Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Dell Vostro 3450 com VGA / Dav02amb8f1 / não liga

Avalie este tópico:


Alan Aguinaga

Posts em destaque

Saudações a todos. 

Estou tentando reparo da placa mãe Dav02amb8f1 com VGA ATI que equipa o Dell Vostro 3450. 

O equipamento estava funcionando e desligou repentinamente. Ao tentar religá-lo percebi que o Led da fonte desligava ao conectá-lo no notebook. 

 Ao desmontar o mesmo fiz análise no circuito e descobri que o mosfet PQ 36 estava em fuga. 

Fiz a substituição do componente e o curto sumiu, a fonte liga o led dela agora, sem desarmar, porém a placa mãe não inicializa nada, nenhum led chega a ligar. A mesma está sem a bateria e eu acho que ela deveria acionar ao ligá-la na fonte simétrica e acender os leds e acionar o cooler, etc... 


Fiz medições e verifiquei que o pq31, mosfet canal P, tem a tensão zerada no seu gate. No dreno e no source ele apresenta os 19 VDC. 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.


Eu não sei onde e o que verificar nessa lógica agora, mas o pino 4 do gate do PQ31 segue em direção ao pq3 que é ligado ao ACAV_IN. Esse gate do PQ 31 não deveria dar algo perto de 3 V ? Ele apresenta 0V agora. 

Eu não entendi direito ainda a lógica do sinal ACAV_IN, parece que ele detecta a tensão da fonte externa e se tem problema ele fecha curto com o terra pra evitar o equipamento ligar? estou certo? 

Na página 44 do esquemático está o circuito que tem o PQ31. 

Eu cheguei a verificar o U1 e vi que ele recebe tensão correta no VCC. 

Será que alguém poderia me ajudar com esse reparo? 




 

Capturar.PNG

Editado: por FDONATO
Remoção de Link externo!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Roberto, beleza? Obrigado pela resposta. Eu estou utilizando agora a fonte do equipamento sim e não mais a fonte de bancada e não consegui fazer o mesmo ligar ainda. Fiz alguns procedimentos que eu li aqui no forum e vou listar: 

 

 

 

Remover bobina que isola a VGA onboard - feito

tensão BIOS.   -   não recebe 

resistor pr147.   - Ok e recebe tensão menor que 19 V
19v do dc jack nao está em curto com o terra. - Não 

veja se não tem curto  PL10 e PL11 -  não tem 

/ injetar   5v na PL10 - o curto era no mosfet da VGA


 fiz mais procedimentos e vou anotar daqui a pouco por aqui com mais precisão

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal, estou desconfiado de que pode ser algum problema no circuito que alimenta a VGA. 

 

Eu troquei os componentes em curto PU1 (pWM) e 2 mosfests, agora eu tenho as tensões +3,3 e +5 V nas bobinas, tenho tensão na bios e no botão do power. estou usando a fonte da Dell para tentar ligar e ainda não liga. 

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.png

 

pin 9 e 12 zerados. o 12 não seria o de alta para alimentar os catodos dos mosfets que alimentam a GPU? 

 

o pq 37 e 36 recebem 19 V mas não passam nada do outro lado dreno e o gate está zerado. 

 

Esse diagrama dessa placa tbm é complicado pra mim por que não tem o power rail especificado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alan Aguinaga boa noite amigo, chegando agora no seu tópico mas notei que não tem alimentação do ci no pino 9, veja se tem pino 2 ?

se não tiver veja quem gera o sinal de +5vrum e veja se está sendo liberado este sinal pelo ci responsável, seu problema deve estar aí !

 Estou no celular agora por isso. Não abro o esquema pra dizer onde vem este sinal, mas você acha fácil pela busca do leitor de PDF ok, boa sorte!

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, cristi disse:

@Alan Aguinaga boa noite amigo, chegando agora no seu tópico mas notei que não tem alimentação do ci no pino 9, veja se tem pino 2 ?

se não tiver veja quem gera o sinal de +5vrum e veja se está sendo liberado este sinal pelo ci responsável, seu problema deve estar aí !

 Estou no celular agora por isso. Não abro o esquema pra dizer onde vem este sinal, mas você acha fácil pela busca do leitor de PDF ok, boa sorte!

 

sim, amanhã vou estar com ela na bancada e vou tentar descobrir. esse arquivo dela não tem aquela page de power rails, que ajuda bastante. daí acaba ficando um pouco mais complicado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Alan Aguinaga disse:

sim, amanhã vou estar com ela na bancada e vou tentar descobrir. esse arquivo dela não tem aquela page de power rails, que ajuda bastante. daí acaba ficando um pouco mais complicado. 

Qual o SIO desta placa? Pelo código do sio podemos seguir outro esquema similar;

 

Veja este esquema na pagina 5 tem uma sequencia e parece ser o mesmo SIO

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...