Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Grafeno pode acelerar ainda mais a transmissão de dados em cabos ópticos

Avalie este tópico:


alejeff

Posts em destaque

Grafeno pode acelerar ainda mais a transmissão de dados em cabos ópticos

 

Cientistas não param de descobrir novas possíveis aplicações "milagrosas" para o grafeno. O material, que é uma das formas cristalinas do carbono, pode ser usado para tornar prédios mais resistentes, melhorar a vida útil das baterias em smartphones e até nos ajudar no combate ao câncer. Agora, o projeto Grafeno Flagship demonstra que ele pode fornecer transição de dados muito mais rápida em cabos ópticos.

Pesquisadores afirmaram que isso é possível porque o grafeno pode capturar fótons, combiná-los e produzir um feixe de luz mais poderoso. Isso ocorre devido a um fenômeno físico chamado geração de terceiro harmônico (THG), que permite que os efeitos óticos sejam explorados em uma variedade de aplicações.

Essas aplicações incluem tecnologia de laser, processamento de material e telecomunicações. É aí que os pesquisadores podem se aproximar da criação de novos switches ópticos de grafeno, capazes de aproveitar novas frequências para transmitir uma maior quantidade de dados através de cabos ópticos.

De acordo com Giancarlo Soavi, principal autor do artigo e pesquisador do Centro de Grafeno de Cambridge (Universidade de Cambridge, Reino Unido), esse trabalho "mostra que a eficiência da geração de terceiro harmônico no grafeno pode ser aumentada em mais de 10 vezes ajustando um campo elétrico aplicado".

Para o professor Frank Koppens do Instituto de Fotônica Ciências, Barcelona, Espanha, "os autores encontraram novamente algo único sobre o grafeno", que são as aplicações do THG "em uma ampla faixa de comprimento de onda". E acrescenta que "este trabalho abre caminho para uma infinidade de tecnologias".

De fato, a pesquisa pode levar a dispositivos ópticos a capacidade de trabalhar em uma faixa de frequência mais ampla, permitindo assim que um volume de informações bem maior seja processado ou transmitido.

Fonte: https://www.tudocelular.com/tech/noticias/n125221/grafeno-acelerar-transmissao-dados-cabos-opticos.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...