Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Compaq presario cq-23 / MB 71r-h14bt4-t830/ sem video

Avalie este tópico:


dauars

Posts em destaque

Caros colegas, como  vocês sabem esse modelo de placa é famosa por  esse problema de ligar e não gerar video. Fiz aquele procedimento de retirar a bateria da bios e fechar seus terminais por uns segundos, dai ele deu imagem. Troquei a bateria da bios e entreguei ao cliente. Em poucos dias voltou do mesmo jeito. Fiz o mesmo procedimento e ele voltou a gerar video. Notei que a bios, U12 que é de 1.8v, não tem nenhuma tensão de alimentação com o note desligado. É assim mesmo? Não deveria ter a alimentação vinda da bateria rtc no pino 8 do u12?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Valteni Lima disse:

@dauars Amigo mesmo desligado tem que ter 1.8v e a mesma placa do positivo stilo 

Se eu não estou enganado essa placa tem duas BIOS U12 de 1.8v e U6 de 3.3v

como sua placa liga sem imagem, sugiro que comece gravando o ci U12, tente ligar a placa se não subir video grave o ci U6!

boa sorte.

Editado: por fabiano.julio
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela tem esses 2 ci u12 e u6. Como eu falei no inicio eu resetei a bios ele deu imagem , entreguei a dono mas depois voltou. Resetei e voltou a dar imagem, mas tenho que ver porque isso ta acontecendo antes de entregar novamente. Com o carregador plugado ele tem 1.8v no u12, mas sem a fonte ele não tem. Minha dúvida é essa, pelo que entendo a bateria rtc deveria manter esses 1.8v alimentando o u12, mesmo com ele desligado, ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem a minha ignorância mas acredito que nesse caso uma coisa não tenha a ver com a outra. A finalidade da bateria é apenas manter as configurações da BIOS e não ela em si, pois o software (firmware) da BIOS não muda, só as configurações que ficam em uma memória CMOS. @dauars quando você reseta a BIOS está desconectando a alimentação da bateria para que as informações armazenadas se apaguem da memória CMOS. De acordo com você com esse procedimento o note volta a dar vídeo. Por essa lógica acredito que se não tem alimentação na BIOS então estaria num "reset" permanente, o que não é o caso pois a placa não perde as configurações armazenadas após o reset, mas mesmo assim volta a dar problema. Imagino que o problema seja na BIOS mesmo e não na alimentação. Regrave a BIOS só pra garantir e veja se resolve. Me estendi bastante, espero que entendam o que eu quis dizer. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dauars Acho válido verificar D8 e D9. São diodos que costumam dar problema nesse modelo de placa. 

Estava com um caso semelhante, intermitente. Retirava pilha CR2032 e colocava a máquina dava vídeo. O defeito estava nesses diodos.

 

Se retirar D9 e a máquina passar a ligar normal pode desconfiar desses diodos (considerando que o D8 nao esteja danificado claro). 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, dauars disse:

Ela tem esses 2 ci u12 e u6. Como eu falei no inicio eu resetei a bios ele deu imagem , entreguei a dono mas depois voltou. Resetei e voltou a dar imagem, mas tenho que ver porque isso ta acontecendo antes de entregar novamente. Com o carregador plugado ele tem 1.8v no u12, mas sem a fonte ele não tem. Minha dúvida é essa, pelo que entendo a bateria rtc deveria manter esses 1.8v alimentando o u12, mesmo com ele desligado, ou não?

isso é o ci de BIOS ruim, troque os 2 bote ci novos!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Amigos depois de muito esparar o chegoua bios que eu pedi, já gravada. Mas o cara mandou uma 25q64fvsig que é de 3v, e a do notebook é a s64-104hip de 1.8v, ou seja não adiantou de nada. Eu estou tentando regravar a minha bios mas o gravador ch341a não detecta ela, uso o adaptador de 1.8v. Alguem já teve essa dificuldade com esse tipo de chip?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...