Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise XBox 360 Super Slim - Desligando - Luz verde

Avalie este tópico:


Alex777

Posts em destaque

Boa tarde pessoal. Este é o meu primeiro post e gostaria de compartilhar algumas experiências com vocês. Não sou profissional, faço pequenos consertos em eletrônicos que compro por hobbie.

 

Venho aqui com o meu atual desafio, um XBox 360 Super Slim placa Winchester que liga, dá o boot e funciona normalmente por até alguns minutos, a seguir ele desliga o cooler, a fonte volta para laranja e o led frontal permanece verde. Só é possível religar ao desligar a placa da fonte, não é necessário desligar a fonte.

 

A princípio pensei se tratar da fonte, abri a mesma (lacrada de fábrica) e notei que por dentro estava extremamente lima, comprovei que o cooler dela veio de fábrica defeituoso e nunca rodou. Nenhum outro componente avariado, sem sinais de superaquecimento. Mesmo assim substitui a mesma. Sem sucesso.

 

O videogame já estava mexido pelo dono anterior ou técnico, mas apenas nas soldas dos conectores da fonte.

 

Testando as entrada, todas corretas. saída do regulador de 1,2V OK, saída 3,3V OK em stand by. Desconfiei de superaquecimento e troquei a pasta térmica, sem sucesso.

 

Resolvi monitorar as tensões durante o evento de desligamento, 12v é ativada ao ligar e permanece ok, 5v continua ok e 1,2v também sem alterações. Percebi que a tensão de 3,3v lentamente vai caindo mesmo em stand by, chegando em 2,9v o aparelho desliga a fonte permanecendo apenas em stand by, se já estiver em stand by não é possível ligar. Chega a 1,7v, 5v e 1,2v permanecem ok. Cheguei até o regulador U5A1, dando um curto entre as pernas FB e MODE do regulador a tensão volta para 3,3v e começa a cair novamente. Mantive (perigosamente) o aparelho ligado por alguns minutos assim. Sem superaquecimentos em outros componentes.

 

Não tenho um regulador de 5v para 3,3v no momento, só terei acesso a lojas de componentes no próximo sábado. pretendo comprar um regulador de tensão 1117-33 para testar. antes disso retirarei a bobina da linha de 3,3v e procurar curtos na placa.

 

Estarei atualizando aqui a experiência, por minha falta de experiência estou em busca de dicas e orientações com este projeto.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns amigo pelo grande hobby, sou igual vc fiz o técnico em eletrônica para maior conhecimento e trabalho concertando aparelhos da china ( carregadores, lanternas, caixinhas de som, e etc.. E em casa mecho em celulares e tablets e tambem compro coisas para tentar concertar, ou concerto quando estraga.. Tenho um Xbox dual boot matrix trinit a huns 6 anos  agora que começou a desliga sozinho mais ele da o bip como se encostasse o dedo no botão.. E sem o flex frontal fica normal então  só trocar o mesmo que resolvo . Ainda não zicou mais pra poder aprender mais e pode lhe ajudar.. Mais desejo sorte amigo.. 😊 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme havia escrito, sábado iria dar continuidade ao conserto.

 

Fui em Cascadura em busca de um regulador de tensão de 3,3v. Não encontrei em nenhuma loja de eletrônica. Tive que apelar para a loja de sucata e fui garimpar nas placas mais baratas, encontrei uma placa de HD IDE que sempre têm um regulador destes, ao contrário dos SATA, pois no conector de força do IDE só vai 5v e 12v. Como são placas que não estão funcionando, fui garimpar mais um pouco, peguei mais uma placa de CD player e encontrei até uma placa de drive de Xbox 360 (que pretendo testar e até consertar, pois é um modelo que aceita LT 3.0). Total gasto R$3,00.

 

Chegando em casa, fui aos testes. Não havia desligado o regulador de 3,3v do restante do circuito, não encontrei nenhum curto no circuito. Testei a saída do regulador de 3,3v sem carga e a tensão estava em 5v! desliguei ele da placa. incrível um regulador tão minúsculo, com pontos tão pequenos aguentar o tranco, a corrente na linha de 3,3v deve ser muito baixa.

 

Retirei com paciência o regulador da placa de HD, pois ele é maior, mais fácil de trabalhar. Este encapsulamento abaixo, da mesma marca, mas não este mesmo código.

linear-voltage-regulator-ldo-33v-lf33cdt-smd-to252.jpgFiz uma ligação bem grosseira, fios longos e tudo pendurado, testei fora do circuito, exatos 3,3v na saída. Liguei ao circuito seguindo o esquema abaixo, lembrando de tirar o regulador defeituoso U5A1.

Sem título.jpgUsei cabo 28AWG, a corrente máxima do regulador é 800mA e o cabo aguenta pelo menos 2A. Testei tudo e funcionou! Problema resolvido. Depois disso só arrumei tudo, colei o regulador naquela área livre logo acima do local, deixei os fios o menor possível e montei tudo.

 

Agora voltando à fonte, o cooler está parado, não achei nenhum outro problema nela além da ventoinha travada. Está funcionando, porém não confio deixar ela sem ventilação, próximo passo será consertar isso, uma vez que não encontrei ventoinhas de notebook ou similar para substituir.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Bom meu Xbox360 slim estava funcinando até ontem, porem quando eu fui jogar de noite eu reparei que mesmo com o console desligado ou mesmo com o cabo da fonte desligado do VG a luz da fonte continuava verde. Mesmo assim tentei ligar o VG e aparentemente ele liga, da para ouvir as ventoinhas e quando você passa o dedo na frente do power ele faz barulho, porem a luz nao acende(nao fica verde so apagada) e a bandeja nao abre e nem faz barulho. Tentei religar a fonte em outra tomada mas ela continua ficando com a luz verde acessa mesmo sem o cabo da fonte estar se quer ligado no xbox.
Alguem poderia me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...