Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida IMAC A1311 / 820-2494A / Não Liga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Galera, peguei meu primeiro MAC pra reparar, então confesso que sou bem ruim nesse tipo de equipamento, Gostaria da ajuda doa Amigos aqui. Vamos la´o cenário é o seguinte.

 

Dispositivo não liga ( pressiono o botão do Power e nada aconteçe)

Tenho tensão no Botão de 3.3V ( quando aperto o botão zera a tensão)

Tenho as tensões S5  ( PP1V1_S5_REG ---------- PP3V3_S5_REG----------PP5V_S5_LDO--------------PP12V_S5 )

 

Quando conectava a fonte, notei que a setor do U9020 e U9021 esquentava demais, notei que chegava 12v no R9081, e só saia 2 V......como é um resistor de 47 Ohn ( acredito eu), achei estranho sair somente 2V ( mesmo tendo uma porta lógica depois e tudo mais), troquei por um resistor de 22 Ohn, agora parou de esquentar quando ligo a fonte.......e tenho 12v ( 11,96 no outro lado) em ambos os lados.

 

 

Resolvi Medir as tensões S3 pra ver se existia curto nelas ( embora acho que ele deveria pelo menso ligar e desligar ). E quando injeto tensão no pino 6 do 7853 ( que acredito que gera a tensão PP3V3_S0 ) o setor do U9020 volta a esquentar, apresentava curto, ............removi as duas portas lógicas ( U9021 e U9020) mas mesmo assim a placa não start. Depois que removi as portas lógicas, quando injeto tensão tem um consumo de 0.63 A, acho que não é normal. 

 

PS: Estou testando ela na mesa, somente fonte e processador ( dando curto no botão pwr)

Já regravei a bios ( mesmo sendo uma SPI, ja´que eu acho que quem controla o start dos MACs seja o SMC )

Vi em alguns posts aqui e em alguns videos, que a placa possui LED, no esquema eletrico tb, mas nenhum aqui acende. nem quando coloco o carregador.

Tenho tensão de alimentação no SMC tb.

 

Desde já, meu mto Obrigado galera, e desculpe por tantas informações, é que são muitos testes, e tento ser o mais específico possível, forte abraço.

U7853.png

U9020.png

tensoes.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulopozatto no meu entendimento esses AND gates ( U9021 e U9020) só deveriam habilitar suas saídas quando ambas as entradas estivessem positivas (pinos 1 e 2 de cada um deles).

Sendo assim LCD_BKL_PWM e PEG_RESET_L deveriam estar com nível lógico alto para ativar uma das entradas da segunda porta AND juntamente com LCD_BKL_ON, e a não ser que eu esteja enganado a saída deveria ser de aproximados 2.3V (no mínimo 1.9v e no máximo 2.6v dependendo da corrente disponível) segundo o que li no datasheet.

Então acredito que a primeira coisa a fazer é voltar esse circuito como estava. ;D 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Neo disse:

@paulopozatto no meu entendimento esses AND gates ( U9021 e U9020) só deveriam habilitar suas saídas quando ambas as entradas estivessem positivas (pinos 1 e 2 de cada um deles).

Sendo assim LCD_BKL_PWM e PEG_RESET_L deveriam estar com nível lógico alto para ativar uma das entradas da segunda porta AND juntamente com LCD_BKL_ON, e a não ser que eu esteja enganado a saída deveria ser de aproximados 2.3V (no mínimo 1.9v e no máximo 2.6v dependendo da corrente disponível) segundo o que li no datasheet.

