Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido CCE Win Ultra Thin U25, 71R-C14CU4-T810 queimando Q39

Avalie este tópico:


Donini II

Posts em destaque

2 minutos atrás, fabiano.julio disse:

Donini eu me refiro ao consumo na fonte assimétrica com a placa em condição de stand-by?

 

 

se colocar 19v que é a tensão da placa, assim que conecta o plug na placa o consumo é alto e queima o Q39, se começo com ov e vou aumentando, quando chega perto de 12v, o consumo vai a 1,5 (que é o que eu limito).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, fabiano.julio disse:

Donini remove os fets de alta Q39 e de baixa Q41, deixa os 19v se não houver consumo excessivo, faça medições na bobina L11 veja se tem alguma tensão nela?

se não tiver veja com osciloscópio os pads dos gates de Q39 e Q41?

sem osciloscópio.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, fabiano.julio disse:

Donini remove os fets de alta Q39 e de baixa Q41, deixa os 19v se não houver consumo excessivo, faça medições na bobina L11 veja se tem alguma tensão nela?

se não tiver veja com osciloscópio os pads dos gates de Q39 e Q41?

Removi o Q39 e Q41, e alimentando a placa com 19v, não tem consumo, e não tem tensão na L11, somente 5v no gate do Q41 e 19v no dreno do Q39, me corrija se estou errado mas não era para estar zerado o gate do Q41?

Editado: por Donini II
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Donini II disse:

Sim são diferente, mas acredito que o ci 8153ln que troquei também esta com problema pois não era para ter tensão no gate do Q41.

Pedi pra você remover Q39 e Q41 por que esse sintoma que você está tendo nessa linha é de PWM com defeito, sem controle nos gates, como se você tivesse alimentando uma placa sem ci PWM mas com os Mosfets de alta e baixa na placa!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu entendimento mesmo que o pwm estivesse com defeito e liberasse uma tensão para o gate do q41, ainda assim ele não deveria queimar, já que ele faria apenas a função que lhe cabe. No meu entendimento na hora de trocar o conjunto se não for observado que o q41 deve ter uma corrente bem maior do que o q39, isso sim poderia ocasionar a queima. É apenas o meu ponto de vista e não quer dizer que esteja correta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo tenho uma duvida sera que ele esta trocando o OZ8153LN mesmo? ou esta usando o OZ815LN ha uma diferença entre um e outro se eu não estou enganado o OZ815LN pode ser substituído pelo OZ8153LN mas o inverso não!

me corrijam se eu estiver errado!

 

Captura de Tela 2019-06-07 às 04.00.34.jpg

Editado: por fabiano.julio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

No meu entendimento mesmo que o pwm estivesse com defeito e liberasse uma tensão para o gate do q41, ainda assim ele não deveria queimar, já que ele faria apenas a função que lhe cabe. No meu entendimento na hora de trocar o conjunto se não for observado que o q41 deve ter uma corrente bem maior do que o q39, isso sim poderia ocasionar a queima. É apenas o meu ponto de vista e não quer dizer que esteja correta. 

então Gilson sua lógica está correta, porem você ja tentou ligar uma placa sem o ci pwm mas deixando os mosfets de alta e baixa na placa?

ja viu o estrago que isso faz? 

Pois bem, é o mesmo sintoma que o @Donini II esta tendo nessa placa.

O pwm pode está mau soldado também causando essa queima do Q39

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, fabiano.julio disse:

@Gilson Macedo tenho uma duvida sera que ele esta trocando o OZ8153LN mesmo? ou esta usando o OZ815LN ha uma diferença entre um e outro se eu não estou enganado o OZ815 LN pode ser substituído pelo OZ8153LN mas o inverso não!

me corrijam se eu estiver errado!

Tem os datasheets? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este arquivo é interessante, pena que o desenho não esteja bem nítido. 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo @fabiano.julio , bom dia,  o ci que troquei duas vezes, o primeiro coloquei novo e é o mesmo, já o segundo retirei de uma placa idêntica mas a placa é sucata, então pode ser que esteja com problema, vou retirar o ci, fazer uma limpeza nos pads e verificar com microscópio, depois vou colocar um terceiro ci novo para desencargo.

 Obrigado por estarem ajudando e dando uma aula.

 

 O estranho é que tenho duas placas idênticas com mesmo sintoma, sei que resolvendo uma, consigo resolver as duas.

Editado: por Donini II
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudação colegas. 

@Donini II Está a trocar pelo CI OZ8153LN? O OZ813 acredito que não é compativel nao. A pinagem é diferente.

Deixo o link do datasheet do OZ813, na realidade o link diz OZ815 mas acredito que está incorreto, seria o OZ813 mesmo. Obrigado inclusive ao Sr. Gilson me foi muito útil alguns meses atras. 

 

Vejam a comparação entre OZ815 e OZ813. Os pinos nao conferem, vejam.

 

OZ.png

 

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...