Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido DDrescue - criar imagem em um disco de destino menor

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bom dia a todos,

eis a questão, tenho um HD de 1TB para recuperar usando o DDrescue, mas no momento não tenho um HD de destino do mesmo tamanho ou maior.

Seria possível criar uma imagem para este disco menor? Sei que a quantidade de dados a ser recuperado é por volta de 500GB. Talvez dividindo a imagem de recuperação em duas partes e depois juntando-as?

Acho que não é possível, mas qualquer ideia será bem-vinda.

Editado: por grevan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

se fosse com o DD normal, seria só "pipear" a saída dele para o gzip, tipo:

 

dd if=/dev/hdruim | gzip > arquivo.gz

 

Mas com o ddrescue isso não funciona porque ele não escreve no arquivo de destino sequencialmente, então não dá pra capturar a saída dele via pipe. Uma opção seria você criar uma partição compactada com o fusecompress e mandar o ddrescue salvar a imagem do hd nela.  
 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FDONATO @Bruno Miguel Dias Sancho Obrigado, mas o Acronis não é uma opção para casos de recuperação de dados em dispositivos "avariados". Minha pergunta é especificamente sobre o DDrescue no Linux.

@zazulak Obrigado pelas idéias, nunca utilizei o fusecompress, vou dar uma pesquisada sobre o assunto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hola @grevan, acabo de ver tu pregunta, y aunque nunca lo he hecho, sí he leido que se puede comprimir la imagen al mismo tiempo que se está realizando. Lo que no sé es en donde tengo guardada esa información con los parámetros exactos para hacerlo, recuerdo que el autor de ddrescue recomendaba usar un programa compresor en concreto... Miraré a ver si lo encuentro a tiempo de que te sirva...

 

SI se pueden juntar dos imagenes, eso se logra con el parámetro "-m". Crea cada imagen con un "logfile" cada una, y luego se pueden juntar así:

ddrescue -m logfile2 imagen2 imagen1 logfile1

Esto crea en "imagen1" y "logfile1 todos los datos rescatados de ambas imagenes y sus respectivos logs.

 

Mira también en el manual de ddrescue la opción "-S" (--sparse), tampoco la uso, pero creo que puede ayudar a reducir espacio en el disco destino.

Manual de ddrescue:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Saludos.

Edito: en el manual, en la introducción habla del compresor "lzip", pero sólo para usarlo en el caso de recuperación de CD/DVD dañados y de los cuales se tengan dos copias...es lo que hay, tal vez investigando más encuentres algo.

Editado: por tonpepe
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gracias Ton!

Mas estou achando mais fácil tentar achar um HD do mesmo tamanho, menos complicado.

Me diz uma coisa, esse comando a seguir está certo?

# ddrescue -d -r3 /dev/sda /dev/sdb/test.img /dev/sdb/test.logfile

Criar uma imagem de "a" (source) em "b" (target).

Algum outro parâmetro devo usar além de "-d" e "-r3"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lo único que comentar es que con "-r3" si hay demasiados sectores malos se puede eternizar el proceso que ya de por si es lento.

Si sabes que hay pocos sectores malos, está bien usarlo, pero yo en lo personal, no lo usaria para empezar. Con ese parámetro fuerzas a que intente leer tres veces y además de la lentitud, si el disco está "delicado" corres el riesgo de forzarlo demasiado.

 

Investiga un poco sobre los parametros "--input-position" y "--output-position".

 

El disco "enfermo" (source) no debe estar montado, pero el disco de destino (target) sí.

 

Puedes también poner: "-v". Creo que puedes ponerlo 4 veces, es el nivel de "verbosidad", o sea, te salen por pantalla más datos de los normales sobre el clonado.

 

Saludos y suerte

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se me olvidaba comentarte el parámetro "-n", se usa para rescatar primero las partes buenas del disco, sin detenerse en los sectores malos. Una vez conseguida la imagen, puedes hacer otro intento sin "-n" para tratar de recuperar los sectores problemáticos.

Usa el mismo log que en la primera pasada, si quieres, guarda una copia, porque en la segunda pasada se modificará.

