Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Megabox MG5HDPlus Não Atende o Controle Remoto

Avalie este tópico:


geansantos

Posts em destaque

18 minutos atrás, fxsat disse:

Outra coisa ja observou que este controle tem a função universal, sendo assim verificou se esta na função STB?

@fxsat muito importante sua observação mas esse aqui e a versão só pra stb veja a foto apesar de não ser muito nítida! 

Controle mega box mg5 hd plus.png

Editado: por geansantos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fxsat amigo, já ouvi falar de capacitor de acoplamento, e aproveito para fazer outras observações, e sobre um dos 2 capacitores que estão ligados à bobina que tem essa variação de 3v a 9v, e que o capacitor ligado a bobina tem tensões dos 2 lados com valores diferentes de um lado pra outro.

Eu vou aproveitar para lhe perguntar em quais situações pode ser normal ou não, um capacitor smd ou eletrolitico apresentar tensões dos dois lados com o circuito ligado, porem não apresenta continuidade com o circuito desligado nem com o gnd da placa nem nele mesmo ?

Editado: por geansantos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo bom dia.

Essa analise esta muito bagunçada. Estamos nos referindo a um aparelho que não esta funcionando o controle, ou seja para que isso aconteça o aparelho deve esta ligando normal, correto?

Ai você coloca que tem uma variação a lina de 3v, que seria de 3 a 9v, com 9v nessa linha o aparelho não funcionaria.

Veja se estas medidas estão corretas!

Qualquer coisa 3v injete tensão com a fonte de bancada na linha de 3v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fxsat,  bom dia amigo, as informações que te passei são verdadeiras, vc me perguntou qual aparelho eu estava trabalhando no momento é eu respondi que era o que ficou por ultimo com poblemas no controle esse aparelho ligava e funcionava normal, porém ele parou de atender o controle depois  da troca e destroça do ir que usei como teste no outro pra ver se era poblema no ir ou algo mais na placa, o outro eu vou deixar pra consertar por ultimo,  continuando no que eu estou analisando vou injetar os 3v como vc citou pra ver se aquece alguma coisa, e reporto pra vc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tai a medida do lado esquerdo da bobina de posição L104 na placa, referência da bobina 4R7   10,58 volt.

No lado direito mede 5,9v e 5,10v .

Do lado esquerdo cada vez que eu encosto a ponteira da um valor diferente pra mais ou pra menos ! 

Medida da bobina L104 _4R7.jpg

Editado: por geansantos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, geansantos disse:

Tai a medida do lado esquerdo da bobina de posição L104 na placa, referência da bobina 4R7   10,58 volt.

No lado direito mede 5,9v e 5,10v .

Do lado esquerdo cada vez que eu encosto a ponteira da um valor diferente pra mais ou pra menos ! 

Medida da bobina L104 _4R7.jpg

Boa noite amigo!

Realmente... Sendo assim esta tensão esta chegando desse jeito no sensor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fxsat boa noite, não o lado da bobina que vai para o sensor esta estabilizado em 5,9v  

O lado da bobina  que òxila e o que esta ligado ao pino 6 do ci U111 e entre eles tem um capacitor smd que um dos lados e ligado também a bobina e ao pino 6 do ci, e o outro lado do capacitor tambem esta ligado ao pino 1 do ci 

Tenho umas duvidas, sobre esse ci ele não apresenta curto em seus terminais, porem sempre que coloco o dedo sobre ele para sentir a temperatura ele emite um bip, e se apertar reinicia o aparelho isso ja acontecia antes do problema do ir 

E também tem cinco resistor bem pequeno R20,R180,R128, R60 e outro R colado no R60 ambos apresentam continuidade nos seu terminais

 E mais sobre o díodo zener posição D7 na placa, ele não apresenta tensões do gnd para nenhuma de suas polaridades, e normal isso ?

Editado: por geansantos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fxsat amigo, antes deu remover a bobina eu dei um vasilo medindo as tensões  feixei curto com a ponteira do multímetro sem querer no ci u111, ma como eu tinha o outro deco aqui então  já substituir, depois compro pra repor 

Então como vc me orientou a remover a bobina e injetar 5v eu fiz, tava tudo normal nenhum aquecimento demasiado  e o aparelho ligou normal  mesmo só com 5v na fonte assimétrica 2a, aí eu tive a idéia de testar outra bobina procurei aqui e achei uma de placa de notbook removi o soldei no lugar da outra e coloquei o sensor do bravissimo pra testa e funcionou com o controle remoto vou testar direito e lhe reporto, ok abraços. 

Se nesse tiver tudo ok vou me preparar pra arrumar o outro que será mais complicado, acredito que ele tenha mais defeito visto que o consumo dele e maior, e tenho também que adquiri outro ci .

Editado: por geansantos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fxsat, amigo, o aparelho que eu estava trabalhando graças a JEOVADEUS, e com a importante ajuda sua e do amigo Aguia Eletronica do forum azbrjason, trocando informações com vcs eu conseguir arrumar.
Seguindo algumas informações suas e do outro amigo eu resolvir trocar o indutor 4R7 de posição L104 na placa, ai peguei o mesmo sensor IR do bravissimo e coloquei no lugar do original do deco e pimba, o aparelho passou a obedecer os comandos do controle normalmente
Resumindo, troquei o CI de posição U111, o indutor de posição L104 e o receptor IR de posição na placa IR101, e tudo se normalizou.
Antes de fechar o aparelho testei os dois receptores IR originais desses 2 mg5hd plus, e não funcionaram mais, recoloquei o do bravissimo e está ok.
Observação: a bobina 4R7, no seu lado esquerdo tinha momentos que a tensão variava, de 2,5v a 10,58v ou menos ou mais, portanto acredito que ela era o real poblema nesse deco.
Assim que chegar os novos cis para o U111 de referência: WD4JB, WD5JB, WC6MC, ou WBACL, vou arrumar o outro aparelho igual a este, acredito que ele tem mais problema, pois o consumo dele está mais elevado.
Precisando da ajuda de vcs no concerto do outro volto a incomodar aqui, um grande abraço, obrigado, fiquem com DEUS!.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 28/05/2019 às 15:57, Eletrônica Fernandes disse:

mas nao entendi uma coisa,vc destrocou os sensores de novo pra ver o o outro aparelho volta a funcionar?

de repente pode ser o propio sensor ruim...

Sim amigo, o sensor provavelmente deu defeito por conta da variacão de tensão na bobina,  e támbem os outros componentes em curto, obrigado pela informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi amigos, voltando ao outro megabox mg5 hd plus que estava aparentemente com o mesmo problema do historico dos poster anterior, já solucionei o problema dele também
Antes eu peguei ele apagado tentei fazer recovery mais não ia, resolvi abrir o deco e encontrei alguns capacitores smd em curto substitui os mesmos ai o deco ligou normal mas não obedecia os comandos do controle, fiz recovery mas continuava sem obedecer os comandos do controle, só então com a ajuda dos profisionais aqui fui testando e substituindo os componentes a seguir:
Substitui o CI de posição U111 referencia WD5JB, Substitui o indutor de posição L104 referencia 4R7, e o receptor IR de posição IR101 referencia LMC

 

Usei o sensor Ir do Azbox Bravissimo Twin e do Azbox Thunder e tudo se normalizou.

Fica ai a dica caso alguem tenha o mesmo problemas, agradeço grandemente pela a ajuda dos amigos, um grande abraço.!

Editado: por geansantos
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...