Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia O novo Profissional de TI – Se você ainda não é, considere tornar-se!

Avalie este tópico:


GNMilasi

Posts em destaque

O novo Profissional de TI – Se você ainda não é, considere tornar-se!

 

Até pouco tempo atrás o profissional de T.I. era visto apenas como um técnico, com perfil voltado para suporte que desempenhava funções muito restritas e de não muito impacto no negócio.

 

Mas, com a evolução tecnológica dos últimos anos, essa realidade vem mudando. As empresas perceberam que se não dessem a devida atenção e não houvesse investimento em tecnologia, simplesmente deixariam de existir em alguns anos devido ao aparecimento de novas demandas e exigências dos clientes, que buscam facilidade e inovação. Aos poucos, o mercado foi se tornando mais dependente da tecnologia e as transformações gradativamente ocorreram, incluindo os perfis desses profissionais.

 

controle-carreira-vida-profissao-futuro.jpg

 

 

Se antigamente se valorizava muito aqueles com domínio sobre um determinado conhecimento, o futuro tende a considerar novas habilidades como fundamentais também, tais como: 

 

==> Pensamento mais inovador;

==> Criatividade; 

==> Capacidade de enxergar a evolução da tecnologia;

==> Foco na resolução de problemas mais complicados utilizando-se de estratégias simples;

==> Facilidade de se relacionar com as demais áreas – comunicar-se com clareza;

==> Agregar valor à sua atividade e entregar projetos com mais qualidade.

 

É importante entender que não é necessário ser especialista em tudo, até por que isso seria difícil, mas saber que, além da sua especialidade, será sempre um diferencial mostrar que poderá contribuir com outros conhecimentos, diversificar um pouco. Fazendo uma analogia com a “diversificação” aplicada no mercado financeiro de investimentos, você deve considerar investir em outras linguagens de programação, outros softwares ERP, em negócios, gestão de projetos, em inteligência de negócios, enfim, de acordo com seu perfil ampliar seus conhecimentos e aumentar seu campo de atuação.

 

Seu perfil pode ser mais operacional, onde profissionais tem como principal função dar sustentabilidade à infraestrutura da empresa como um todo e suportar a operação. Pode ser mais voltado para as certificações em sistemas ERP, BI, Banco de Dados, etc ou mais estratégico antenado no desenvolvimento do negócio com uma visão mais macro auxiliando, inclusive, nas tomadas de decisões. Ou, talvez, mais voltado para desenvolvimento de apps, web, inovação e criação de novas demandas. 

 

Citar

Seja ele qual for, é importante se manter ligado, entender a necessidade do mercado e se a empresa em que atua hoje está de acordo com seu perfil, para evitar o risco de não atender às expectativas dos gestores e se frustrar ou ficar preso num ambiente que não irá permitir sua evolução.

 

O mercado de tecnologia sempre estará aquecido nessa constante evolução em busca desses profissionais que são peças chave na manutenção de qualquer projeto e na construção de novos cenários. Seja qual for o segmento, há boas oportunidades e bons salários – tanto para homens, como para mulheres (que ainda são poucas no mercado de TI). Em alguns anos será comum encontrar grandes líderes à frente de muitas organizações provenientes da área de T.I. justamente por esse mover e essa junção de conhecimento técnico e de negócios, aliando estratégia com comunicação ou mesmo profissionais atuando em outros setores, como finanças, marketing e produção, pelo forte conhecimento dessas e de outras áreas.

 

Portanto, mantenha-se ligado, busque constante aprendizado e fique atento às novas tendências.

 

 

Fonte

  • Joinha 8
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Daniel destacou este tópico
  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

Eu tô fazendo HTML nunca imaginei que faria, tô estudando Azure e vou entrar na programação quero aprender o desenvolvimento e tô estudando um técnico em eletrônica no Instituto Federal de Santa Catarina, logo quero me certificar com Microsoft e também em Linux cada vez estudando mais pra isso! 

  • Legal 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...