Jump to content
alejeff

 notícia Grafeno pode acelerar ainda mais a transmissão de dados em cabos ópticos

Rate this topic

Recommended Posts

Grafeno pode acelerar ainda mais a transmissão de dados em cabos ópticos

 

Cientistas não param de descobrir novas possíveis aplicações "milagrosas" para o grafeno. O material, que é uma das formas cristalinas do carbono, pode ser usado para tornar prédios mais resistentes, melhorar a vida útil das baterias em smartphones e até nos ajudar no combate ao câncer. Agora, o projeto Grafeno Flagship demonstra que ele pode fornecer transição de dados muito mais rápida em cabos ópticos.

Pesquisadores afirmaram que isso é possível porque o grafeno pode capturar fótons, combiná-los e produzir um feixe de luz mais poderoso. Isso ocorre devido a um fenômeno físico chamado geração de terceiro harmônico (THG), que permite que os efeitos óticos sejam explorados em uma variedade de aplicações.

Essas aplicações incluem tecnologia de laser, processamento de material e telecomunicações. É aí que os pesquisadores podem se aproximar da criação de novos switches ópticos de grafeno, capazes de aproveitar novas frequências para transmitir uma maior quantidade de dados através de cabos ópticos.

De acordo com Giancarlo Soavi, principal autor do artigo e pesquisador do Centro de Grafeno de Cambridge (Universidade de Cambridge, Reino Unido), esse trabalho "mostra que a eficiência da geração de terceiro harmônico no grafeno pode ser aumentada em mais de 10 vezes ajustando um campo elétrico aplicado".

Para o professor Frank Koppens do Instituto de Fotônica Ciências, Barcelona, Espanha, "os autores encontraram novamente algo único sobre o grafeno", que são as aplicações do THG "em uma ampla faixa de comprimento de onda". E acrescenta que "este trabalho abre caminho para uma infinidade de tecnologias".

De fato, a pesquisa pode levar a dispositivos ópticos a capacidade de trabalhar em uma faixa de frequência mais ampla, permitindo assim que um volume de informações bem maior seja processado ou transmitido.

Fonte: https://www.tudocelular.com/tech/noticias/n125221/grafeno-acelerar-transmissao-dados-cabos-opticos.html

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...