Jump to content
paulopozatto

dúvida IMAC A1311 / 820-2494A / Não Liga

Rate this topic

Recommended Posts

Galera, peguei meu primeiro MAC pra reparar, então confesso que sou bem ruim nesse tipo de equipamento, Gostaria da ajuda doa Amigos aqui. Vamos la´o cenário é o seguinte.

Dispositivo não liga ( pressiono o botão do Power e nada aconteçe)

Tenho tensão no Botão de 3.3V ( quando aperto o botão zera a tensão)

Tenho as tensões S5  ( PP1V1_S5_REG ---------- PP3V3_S5_REG----------PP5V_S5_LDO--------------PP12V_S5 )

Quando conectava a fonte, notei que a setor do U9020 e U9021 esquentava demais, notei que chegava 12v no R9081, e só saia 2 V......como é um resistor de 47 Ohn ( acredito eu), achei estranho sair somente 2V ( mesmo tendo uma porta lógica depois e tudo mais), troquei por um resistor de 22 Ohn, agora parou de esquentar quando ligo a fonte.......e tenho 12v ( 11,96 no outro lado) em ambos os lados.

Resolvi Medir as tensões S3 pra ver se existia curto nelas ( embora acho que ele deveria pelo menso ligar e desligar ). E quando injeto tensão no pino 6 do 7853 ( que acredito que gera a tensão PP3V3_S0 ) o setor do U9020 volta a esquentar, apresentava curto, ............removi as duas portas lógicas ( U9021 e U9020) mas mesmo assim a placa não start. Depois que removi as portas lógicas, quando injeto tensão tem um consumo de 0.63 A, acho que não é normal. 

PS: Estou testando ela na mesa, somente fonte e processador ( dando curto no botão pwr)

Já regravei a bios ( mesmo sendo uma SPI, ja´que eu acho que quem controla o start dos MACs seja o SMC )

Vi em alguns posts aqui e em alguns videos, que a placa possui LED, no esquema eletrico tb, mas nenhum aqui acende. nem quando coloco o carregador.

Tenho tensão de alimentação no SMC tb.

Desde já, meu mto Obrigado galera, e desculpe por tantas informações, é que são muitos testes, e tento ser o mais específico possível, forte abraço.

U7853.png

U9020.png

tensoes.png

@Gilson Macedo bom dia meu caro, acredito que sejam estes os arquivos pertinentes.

@paulopozatto no meu entendimento esses AND gates ( U9021 e U9020) só deveriam habilitar suas saídas quando ambas as entradas estivessem positivas (pinos 1 e 2 de cada um deles).

Sendo assim LCD_BKL_PWM e PEG_RESET_L deveriam estar com nível lógico alto para ativar uma das entradas da segunda porta AND juntamente com LCD_BKL_ON, e a não ser que eu esteja enganado a saída deveria ser de aproximados 2.3V (no mínimo 1.9v e no máximo 2.6v dependendo da corrente disponível) segundo o que li no datasheet.

Então acredito que a primeira coisa a fazer é voltar esse circuito como estava. ;D 

Hidden Content

Give reaction or reply to this topic to see the hidden content.

• Like 1

Exatamente esse primeiro que usei...........Tentei checar o sinal de "SMC_ONOFF_L" mas como o SMC parece ser BGA, é difícil verificar as saídas e tudo mais, e por eu não saber tb....

3 minutos atrás, Neo disse:

@paulopozatto no meu entendimento esses AND gates ( U9021 e U9020) só deveriam habilitar suas saídas quando ambas as entradas estivessem positivas (pinos 1 e 2 de cada um deles).

Sendo assim LCD_BKL_PWM e PEG_RESET_L deveriam estar com nível lógico alto para ativar uma das entradas da segunda porta AND juntamente com LCD_BKL_ON, e a não ser que eu esteja enganado a saída deveria ser de aproximados 2.3V (no mínimo 1.9v e no máximo 2.6v dependendo da corrente disponível) segundo o que li no datasheet.

