Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Notebook Dell Latitude 3540 - placa: ZAL00-LA - A491P REV: 1.0 -- Sem 3v e 5v, não liga, não acende nenhum led.

Avalie este tópico:


Bferreira

Posts em destaque

 

 

Pessoal, estou com algumas  dúvidas e antes que alguém diga que eu preciso estudar mais, eu direi que estou me esforçando. Mas venho humildemente pedir a ajuda dos amigos mais experientes para solucionar mais um problema.

 

Infelizmente não achei o diagrama esquemático REV 1.0, e estou usando o que a maioria dos amigos tem, REV 0.3 da compal. 

Vamos a dúvida:  meu conhecimento em manutenção de notebooks ainda é limitado e eu ainda não consigo acompanhar as " voltages rail " certinho, e me perco entre os CIs que fazem a regulagem e os DC-DCs da vida. kkkk Mas vou aprender com vocês. 

 

 

Compartilhei uma imagem e acredito que o defeito esteja nesse CI, mas a minha dúvida é se ele precisa de alguma tensão , ou sinal, para gerar as tensões de saidas DRVL1, DRVL2, DRVH1, DRVH2.   ( na imagem os pinos são :10, 11, 15, 16 )

 

Essa dúvida se gerou com base no fato de eu ter medido os pinos abaixo e achado as seguintes tensões:

 

Pino 13 = 5v

Pino 12 =  B+ ( 17, 7v)

Pino  3 = vreg 3.3 v

Pino 2 = VFB  2v

Pino 8 = 0v

Pino 9 =0v 

 

 

Eu penso que isso já era suficiente para ele liberar tensão, de forma que os mosfets possam funcionar ( me corrijam se eu estiver errado )

O MOSFET N-CHANNEL recebe o B+ no dreno.   Os pinos 10, 11, 15 e 16 do CI deveriam excitar os fets em seu gate, mas não sai nada do CI.   Eu acho que ele funciona assim. Me corrijam se eu estiver errado.   

 

 

Eu não tenho como testar a ESR dos capacitores ainda pois não chegou minha ponte LCR. 

Eu testei todas as resistências que vocês veem no print do esquema que eu compartilhei, e todas as resistências estavam dentro. 

 

Bom, pra terminar, não preciso dizer que testei os fets com o multímetro e eles não estavam em curto.. Também busquei essas tensoes em outras partes da placa e não achei.  ( conduzem do source pro gate, mas não o contrário ) 

 

 

abraço a todos e desculpa me estender tanto

 

dell.jpg

Editado: por Bferreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Bferreira disse:

Mas é ele mesmo que gera as tensões de 3 e 5 volts ?

O meu raciocínio na explicação está certo ?

É todo o conjunto deste circuito.

O PWM junto com os mosfet de alta/baixa, capacitor, resistor e indutor são os responsáveis pela transformação dos 19v em 3,3v e 5v.

Claro que o PWM é o principal neste circuito, porém qualquer componente alterado pode fazer com que ele não funcione corretamente.

Pelas medições informadas aqui, parece que o PWM é o vilão, mas já peguei placas que um "maldito" resistor alterado impediu o PWM de funcionar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minute ago, GBS_Info said:

É todo o conjunto deste circuito.

O PWM junto com os mosfet de alta/baixa, capacitor, resistor e indutor são os responsáveis pela transformação dos 19v em 3,3v e 5v.

Claro que o PWM é o principal neste circuito, porém qualquer componente alterado pode fazer com que ele não funcione corretamente.

Pelas medições informadas aqui, parece que o PWM é o vilão, mas já peguei placas que um "maldito" resistor alterado impediu o PWM de funcionar.

 

Sim, entendo. Também já peguei placas que um resistor a impedia de ligar, mas me tira uma duvida, esse CI é o pwm o qual voce se refere ?  Eu entrei no site taxas instruments e lá ele chama esse CI de controlador step-down.   Isso é um pouco confuso para mim por que eu não consigo visualizar todo o sistema de ligação do notebook na cabeça, digo onde as tensoes vao, e onde elas são convertidas.  Eu entendo o que cada coisa é, mas isoladamente e não no sistema - conjunto. 

