Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Nobreak Enermax YUP 600 inoperante

Avalie este tópico:


Silvio Silvio

Posts em destaque

Boa Noite !!! Peguei um enermax yup-600 inoperante, foram substituidos os seguintes componenetes?

2-irf 530;

2- irf2805

LM324

Fotoacoplador.

 

Conferi o diodos, os resistores, aparentemente tudo ok, mas não liga... Não tenho os 12v, não chega alimentação no lm324. Não sei mais o que fazer... minha experiência é em tv, este nobreak parece ser simples, mas ta me incomodando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, não sei como testar este transformador, pois ele tem varios fios... A pergunta é, mesmo sem o transformador, ele nao deveria dar algum sinal? Ou mesmo gerar as voltagens para alimentar o trafo... minha experiência é em tvs?

 

Editado: por Silvio Silvio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/06/2019 às 23:46, Silvio Silvio disse:

Boa Noite !!! Peguei um enermax yup-600 inoperante, foram substituidos os seguintes componenetes?

2-irf 530;

2- irf2805

LM324

Fotoacoplador.

 

Conferi o diodos, os resistores, aparentemente tudo ok, mas não liga... Não tenho os 12v, não chega alimentação no lm324. Não sei mais o que fazer... minha experiência é em tv, este nobreak parece ser simples, mas ta me incomodando.

Olá ,os nobreaks usam micro controlador .Esse micro controlador precisa ser iniciado o software interno para ativar a saída ( relé ). Você precisa no mínimo ter pinout do micro ,para saber qual pino ativa ( geralmente 5 volts ),e se está chegando a voltagem de ativação.Colocando aqui no fórum dados da placa ou circuito ,que identifica-o ,quem sabe podemos ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Silvio Silvio disse:

final 161

 

Beleza. É a versão mais comum do YUP-E 600. 

O esquema tem aqui: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Repare nesta parte do esquema, é a parte responsável pelo liga/desliga

yup.jpg

 

 

Para diagnosticar defeitos nesta parte eu costumo fazer o seguinte: Remover o processador e jumpear o C14. Fazendo isso, ao pressionar o botão tem que aparecer a tensão de bateria no coletor do BD140 e 5V no pino 1 do LE50. Se não aparecer tensão no coletor do BD140, verifique se a tensão no coletor do Q11 cai quando se aperta o botão. Se cair, o defeito é o próprio BD140 (Pode trocar pelo 2SB772, que é superior e fácil de achar), e se não cair provavelmente a chave tact está danificada.

Se aparece a tensão de bateria no coletor do BD140 mas não aparecem os 5V no pino 1 do LE50, o defeito é o próprio LE50. Este você pode substituir por um 7805 comum, atentando para a pinagem (o LE50 tem a pinagem invertida em relação ao 7805).

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, amanha vou fazer isto... o teste no le eu ja havia feito, realmente não tem os 5v, o BD 140 se nao me engano tbm substitui... mas amanha dou um retorno e obrigado.......

 

Quando abri ele a primeira vez esstava com o fet em curto e tbm o diodo de 2,7. substitui, mas sem sucesso.

 

Agora vou trabalhar nesta linha.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, zazulak disse:

Beleza. É a versão mais comum do YUP-E 600. 

O esquema tem aqui: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Repare nesta parte do esquema, é a parte responsável pelo liga/desliga

 

 

Para diagnosticar defeitos nesta parte eu costumo fazer o seguinte: Remover o processador e jumpear o C14. Fazendo isso, ao pressionar o botão tem que aparecer a tensão de bateria no coletor do BD140 e 5V no pino 1 do LE50. Se não aparecer tensão no coletor do BD140, verifique se a tensão no coletor do Q11 cai quando se aperta o botão. Se cair, o defeito é o próprio BD140 (Pode trocar pelo 2SB772, que é superior e fácil de achar), e se não cair provavelmente a chave tact está danificada.

Se aparece a tensão de bateria no coletor do BD140 mas não aparecem os 5V no pino 1 do LE50, o defeito é o próprio LE50. Este você pode substituir por um 7805 comum, atentando para a pinagem (o LE50 tem a pinagem invertida em relação ao 7805).