 

Todo esto dependerá de cómo veas el estado del disco, y eso sólo tú puedes verlo...

 

Saludos y suerte.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gracias!

Estou com uma dúvida, nesse meu exemplo:

ddrescue -d /dev/sda /dev/sdb/test.img /dev/sdb/test.log

O caminho /dev/sdb/test.img não está correto?

Como seria o caminho para gravar a imagem para o disco sdb?

Não entendo esta parte.

Estou usando o System Rescue CD live.

 

Acho q estou começando a entender.

Crio um diretório no disco de destino, monto esse diretório, entro no diretório e executo os comandos do ddrescue.

ddrescue -d /dev/sda test.img test.log

a imagem e o log serão criados dentro deste diretório, é isso?

Obrigado mais uma vez.

Editado: por grevan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Yo normalmente uso un SO Debian instalado, pero también uso un USB live (

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  si hay suficiente memoria RAM para ello.

Para guardar la imagen y el log debes poner la ruta correcta, por ejemplo:

Si el disco destino es sdb, y en él sólo tienes una partición, esta partición debe ser nombrada como sdb1, y entonces el comando correcto será:

ddrescue -d /dev/sda /dev/sdb1/test.img /dev/sdb1/test.log

ddrescue -d /dev/sda /ruta_de_montaje/test.img /ruta_de_montaje/test.log

Si no vas a crear una imagen y quieres clonar disco a disco:

ddrescue -d /dev/sda /dev/sdb /ruta_de_montaje/test.log    la ruta_de_montaje para el logfile puede ser un pendrive o un directorio de otro disco. En este caso usa el parámetro "-f". Como el archivo log no ocupa mucho espacio yo suelo meterlo en el mismo pendrive del debian-live.

 

Si ejecutas el comando:

fdisk -l

te saldrá la lista de todos los discos con sus particiones. Antes de ejecutar ddrescue EJECUTA SIEMPRE EL fdisk para comprobar que no hayan cambiado y te equivoques.

 

No necesitas posicionarte en ningún directorio para ejecutar el ddrescue.

 

Hace tiempo postee un pequeño tutorial, revisalo para que entiendas un poco mejor las fases que realiza el ddrescue:

Editado: por tonpepe
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, grevan disse:

O caminho /dev/sdb/test.img não está correto?

@grevan Nesse caso você tem que indicar o diretório ou uma partição dentro do disco destino, e o mesmo deve está montado, não a disco.

Serial algo como:

ddrescue -d /dev/sda /mnt/backup/test.img

Onde /mnt/backup/ é onde está montado a partição /dev/sdb1 por exemplo.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hace 1 hora, FDONATO dijo:

@grevan Nesse caso você tem que indicar o diretório ou uma partição dentro do disco destino, e o mesmo deve está montado, não a disco.

Serial algo como:

ddrescue -d /dev/sda /mnt/backup/test.img

Onde /mnt/backup/ é onde está montado a partição /dev/sdb1 por exemplo.

 

Sólo una pequeña corrección, por que así como está "ddrescue -d /dev/sda /mnt/backup/test.img" no creo que funcione y como explicación puede llevar a error. Hay que especificar en qué partición exacta está "/mnt/backup/", y eso sería así:

ddrescue -d /dev/sda /dev/sdb1/mnt/backup/test.img

 

En el ejemplo que yo utilicé:

ddrescue -d /dev/sda /dev/sdb1/test.img /dev/sdb1/test.log

la imagen y el log se crearán en la partición sdb1 simplemente. Si hubiera algún directorio dentro del cual quisiera que se guardaran, pues habría que añadirlo a la ruta.

Saludos.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, tonpepe disse:

Sólo una pequeña corrección, por que así como está "ddrescue -d /dev/sda /mnt/backup/test.img" no creo que funcione y como explicación puede llevar a error. Hay que especificar en qué partición exacta está "/mnt/backup/", y eso sería así:

ddrescue -d /dev/sda /dev/sdb1/mnt/backup/test.img

/dev/sdb1/ é a nossa partição de destino onde será salvo o .img em questão

Portanto basta montar: mount -t ext4 /dev/sdb1/ /mnt/backup/ sendo assim, é só indicar o diretório onde ela (/dev/sdb1) foi montada, nesse caso em /mnt/backup/.