Então acredito que a primeira coisa a fazer é voltar esse circuito como estava. ;D 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

@Neo, exatamente o que pensei,  já que vi as "maximas" desse componente que parece ser da Toshiba, alimentação de 6V maxima no pino 5, e saida de 3v max se não me engano. mas que que esse 12V entrando ta fazendo no Diodo? kkkkk. E tb ele ativa com alimentação S0 parece, não sei pq estava esquentando, e pq o MAC nem liga, sei lá, deveria pelo menos ligar e desligar acredito eu.........como é responsável somente pela alimentação da Tela, quando removi tudo acho que deveria ligar o MAC, só não gerar "imagen" por isos nem foquei tantooo nessa parte

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito tb que o U9020 seja habilitado com dois sinais positivos e aciona depois o o pino 2 do 9021, gerando assim uma saida no PIno4. Mas independente disso, se eu remover todo esse setor, o MAC não deveria ligar? Ele tem outro problema provavelmente né?.  É o que penso kkk

U9021.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Neo disse:

@paulopozatto no meu entendimento esses AND gates ( U9021 e U9020) só deveriam habilitar suas saídas quando ambas as entradas estivessem positivas (pinos 1 e 2 de cada um deles).

Sendo assim LCD_BKL_PWM e PEG_RESET_L deveriam estar com nível lógico alto para ativar uma das entradas da segunda porta AND juntamente com LCD_BKL_ON, e a não ser que eu esteja enganado a saída deveria ser de aproximados 2.3V (no mínimo 1.9v e no máximo 2.6v dependendo da corrente disponível) segundo o que li no datasheet.

Então acredito que a primeira coisa a fazer é voltar esse circuito como estava. ;D 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Sim vou fazer isso, o duro é que perdi o resistor kkkkkk. Mas vou voltar ele no lugar novamente, Esse resistor é de 47 Ohn ? esta certo isso ? eu medi ele fora do circuito e estava dando 86 Ohn..........Vou ressoldar o circuito e passar as medições qq coisa, mtoo mto Obrigado

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vi nada sobre diodo na primeira mensagem, não entendi a citação.

Talvez realmente tenhas uma das portas lógicas ou até as duas com problema o ideal seria trocar por novas, não aprofundei esta análise pois se tens 12V onde deveria haver 2.3V isso precisa ser investigado e corrigido antes, afinal ambos os cis são alimentados com 3.3v, terias, imagino, que verificar de onde vem estes acionamentos que chegam nas portas AND.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diodo não, perdão, Resistor..............Então, vou tentar substituir ele sim, mas independente de qq coisa, caso eu removesse esses caras, e o resistor tudo mais, levantasse a bobina L9050, a palca deveria startar né, ? Então ela tem outro problema acredito. Estava pensando em Focar mais na parte dele ligar, daí ligando volto na parte do ""LVDS"", seria o ideal né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo vamos lá, espero ter feito Certo.......Removi o U9021 ( que esta meio chamuscado, espedaçado) o U9020 e a Bobina L9050 que alimenta o resistor R9081. E vou focar em fazer o IMAC ligar, pois pela lógica acredito que assim ele ligaria e só não apresentaria o Backlight.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai de cada um acho, eu procuro não inserir novos obstáculos na análise, preferiria resolver o defeito secundário antes de procurar nova causa para o aparelho não ligar, pois no fim posso acabar resolvendo o primeiro problema e por causa do segundo a placa não ligar de qualquer forma, e aí ficarei procurando algo que não existe até desistir da placa.

Mas cada um pensa de um jeito, faça como achar melhor. ;D 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neo, realmente amigo, acredito que tenha razão, uam que, faz todo sentido, e outra amigo, vc tem mtooooo mais experiência do que eu, e devo ter humildade e respeito a isso, vou fazer o que vc diz. Então uma dúvida, esse resistor R9081, é msm de 48 Ohn somente ? ( já que os outros tem o K, 100K, 10K e tals...............se eu colocar um de 100Ohn, ou 60 Ohn, algo aproximado, pode fazer muita diferença? ), pela sua experiência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem pode te dar uma luz é o nosso amigo @Paulo Noce teu xará, eu pego mac uma vez na vida outra na morte, ainda não conheço bem a sequência de start, mas ainda estes dias analisei um com múltiplos problemas. Faltavam 3.42v e havia um capacitor em curto na linha, quando restaurado não subiam o 5V tinha apenas 3.3V, defeito resolvido com troca do tps51125 e ressolda da bobina de 5v, ainda não ligava, fiz reballing do SMC e tudo voltou a funcionar como deveria, créditos ao Mestre dos Macs. ;D 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo o que aprendi recentemente sobre os macs, com a placa na bancada e carregador conectado com luz verde no magsafe a placa já deveria ligar sozinha.