Então acredito que a primeira coisa a fazer é voltar esse circuito como estava. ;D 

Hidden Content

@Neo, exatamente o que pensei,  já que vi as "maximas" desse componente que parece ser da Toshiba, alimentação de 6V maxima no pino 5, e saida de 3v max se não me engano. mas que que esse 12V entrando ta fazendo no Diodo? kkkkk. E tb ele ativa com alimentação S0 parece, não sei pq estava esquentando, e pq o MAC nem liga, sei lá, deveria pelo menos ligar e desligar acredito eu.........como é responsável somente pela alimentação da Tela, quando removi tudo acho que deveria ligar o MAC, só não gerar "imagen" por isos nem foquei tantooo nessa parte

Acredito tb que o U9020 seja habilitado com dois sinais positivos e aciona depois o o pino 2 do 9021, gerando assim uma saida no PIno4. Mas independente disso, se eu remover todo esse setor, o MAC não deveria ligar? Ele tem outro problema provavelmente né?.  É o que penso kkk

U9021.png

13 minutos atrás, Neo disse:

Hidden Content

Sim vou fazer isso, o duro é que perdi o resistor kkkkkk. Mas vou voltar ele no lugar novamente, Esse resistor é de 47 Ohn ? esta certo isso ? eu medi ele fora do circuito e estava dando 86 Ohn..........Vou ressoldar o circuito e passar as medições qq coisa, mtoo mto Obrigado

Não vi nada sobre diodo na primeira mensagem, não entendi a citação.

Talvez realmente tenhas uma das portas lógicas ou até as duas com problema o ideal seria trocar por novas, não aprofundei esta análise pois se tens 12V onde deveria haver 2.3V isso precisa ser investigado e corrigido antes, afinal ambos os cis são alimentados com 3.3v, terias, imagino, que verificar de onde vem estes acionamentos que chegam nas portas AND.

Diodo não, perdão, Resistor..............Então, vou tentar substituir ele sim, mas independente de qq coisa, caso eu removesse esses caras, e o resistor tudo mais, levantasse a bobina L9050, a palca deveria startar né, ? Então ela tem outro problema acredito. Estava pensando em Focar mais na parte dele ligar, daí ligando volto na parte do ""LVDS"", seria o ideal né?

Amigo vamos lá, espero ter feito Certo.......Removi o U9021 ( que esta meio chamuscado, espedaçado) o U9020 e a Bobina L9050 que alimenta o resistor R9081. E vou focar em fazer o IMAC ligar, pois pela lógica acredito que assim ele ligaria e só não apresentaria o Backlight.....

Vai de cada um acho, eu procuro não inserir novos obstáculos na análise, preferiria resolver o defeito secundário antes de procurar nova causa para o aparelho não ligar, pois no fim posso acabar resolvendo o primeiro problema e por causa do segundo a placa não ligar de qualquer forma, e aí ficarei procurando algo que não existe até desistir da placa.

Mas cada um pensa de um jeito, faça como achar melhor. ;D 

• Like 1

@Neo, realmente amigo, acredito que tenha razão, uam que, faz todo sentido, e outra amigo, vc tem mtooooo mais experiência do que eu, e devo ter humildade e respeito a isso, vou fazer o que vc diz. Então uma dúvida, esse resistor R9081, é msm de 48 Ohn somente ? ( já que os outros tem o K, 100K, 10K e tals...............se eu colocar um de 100Ohn, ou 60 Ohn, algo aproximado, pode fazer muita diferença? ), pela sua experiência?

Outra pergunta "Boba", a placa do MAC por ter aquela porrada se sensor, ela liga na bancada, somente com a fonte e curtinho no Botão? kkkkkkkkk 

Quem pode te dar uma luz é o nosso amigo @Paulo Noce teu xará, eu pego mac uma vez na vida outra na morte, ainda não conheço bem a sequência de start, mas ainda estes dias analisei um com múltiplos problemas. Faltavam 3.42v e havia um capacitor em curto na linha, quando restaurado não subiam o 5V tinha apenas 3.3V, defeito resolvido com troca do tps51125 e ressolda da bobina de 5v, ainda não ligava, fiz reballing do SMC e tudo voltou a funcionar como deveria, créditos ao Mestre dos Macs. ;D 

• Like 1

SIMM, realmente, estava vendo a Live dos Osciloscópios, e o @paulonoce manja demais cara, Sédoido kkkkk.  Mas vou tentar algumas coisas aqui, e tentar recolocar os componentes novos as portas AND. Mto Mto Obrigado Amigo, forte abraço, Obrigado MSMM pela ajuda, de vdd

Segundo o que aprendi recentemente sobre os macs, com a placa na bancada e carregador conectado com luz verde no magsafe a placa já deveria ligar sozinha.