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso ainda me confunde um pouco, o que o Ton diz faz sentido pra mim, indicar o caminho inteiro do destino (e montando a partição), ex: /dev/sdb1/mnt/backup/test.img

OK

Donato, o que vc quer dizer é que se montarmos uma partição, mesmo se não indicarmos o caminho completo o Linux irá encontra-lá? Não importa em que unidade ela está?

Se for isso, nunca poderemos montar uma partição com mesmo nome em dois discos diferentes, está correto meu pensamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dd.png@grevan Observe a imagem acima, no terminal o 1° comando lsblk mostras meus discos /dev/sda com 4 partições de 1 a 4 e /dev/sdb um pendrive com uma partição /dev/sdb1 mais abaixo o 2° comando eu monto /dev/sdb1 dentro do diretório /mnt/backup que está localizado na raiz do meu disco principal. no 3° comando eu mudo para o diretório /mnt/backup diretamente, sem precisar indicar /dev/sdb1 o 4° comando mostra os arquivos dentro da partição montada, o 5° é para mostrar em diretório que estamos /mnt/backup o 6° para mudar para a pasta principal do user que to logado,  em seguida eu criei um diretório dentro de /mnt/backup (onde está montada /dev/sdb1chamado ELETRÔNICABR, com o comando "mkdir -p /mnt/backup/ELETRONICABR" posteriormente voltei para o diretório /mnt/backup, e com o comando "ls"  eu exibir novamente os arquivos, e também a nova pasta que criei. Observe que em nenhum momento eu precisei usar o /dev/sdb1 para mais nada além de monta-lo dentro de /mnt/backup. Ou seja a partir do momento que a partição já está montada dentro de um ponto de montagem, é só indicar o caminho desse local.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, era o que eu estava pensando mesmo.

Uma coisa ainda não está muito clara para mim (leigo em Linux), quando você diz:

Citar

2° comando eu monto /dev/sdb1 dentro do diretório /mnt/backup que está localizado na raiz do meu disco principal.

Quando dizemos "montar" significa que agora podemos interagir/enxergar esta partição, certo?

Neste comando você está criando o diretório /mnt/backup dentro de sdb1? Porque você diz que /mnt/backup está localizado na raiz do seu disco, fiquei confuso.

Obrigado pelas explicações.

Editado: por grevan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, grevan disse:

Quando dizemos "montar" significa que agora podemos interagir/enxergar esta partição, certo?

Sim.

 

1 hora atrás, grevan disse:

Neste comando você está criando o diretório /mnt/backup dentro de sdb1? Porque você diz que /mnt/backup está localizado na raiz do seu disco, fiquei confuso.

não é criado nenhum diretório dentro de /dev/sdb1 e sim em /dev/sda1

minha raiz é a partição /dev/sda1 montada automaticamente de acordo com o fstab no ponto de montagem "/" e dentro de "/" tem todos os diretórios do sistema linux, "boot",  "usr" "lib" "var" "etc" e o diretório mnt, que dentro dele criei a pasta backup que usamos para montar a partição /dev/sdb1. Ou seja /dev/sdb1 nunca vai ser montado dentro dela própria e sim em um diretório em uma partição diferente! Resumindo /mnt/backup é apenas um ponto de montagem em /dev/sda1.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FDONATO y@grevan Debo disculparme por que yo estaba completamente errado. Queriendo aclarar y no llevar a confusión, lo que hize realmente fué crear más confusión. No es bueno estar con tres trabajos y ocuparse de otro encima. Me equivoqué TOTALMENTE y además en algo tan básico como las rutas en linux.

Yo estaba explicando montar una partición  dentro de si misma...en fin...

@grevan lo siento, espero que gracias al compañero @FDONATO te halla quedado claro este tema, si habres otro post aprovecharé para explicarte el proceso que suelo realizar para recuperar datos de un disco hasta el final.

 

Saludos

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...