Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida HD para recuperação não reconhecido no sistema

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bom dia a todos, achei melhor abrir um novo tópico para tratar deste HD.

A história:

HD de um notebook de um amigo, relatou que começou a fazer barulhos estranhos, e, de um dia para o outro, notebook parou, não entrava, não reconhecia sistema, etc.... Troquei o HD por um novo e o notebook voltou a funcionar perfeitamente, portanto o problema é o HD mesmo.

Conectei o HD (paciente) na minha máquina via SATA, quando dou boot HD faz um sinal de vida (como se algo se movimentasse lá dentro e para, não me parece nada de anormal), porém quando entro no Linux ele não é reconhecido via Gparted. Tentei lsblk -l no terminal e nada também.

Tentei descobrir o sdX deste HD através de alguma mensagem de erro do sistema, pelo terminal, dmesg | tail. Nada.

Tocando o HD com a mão sinto que ele "vibra" levemente, está sendo alimentado.

Dou boot novamente e não é reconhecido na BIOS.

Entrei no Windows e vi que no "gerenciamento de discos" aparece a letra "D:" mas com a mensagem "Desconhecido - Não inicializado", pede para escolher um estilo de partição, MBR ou GPT, arrisquei e tentei os dois mas nada, MBR dá um erro de arquivo não encontrado, algo assim.

 

Vi em um video onde o HD não aparece no Linux mas com o comando dmesg | tail a pessoa descobre o número sdX através de uma mensagem de erro do sistema (I/O error, dev sdc....) .

Executando o ddrescue com o sdX encontrado funcionou perfeitamente.

E agora, será que está muerto?

Pelos relatos de barulho do dono possivelmente está relacionado com algo físico internamente, mas será que pode ser placa lógica, posso medir alguma tensão?

 

 

 

Editado: por grevan
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grevan 

entiendo que ahora mismo el disco no es reconocido en BIOS y que desde linux con el comando dmesg | tail tampoco te dá ninguna referencia.
Supongo que con el comando "fdisk -l" tampoco saldrá en la lista de discos y particiones. (?)

 

Windows es muy peligroso con estos discos, cuando dice  "Desconhecido - Não inicializado" no hay que dejarle que haga NADA, y cuanto antes cierres el windows y desconectes el disco, mejor. Es muy raro que aparezca esa partición "D"... ¿no será la de la unidad de CD/DVD?

 

Si estaba en un notebook, el daño físico es más que probable. Al mover la máquina de un lado para otro el disco termina por resentirse aunque nos parezca que lo hacemos "a modiño". Las cabezas pueden tocar los platos e ir quedando dañados ambos.
Dicen los profesionales de los laboratorios de recuperación de datos que muchas veces el barullo que se oye no es causa física y que es debido a problemas con la placa lógica. Para salir de dudas tendrías que ponerte a buscar una placa identica con el mismo firmware y fecha de fabricación muy próxima...porque información acerca de medidas de voltaje correctas o esquemas electrónicos no creo que encuentres...

 

Extrae la placa lógica y limpia contactos y observa si hay oxido o suciedad.

 

Tal vez poniendo el disco en diferentes posiciones (acostado de un lado, del otro, de canto, de pie...) consigas que salga en la BIOS una vez más. Arranca con ese Debian-live que te posteé y ten conectado otro disco para clonarlo o guardar una imagen con el ddrescue.

 

Puedes probar a usar el adaptador SATA-IDE que nombraste en un post antiguo, eso puede ayudar mucho para la correcta detección del disco y también si al estar recuperando se te "descuelga" podrás apagar-encerder sin reiniciar el  sistema.

 

Si no vuelve a salir en BIOS sólo el amigo mvcercal y sus colegas podrían ayudar, lo siento.

 

Saludos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grevan , a placa pode sim causar esse tipo de problema, mas pelo seu relato está mais pra problema físico mesmo. Vamos considerar o tempo de uso da peça, se tiver mais que 3 ou 4 anos e não tiver dados importantes para ser recuperados eu já descartaria e peça e partia para instalar um HD novo. Sucesso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, até agora não consigo fazer reconhecer o HD.

