Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido presonus audiobox usb 96 - Ruido nos canais de entrada.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá amigos. Placa de Audio USB apresenta distorção (saturação) do audio (nas duas ENTRADA) quando chega nos 40% pra cima... 

OBS: No 0% continua emitindo um sinal fraco, porem perceptivel.

Exemplo: Ligar um violão na entrada e o sinal fica distorcido na gravação, se colocar o volume da placa em 0%, continua emitindo sinal( não fica mudo). Porém, ouvir audios da internet ou de outro veículo, não distorce. Realmente o problema é na entrada. Possui muitos amplificadores SMD 464c. Procurei o esquema e não achei nada. Estou meio perdido por onde começar os testes...( componentes SMD 🥴)

Comprei ela usada, naturalmente ja estava com defeito e não percebi, pois não usava para gravar nada, só para ouvir e editar audios.

IMG_20190619_083831.jpg

Editado: por Walace Paixão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

os opamps usados aí são esses: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
. Eles não são fáceis de conseguir aqui no Brasil, mas é possível que o defeito não seja neles. 

 

Essa placa temalguns reguladores chaveados, aqueles integrados NJM2374 próximos das bobinas. Pode começar trocando todos os capacitores eletrolíticos em torno deles. É bem provável que o defeito esteja ali.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/06/2019 às 17:27, zazulak disse:

Buenas,

 

os opamps usados aí são esses: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
. Eles não são fáceis de conseguir aqui no Brasil, mas é possível que o defeito não seja neles. 

 

Essa placa temalguns reguladores chaveados, aqueles integrados NJM2374 próximos das bobinas. Pode começar trocando todos os capacitores eletrolíticos em torno deles. É bem provável que o defeito esteja ali.

 

Testei os capacitores, não estão curto, naõ tenho como testar a capacitancia, (pois o meu multimetro com capacitancia quebrou e estou aguardando um novo chegar).

 

Fiz teste com os cinco Ts461 que encontrei...

Fiz da seguinte forma: Ponteira preta no OUTPUT e vermelha nas postas inversras e não-inversoras... Tanto com o multimetro digital, quanto o analogico, encontrei os seguintes resultados! Esse resultados numéricos foram obtidos com o multimetro Digital na escala ohmica de 20k.

ci edição.jpg

ci.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Capacitor eletrolítico pequeno não compensa medir: Melhor trocar direto, especialmente aqueles que são ligados nas bobinas. Procure localizar na placa os capacitores da alimentação dos opamps: Terá um que tem o positivo ligado ao pino 4 de todos os TS464, e outro com o negativo ligado ao pino 11 de todos. Esses são os primeiros suspeitos. No olhometro, parecem ser o C38 e C40.

 

Pelas medidas, os integrados parecem ok. Se após a troca dos capacitores o ruído continuar, um teste que dá pra fazer é trocar eles de posição entre si para identificar qual está gerando ruído.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/06/2019 às 23:35, zazulak disse:

Capacitor eletrolítico pequeno não compensa medir: Melhor trocar direto, especialmente aqueles que são ligados nas bobinas. Procure localizar na placa os capacitores da alimentação dos opamps: Terá um que tem o positivo ligado ao pino 4 de todos os TS464, e outro com o negativo ligado ao pino 11 de todos. Esses são os primeiros suspeitos. No olhometro, parecem ser o C38 e C40.

 

Pelas medidas, os integrados parecem ok. Se após a troca dos capacitores o ruído continuar, um teste que dá pra fazer é trocar eles de posição entre si para identificar qual está gerando ruído.

 

Então.. fiz o seguinte... troquei os capacitores.

Não troquei com exatidão, pois não tenho como comprá-los hj (domingo), então eu usei alguns que tenho aqui para fazer um teste e ficou da seguinte forma: 

C38: 47uF-63v ( 100u-63v ),

c40: 47uF-35v ( 47u-50v ),

c112 e c111: 10uF-35v (22uf-25v)

*(XXuF-Xxv) não originais.

 

O som melhorou.. não esta mais distorcido nos 40-50%, agora está em torno dos 70%, acredito ser "quase" normal. Porém, quando coloco o volume no 0%, ainda está passando sinal.

Exemplo: conecto o violão e ainda envia som, mesmo estando no 0%.. um sinal bem fraco..

 

Fiz o teste em todos os capacitores e ´percebi que existe alguns que estão conectados com o negativo do pino 11, acha que devo trocar todos? 

*Marquei eles na foto, até o c38 e c40 que eu ja substitui.

 

Citar

 

IMG_20190619_083831 - Copia.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Medindo a tensão nos pinos 11, quanto tem?

 

Os circuitos variam de um fabricante pra outro, mas não muito. Como essa interface não usa fonte externa, ela usa um regulador chaveado para gerar a tensão negativa para os opamps. Provavelmente eles trabalham com os 5V da usb no pino 4 e -5 no 11. O outro regulador chaveado que tem ali deve ser para gerar os 48V do phantom power.

 

Se a alimentação positiva ou negativa dos opamps estiver com ripple ou atenuada, causa esse sintoma, de saturar.

 

Outra coisa que pode gerar ruído e distorção quando se usa a interface para converter sinal analógico para digital são aqueles capacitores próximos ao codec (aquele cs42xx próximo do processador).

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...