O valor do resistor não é tão crítico imagino, (acredito que a função dele é limitar a corrente que circula na bobina) mas se o esquema não mostra K ou M eu assumo que está em ohms e procuraria seguir o que o mesmo indica. 

• Like 1

9 minutos atrás, Neo disse:

Segundo o que aprendi recentemente sobre os macs, com a placa na bancada e carregador conectado com luz verde no magsafe a placa já deveria ligar sozinha.

O valor do resistor não é tão crítico imagino, (acredito que a função dele é limitar a corrente que circula na bobina) mas se o esquema não mostra K ou M eu assumo que está em ohms e procuraria seguir o que o mesmo indica. 

@Neo, Mto Obrigado mais uma vez amigo, ainda sou novo nos MACs, como é um aparelho "restrio" aqui na minha cidade a experiência é pouca, mas vou melhorar. E Obrigado Pela dica tb da placa, Vou tentar encontrar os componentes, acredito não ter nenhum na sucata ( dei um Control+Shift+F no Adobe de nada kkk ). Se não encontrar na internet tentarei um compatível. Qualquer novidade eu posto aqui, Mto Obrigado maisss uma vez,, abraçãoo.

Neoo, bom dia amigo, vamos lá, fiz mais laguns testes, troquei as duas portas lógicas por outras compatvieis, são toshiba tb e aúncia diferença é que aguentam tensões até 7v ( nada considerável kk).

Agora não tenho mais os 12V entrando no pino 4 dos ANDs, e nada esquenta, tudo "normal" aparentemente,.

Chequei todas as tensões S5, todas kk, mas msm assim não liga.

testei 3 Bios aqui do Fórum, mas sem sucesso, troquei o chip tb

Agora encontrei o LED601, que estava coberto por uma fita preta. Ele esta acesso, indicando que "its pluged in", segundo o esquema, meio que seria, AC conectado, ligado na tomada kk coisa do tipo.

Fiz um ME no SMC mas nada, não consigo /não sei talvez, verficar se os sinais estão chegando na PCH, sinais de comando. talvez eu faça um Reballing no MSc kkkk. Esta bem Punk a parada kkk.

Acho que é mesmo o primeiro passo neste caso já tendo estabilizado o outro problema, fazer o reballing do SMC.

• Like 1

Neoo, é o que eu tentarei msm amigo, acredito que amanha de manhã eu já tento isso, vou colocar a bixa pra rebalar ( pouta PCB Grossa   rapaz kk) tomarei muito cuidado, e posto o resultado, vlwww, boa tarde

Chip pequeno que nem esse aí eu nem ligo a estação BGA faço na SMD mesmo...

@Neo, Então rapaz, kk o bixo é pequeno msm, eu coloquei na estação somente pra dar um "PRé" pq na hora de soltar os capacitores e os ANDs lá, vi que deu um bom trabalho pra dessoldar, ( talvez pq a PCB é grossa ). E essa estação YAXUN minha aqui tb, não sei não kkk. Mas já soltei o Chip Reballei, e exatamente agora a maquina Startou, vou ressolda-lo........Que rufem os tambores kkk. Pout@ chip pequeno, esferas 0.35 kkk, quase fiquei cégo pra ressoldar. Mas vamos ver, terminando aqui ja´te falo, forte abraço.

@paulopozatto Cara, o @Paulo Noce me sugeriu usar esferas 0.45 e eu fiz com elas... o stencil no meu caso F2117LP era compatível certinho e já pronto pra usar esferas 0.45, o chip fica um pouco mais elevado da placa, foi mole mole... Mas antes de achar este estava prestes a usar um universal de 0.35, minha surpresa foi que as esferas de 0.45 cabem perfeitamente no stencil universal de 0.35, pelo menos no meu aqui...

Mas o meu único problema com as esferas 0.35 0.30 e 0.25 é que as vezes entram embaixo da unha uhaeuheauhae até prefiro fazer reballing de chips com esferas pequenas sei lá porque...

Uso estação da ya xun 883D e não tenho nada pra reclamar, está comigo desde 2014 e nunca apresentou qualquer problema, a única vez em que parou de funcionar foi porque meu ex-sócio usou com ar muito baixo 1.5 ou 2 e acima de 300°C aí a resistência do ar quente abriu, nem troquei, só emendei e tá assim até hoje.
E os dois ferros continuam funcionando muito bem também.

• Like 1