Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida CH341A para gravação de bios no Linux

Avalie este tópico:


boot5548

Posts em destaque

Do manual do flashrom:

 

"FLASHROM(8)                                                                                       2017-06-14                                                                                       FLASHROM(8)

NOME
       flashrom - detecta, lê, escreve, verifica e apaga chips de memória flash

SINOPSE
       flashrom [-h | -R | -L | -z | -p <nomeDaGravadora>[:<parametros>]
                      [-E | -r <arquivo> | -w <arquivo> | -v <arquivo>] [-c <nomeDoChip>]
                      [(-l <arquivo> | --ifd) [-i <imagem>]] [-n] [-N] [-f]]
                [-V[V[V]]] [-o <arquivoDeLog>]

DESCRIÇÃO
       O flashrom é um utilitário para detectar, ler, gravar, verificar e apagar os chips flash. É frequentemente usado para exibir imagens do BIOS / EFI / coreboot / firmware no sistema usando uma placa-mãe

       suportada. No entanto também suporta vários dispositivos externos PCI / USB / porta paralela / porta serial que podem programar chips flash, incluindo algumas placas de rede (NICs), placas controladoras SATA / IDE, placas gráficas,  dispositivos  Bus Pirate device, vários dispositivos USB baseados em FTDI FT2232 / FT4232H / FT232H e muito mais.

       Suporta uma vasta gama de chips DIP32, PLCC32, DIP8, SO8 / SOIC8, TSOP32, TSOP40, TSOP48 e BGA, que utilizam vários protocolos, como LPC, FWH, flash paralelo ou SPI." (Tradução minha com uma ajudinha do Google Translator).

 

Pra mim o flashrom já cobre 100% dos dispositivos que normalmente regravo BIOS, com o CH341A. E no manual ainda fala em muito mais suporte. Justamente por ser tão simples é que acho mais útil. É só flashear sempre com a opção "-p ch341a_spi" que não tem erro, lê, verifica, grava, faz tudo.

 

Lê com "flashrom -p ch341a_spi -r <nomeDoArquivo.bin>"

Verifica com "flashrom -p ch341a_spi -v <nomeDoArquivo.bin>"

Escreve com "flashrom -p ch341a_spi -w <nomeDoArquivo.bin>"

 

Mais simples impossível. ;)

Editado: por Carlos Porto
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Porto Muito show, já ajuda muito. No caso então não preciso especificar o chip

36 minutos atrás, Carlos Porto disse:

Lê com "flashrom -p ch341a_spi -r <nomeDoArquivo.bin>"

Ele reconhece automaticamente o chip que esta no gravador?

Você utiliza linux na sua bancada? Estou tentando migrar para linux na bancada mais ninguém fala muito dessa experiencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@boot5548 ele reconhece a grande maioria dos chips de BIOS que encontramos nas placas. Use a opção "-V" junto com o comando que ele vai mostrar todos os chips suportados. Mesmo sem essa opção, caso o chip seja suportado ele detectará o modelo do mesmo.

Sempre usei Linux no meu dia-a-dia e também na bancada, só usava Windows por causa dos drivers do CH341A, mas depois que achei o flashrom abandonei o Windows de vez :D. Uso o Stoq pra gerenciar as OSs e o leitor de boardview roda no Wine. Não tenho mais motivos pra continuar no Windows.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

@boot5548 ressuscitando tópico mas talvez seja útil pra alguém.

 

Pela minha experiência precisa sim especificar o chip na hora da gravação. Para outros procedimentos nem sempre é necessário. 

 

Considerando o uso dos gravadores comumente usados CH341A ficaria mais ou menos assim:

 

# Lê o que está conectado no gravador e a saída do comando dá informações, inclusive dos chips presentes (podem ser múltiplos)

flashrom -p ch341a_spi 

 

# comando para fazer gravação, a informação do nome do chip pode pegar na saída do comando anterior

flashrom -p ch341a_spi -w bios_a_ser_gravada.bin -c nome_do_chip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

IMSProg_1.png.808e2f7c42e19ef385a282b66a35ffb3.png

 

Ressuscitando novamente este tópico pra deixar uma dica para quem tem uma gravadora CH341a.

Apesar do Flashrom ser muito bom e funcional, muitas pessoas preferem aplicativos gráficos para realizar suas tarefas.

Sempre me perguntei porque não existia ainda um software deste tipo para gravar EEPROM's. Eu procurei bastante e nunca achei nada que me deixasse satisfeito.

Até que, há pouco tempo atrás, descobri um software chamado IMSProg, todo gráfico e bastante parecido com os softwares do Windows.

E como gostei bastante dele, entrei em contato com o desenvolvedor do mesmo e acabei traduzindo o aplicativo para o nosso português BR.

Creio que vale a pena darem uma olhadinha. Tem pacotes Deb, Rpm, Aur e AppImage.

 

O site oficial é:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por Alexandre C. Leite
Editado para inserir o screenshot
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...