Troquei cabos e portas SATA, entradas de força, retirei a PCB e fiz uma limpeza nos contatos.

Não sei nada sobre Linux, mas não achei nada no log do dmesg que me parecesse suspeito.

Não tentei ainda conectar com adaptador SATA/USB.

Será que pode ser a PCB?

Modelo do drive:

Seagate ST1000LM014

PCB: 100705349 REV D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grevan se os dados forem importantes, melhor consultar uma empresa de recuperação de dados que tenha os recursos necessários, mas se não for problema o risco de perdê-los, pode tentar algumas coisas. Para isso, no mínimo você vai precisar de um adaptador USB/Serial LVTTL para acessar o terminal do MCU do HD. Com o log você vai poder ver se o erro é mecânico ou lógico. Esse é um SSHD que possui uma NAND de 8GB usada como cache e caso ela se corrompa, todo o conteúdo fica inacessível. Nesse caso, seria preciso reinicializar a NAND, mesma situação caso trocasse a PCB, além de copiar a ROM.

 

Alguns links para consultar:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grevan con los enlaces que facilitó el compañero @nelsonhf ya tienes para un buen tiempo de investigación. Ese foro es de lo mejor en cuestión de recuperación de datos, pero también es muy dificil encontrar "soluciones bien explicadas o simples": los profesionales protegen su negocio.

Te facilito otro post referente a ese disco híbrido con datos sobre la electrónica de la placa:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Este es otro excelente enlace sobre recuperación de archivos, el "jefe" es portugués (spildit), aunque todo está en inglés...Te facilito el enlace con una búsqueda del modelo de tu disco:

 

Te recomiendo utilizar el navegador Mozilla con el complemento "Im Translator" si no dominas el inglés. Con ese complemento al seleccionar el texto a traducir, podrás ver la traducción sin cambiar de página, sólo clicando en el icono que te sale.

 

Saludos, suerte y mucha paciencia.

Editado: por tonpepe
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu tava com uns bad blocks , fiz zero fill nele ,durante o processo ele deu erro , e ficou assim não reconhece mais , acredito que seja problema de software, acho que só reinstalando o firmware e fazendo uma reconfiguração dos parametros de fábrica, mas não sei como fazer e nem se vale a pena , o meu é toshiba e o unico programa que achei o toshiba diagnostic tool ,nem quando estava funcionando reconhecia agora muito menos. se o programa do fabricante não resolve já era

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/06/2019 às 18:43, nelsonhf disse:

@grevan se os dados forem importantes, melhor consultar uma empresa de recuperação de dados que tenha os recursos necessários, mas se não for problema o risco de perdê-los, pode tentar algumas coisas. Para isso, no mínimo você vai precisar de um adaptador USB/Serial LVTTL para acessar o terminal do MCU do HD. Com o log você vai poder ver se o erro é mecânico ou lógico. Esse é um SSHD que possui uma NAND de 8GB usada como cache e caso ela se corrompa, todo o conteúdo fica inacessível. Nesse caso, seria preciso reinicializar a NAND, mesma situação caso trocasse a PCB, além de copiar a ROM.

 

Alguns links para consultar:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Fiquei lendo a respeito, interessante, esse drive é complicado, chamam de híbrido por causa dessa NAND que mencionou.

Esse adaptador USB/Serial LVTTL é universal, quer dizer, posso comprar qualquer um?

Sei que preciso respeitar a tensão de alimentação da NAND, 1.8c, 3.3v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grevan pode ser qualquer um que suporte 1.8v, o que tenho é baseado no chip CP2104.

Tem esse aqui que pelo que vi é o mais versátil:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Só para relatar uma experiencia minha.

 

Tenho01 HD aqui  que uso para  arquivar coisas meio sem importancia pois SO não funciona mais.

É de Desktop e   está com defeito e para funcionar tenho que fazer o seguinte:

 

Eu plugo a fonte e o adaptador sata para USB e daí ele começa a fazer uns barulhinhos e não funciona.

Aí eu viro ele de lado,  os barulhos param e ele funciona normalmente.

Já deixei funcionando várias vezes durante o dia todo e  funciona normalmente.

 Mas se desvirar e colocar na posição normal dele que é deitado,  daí ele para.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...