 

Amigo fiz os devidos testes, sem sucesso, inclusive subistitui os BD  e o LE... Noite que nem se quer tenho os 12v, segue uma foto das voltagens q encontrei neste equipamento.

 

b01151c7-6b92-4427-8637-820000c88521.jpg

Editado: por Silvio Silvio
  • Perplexo 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Silvio Silvio disse:

Amigo fiz os devidos testes, sem sucesso, inclusive subistitui os BD  e o LE... Noite que nem se quer tenho os 12v, segue uma foto das voltagens q encontrei neste equipamento.

 

b01151c7-6b92-4427-8637-820000c88521.jpg

Você está testando o nobreak ligado na tomada?? Não faça isso ainda.. comece só com a bateria (não precisa ser uma 0km, mas ela tem que estar carregada) e sem ligar na rede. Depois de fazer ele funcionar em bateria aí partimos pra rede.

 

Sem o processador, e enquanto se pressiona o botão, não aparecem os 12v no coletor do BD? Pode jumpear com um ponto de solda os pinos 1 e 2 do conector do painel para não ter que ficar segurando o botão enquanto mede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/06/2019 às 16:57, zazulak disse:

Você está testando o nobreak ligado na tomada?? Não faça isso ainda.. comece só com a bateria (não precisa ser uma 0km, mas ela tem que estar carregada) e sem ligar na rede. Depois de fazer ele funcionar em bateria aí partimos pra rede.

 

Sem o processador, e enquanto se pressiona o botão, não aparecem os 12v no coletor do BD? Pode jumpear com um ponto de solda os pinos 1 e 2 do conector do painel para não ter que ficar segurando o botão enquanto mede.

Tinha deixado, uma bateria carregando ontem, mas alguém desligou😡😤😤😤😤, Com ela carregando posso fazer puxar uma extensão para o no-break para fazer os testes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Silvio Silvio disse:

Tinha deixado, uma bateria carregando ontem, mas alguém desligou😡😤😤😤😤, Com ela carregando posso fazer puxar uma extensão para o no-break para fazer os testes?

Bom, se o seu carregador for um daqueles com lâmpada, tenha em mente que ele não tem isolação da rede, então você terá que ter cuidado pois o circuito do nobreak poderá ficar com o potencial de fase (127 ou 220v, dependendo da sua rede). Se o carregador for isolado, aí tudo bem.

 

Na falta de uma bateria, você também pode usar os 12V de uma fonte de computador para testar. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Silvio Silvio Alguns modelos de nobreak são "ativados" pelo retorno de voltagem da bateria... 

faça o seguinte teste: conecte uma fonte DC ou outra bateria carregada e check se irá ligar!

Verifique a voltagem da bateria, geralmente são 12v... pode tentar usar uma adaptação com uma fonte de notebook. Fique atento a tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi,olha , não trabalho nessa área +.Assim que posso dou alguma informação que posso.No pino vcc precisa ficar constante 5vdc e no pino 20-21 que parece ser o start ,deve ter 5vdc para iniciar no software do controlador.Se está chegando a tensão como você diz ,aí vai precisar testar as saídas ( do atmega )que controla /ativa os relés.Costuma ter transistores para receber o sinal do micro ,e ativar o relé!Vou dar uma olhada no seu esquema.Para testar se está saindo sinal para acoplamento dos relés ,será preciso o atmega no local.Vi que havia um outro usuário do site que te acompanhou ,e parecia ter entendimento em circuito de nobreaks.Se eu não puder responder , espero que alguém te auxilie.Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pinos 11-12 ativa relés ( atmega ).

Pinos 9-10 cristal oscilador.

Teria que testar o funcionamento desses.Pra mim seria fácil testar o oscilador ,pois tenho osciloscópio ,mas nem todos tem.Agora quanto a saída dos relés , não sei quais os parâmetros para testar nesse modelo.Teria que fazer pesquisas sobre o circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...