O valor do resistor não é tão crítico imagino, (acredito que a função dele é limitar a corrente que circula na bobina) mas se o esquema não mostra K ou M eu assumo que está em ohms e procuraria seguir o que o mesmo indica. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Neo disse:

Segundo o que aprendi recentemente sobre os macs, com a placa na bancada e carregador conectado com luz verde no magsafe a placa já deveria ligar sozinha.

O valor do resistor não é tão crítico imagino, (acredito que a função dele é limitar a corrente que circula na bobina) mas se o esquema não mostra K ou M eu assumo que está em ohms e procuraria seguir o que o mesmo indica. 

@Neo, Mto Obrigado mais uma vez amigo, ainda sou novo nos MACs, como é um aparelho "restrio" aqui na minha cidade a experiência é pouca, mas vou melhorar. E Obrigado Pela dica tb da placa, Vou tentar encontrar os componentes, acredito não ter nenhum na sucata ( dei um Control+Shift+F no Adobe de nada kkk ). Se não encontrar na internet tentarei um compatível. Qualquer novidade eu posto aqui, Mto Obrigado maisss uma vez,, abraçãoo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neoo, bom dia amigo, vamos lá, fiz mais laguns testes, troquei as duas portas lógicas por outras compatvieis, são toshiba tb e aúncia diferença é que aguentam tensões até 7v ( nada considerável kk).

Agora não tenho mais os 12V entrando no pino 4 dos ANDs, e nada esquenta, tudo "normal" aparentemente,.

Chequei todas as tensões S5, todas kk, mas msm assim não liga.

testei 3 Bios aqui do Fórum, mas sem sucesso, troquei o chip tb

Agora encontrei o LED601, que estava coberto por uma fita preta. Ele esta acesso, indicando que "its pluged in", segundo o esquema, meio que seria, AC conectado, ligado na tomada kk coisa do tipo.

Fiz um ME no SMC mas nada, não consigo /não sei talvez, verficar se os sinais estão chegando na PCH, sinais de comando. talvez eu faça um Reballing no MSc kkkk. Esta bem Punk a parada kkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neo, Então rapaz, kk o bixo é pequeno msm, eu coloquei na estação somente pra dar um "PRé" pq na hora de soltar os capacitores e os ANDs lá, vi que deu um bom trabalho pra dessoldar, ( talvez pq a PCB é grossa ). E essa estação YAXUN minha aqui tb, não sei não kkk. Mas já soltei o Chip Reballei, e exatamente agora a maquina Startou, vou ressolda-lo........Que rufem os tambores kkk. Pout@ chip pequeno, esferas 0.35 kkk, quase fiquei cégo pra ressoldar. Mas vamos ver, terminando aqui ja´te falo, forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulopozatto Cara, o @Paulo Noce me sugeriu usar esferas 0.45 e eu fiz com elas... o stencil no meu caso F2117LP era compatível certinho e já pronto pra usar esferas 0.45, o chip fica um pouco mais elevado da placa, foi mole mole... Mas antes de achar este estava prestes a usar um universal de 0.35, minha surpresa foi que as esferas de 0.45 cabem perfeitamente no stencil universal de 0.35, pelo menos no meu aqui...

Mas o meu único problema com as esferas 0.35 0.30 e 0.25 é que as vezes entram embaixo da unha uhaeuheauhae até prefiro fazer reballing de chips com esferas pequenas sei lá porque...

 

Uso estação da ya xun 883D e não tenho nada pra reclamar, está comigo desde 2014 e nunca apresentou qualquer problema, a única vez em que parou de funcionar foi porque meu ex-sócio usou com ar muito baixo 1.5 ou 2 e acima de 300°C aí a resistência do ar quente abriu, nem troquei, só emendei e tá assim até hoje.
E os dois ferros continuam funcionando muito bem também.
 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...