 

Eu vou fazer outras medições nos resistores e tentar conseguir uma ponte LCR para pedir os capacitores, ai então vejo se troco o CI. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutes ago, master7 said:

Quem manda esse PU100 ligar a fontes de 3,3V e 5V é o SIO através PR102 que habita os pinos 6 e 20. Como você tem a tensão de habilitação nesses pinos e disse que não tem curto nas bobinas de saída das fontes, é bem provável que ele seja o culpado.

Os pinos 6 e 20 tem tensão, mas no esquema fala de 3 e 5 volts, e em ambos os pinos eu achei 3v..  pode ser uma interpretação erronia da minha parte, mas se você olhar o pino 3v EN e o 20 5v EN.   

 

Eu náo medi o resistor pr101. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutes ago, Jesiel said:

 @Bferreira se não teve contato com este treinamento de uma olhada que vale muito a pena!

    Vai te abrir a mente em relação a buck converter! Veja todas as etapas!

 

Não tive. Lhe agradeço.  Vou assistir.  Acho que meu norte está um pouco desorientado ahauhauha 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Bferreira disse:

Os pinos 6 e 20 tem tensão, mas no esquema fala de 3 e 5 volts, e em ambos os pinos eu achei 3v..  pode ser uma interpretação erronia da minha parte, mas se você olhar o pino 3v EN e o 20 5v EN.  

No esquema não diz que as tensões dos pinos 6 e 20 do PU100 são de 3v e 5v.

Lá diz que a nomenclatura do sinal daquela linha é 3v_en no pino 6 e 5v_en no pino 20.

Se procurar por estes sinais no esquema, verás que ambos tem a mesma origem, ou seja, sinal EC_ON  que sai do pino 112 do SIO.

 

Resumindo:

Os sinais 3v_en e 5v_en possuem 3,3v .

 

ata1.png

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutes ago, GBS_Info said:

No esquema não diz que as tensões dos pinos 6 e 20 do PU100 são de 3v e 5v.

Lá diz que a nomenclatura do sinal daquela linha é 3v_en no pino 6 e 5v_en no pino 20.

Se procurar por estes sinais no esquema, verás que ambos tem a mesma origem, ou seja, sinal EC_ON  que sai do pino 112 do SIO.

 

Resumindo:

Os sinais 3v_en e 5v_en possuem 3,3v .

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Perdão pela minha ignorância, mas to aprendendo muito com essa sua super explicação. Eu suspeitei que eu estivesse errado na interpretação.  Estou assistindo o vídeo. MUITO BOM. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Bferreira disse:

Perdão pela minha ignorância, mas to aprendendo muito com essa sua super explicação. Eu suspeitei que eu estivesse errado na interpretação.  Estou assistindo o vídeo. MUITO BOM. 

@Bferreira 

Não há necessidades de se desculpar... ninguém nasce sabendo tudo.

O EBR existe para ajudar a todos os técnicos, sejam eles mais experientes ou não.

Muitos entram aqui sem nem sequer saber o que é um CI e depois de um tempo estudando, praticando e participando conseguem chegar em um nível muito satisfatório.

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutes ago, master7 said:

Não é que nesses pinos 6 e 20 deva ter respectivamente 3v e 5v, eles devem receber uma tensão que vai mandar o PU100 excitar os gates dos pares de mosfets fazendo com que suja nas bobinas as tensões.

PU100.JPG

então, o ci deveria estar excitando os gates dos fets.. mas não está. 

 

num cenário onde algum dos fets estivesse em curto, o que aconteceria ? o ci ligaria e esquentaria ou ele não ligaria por causa de sua proteção ?

 

estou especulando, mas pelas minhas medições, os fets não estão em curto. contudo, isso é valido para outras experiencias. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...