source e gate também o que facilita mais ainda identificar que está em curto.

 

Mas capacitor em curto que fica em uma area grande de cobre também engana porque o calor é dissipado rapidamente e demora pra esquentar.

Editado: por e1D
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Curto está no VIN, que é a trilha que começa na saída do oz8660 e alimenta todos os componentes que recebem 19v da fonte ou a tensão da bateria. O curto não está necessariamente nessa região onde você já identificou que tem curto, qualquer um dos componentes alimentados diretamente por essa trilha pode estar em curto.

 

Já verificou esse componente?

nh4su4-a.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...