Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Lenovo IdeaPad 320-15IKB / dg421 dg 521 dg721 nm-b241 rev1.0 / Desligando

Avalie este tópico:


IntelDeveloper

Posts em destaque

A máquina está desligando dentro de alguns segundos, as vezes chega a ficar 4min ligada, as vezes apenas 15s tanto na fonte como no adaptador ac, tanto com outro módulo de memória junto ou com apenas a memória onboard (esse modelo tem 4gb soldada). A máquina simplesmente desliga. Não aparece tela azul nem nada, simplesmente desliga. Se você ligar denovo depois de desligar fica ligado as vezes mais tempo e as vezes menos, não parece ser algo esquentando. Enquanto ele está ligada funciona tudo normal: abre bios e da boot no windows normal. Bateria carrega normal também. Já tentei usar outro carregador também.

 

 

Será um problema de Bios corrompida? 

Curto?

Problema de BGA no cpu ou memória ram?

 

Eu não sei onde começar em um caso desse tipo

bios.jpg

ideapad 320.jpg

placa mãe.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, IntelDeveloper disse:

Alguém tem alguma sugestão?

Se fosse bios não ligaria nada certo?

Bios corrompida pode causar várias anormalidades.

Não ligar, não dar vídeo, loop, desligamento inesperado, travamento, etc...

Essa semana mesmo peguei um philco que desligava aleatóriamente,  após regravar bios o problema foi resolvido.

Não que seu problema seja bios, mas só saberá se regravá-la.

Se após regravar o problema persistir.... aí tem que partir para outras análises.

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tô louco atrás dessa bios sua exatamente o mesmo modelo, mesma configuração, como a sua está dando vídeo, seria crucial um clear me dela, tenho quase certeza q poderíamos matar 2 coelhos de uma regravada só. Mas aí teria que ver com o pessoal da Moderação pra ver como proceder, pois precisaria fazer upload do seu arquivo de backup para o gerenciador do fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Super Nova disse:

Eu tô louco atrás dessa bios sua exatamente o mesmo modelo, mesma configuração, como a sua está dando vídeo, seria crucial um clear me dela, tenho quase certeza q poderíamos matar 2 coelhos de uma regravada só. Mas aí teria que ver com o pessoal da Moderação pra ver como proceder, pois precisaria fazer upload do seu arquivo de backup para o gerenciador do fórum.

É só o amigo @IntelDeveloper fazer o bkp e upar aqui no banco.

Daí pede na descrição pro pessoal testar e comentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Marcelo Galtarossa disse:

Pego muito delas aqui com esse sintoma , apos analise , a maioria resolvo desumidificando a placa e resoldando o SIO.

@Marcelo Galtarossa Fazer aquele processo de lavagem com água e sabão e depois colocar no forno a 50 graus por 1h? 

 

 

Editado: por IntelDeveloper
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

@cristi @Super Nova @GBS_Info 

Passei WD40, limpa contato e lavei a placa tambem

Acabei de fazer a atualização da bios, deu como completado no ch341a....

Continua reiniciando... ate abre o windows... mas depois já desliga

Alguem tem alguma dica precisa do que fazer?

Eu já estou mandando pro reballing

ch341a.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo sua pergunta ,procedo da seguinte forma : lavo com agua ,detergente neutro e levo pra desumidificar ,deixo a placa chegar a 120 graus ,deixo esfriar e repito a seção , depois deixo chegar  ate 200 graus e finalizo, mas esse procedimento tem que ser bastante experimentado ,distancia da placa e a fonte de calor bem calibrada ,tempo e aquecimento respeitando a placa e componentes .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo Galtarossa eu fiz esse procedimento antes... lavei com wd40, depois detergente e água. Deixar secar por 1 dia e coloquei no forno a 150 graus.. mas a unica que eu consegui com isso foi apagar a bios e daí nem ligou mais... regravei e voltou a apresentar o problema inicial. Será que eu tento aumentar pra 200 graus como você disse?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IntelDeveloper exatamente, eu geralmente retiro de placas sucatas, e de boa aquele que levam as placas a altas temperaturas, mas não recomendo a ninguém fazer isso, pois faz com que os capacitores cozinhem por dentro, piorando o estado da placa, e outra, não se lava placa com wd, USE  álcool isopropílico misturado com detergente e só, depois 12 hs na estufa de 70 a 100 guaus  e pronto. mais uma coisa, verifica se os mosfets de alta estão bons, pois pode não apresentar curto mas valor baixo , assim estando em fuga....e se você tiver fonte de bancada, liga por ela e vê o consumo, pode ser também algum componente bobo em curto, pois peguei uma placa aqui com um capacitor de ceramica em curto que estava derrubando a placa, na fonte de bancada apenas com 3V, já dava 800mha de consumo, e o capacitor fritava, removi ele e na hora funcionou .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/08/2019 às 23:08, Marcelo Galtarossa disse:

Respondendo sua pergunta ,procedo da seguinte forma : lavo com agua ,detergente neutro e levo pra desumidificar ,deixo a placa chegar a 120 graus ,deixo esfriar e repito a seção , depois deixo chegar  ate 200 graus e finalizo, mas esse procedimento tem que ser bastante experimentado ,distancia da placa e a fonte de calor bem calibrada ,tempo e aquecimento respeitando a placa e componentes .

@Marcelo Galtarossa isso ai procedo da mesma forma, porem deixo em 150c faço por umas 3x em torno de 1 hora cada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Em 12/06/2019 às 19:51, IntelDeveloper disse:

A máquina está desligando dentro de alguns segundos, as vezes chega a ficar 4min ligada, as vezes apenas 15s tanto na fonte como no adaptador ac, tanto com outro módulo de memória junto ou com apenas a memória onboard (esse modelo tem 4gb soldada). A máquina simplesmente desliga. Não aparece tela azul nem nada, simplesmente desliga. Se você ligar denovo depois de desligar fica ligado as vezes mais tempo e as vezes menos, não parece ser algo esquentando. Enquanto ele está ligada funciona tudo normal: abre bios e da boot no windows normal. Bateria carrega normal também. Já tentei usar outro carregador também.

 

 

Será um problema de Bios corrompida? 

Curto?

Problema de BGA no cpu ou memória ram?

 

Eu não sei onde começar em um caso desse tipo

bios.jpg

ideapad 320.jpg

placa mãe.jpg

Estou com o mesmo problema, conseguiu resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o problema parecido em bancada, contudo o meu esta mais crítico, funciona apenas 5 segundos (em todas as tentativas) e desarma. 

No meu caso estou desconfiado do super i/o, como esta placa tem 1 único chip (processador, vídeo e chipset) e para piorar tem 4gb on-board, pode ter um problema de bga também, durante as minhas pesquisas vi muitos relatos de defeito no teclado, mas acredito que não venha a calhar no nosso caso. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...