Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell Vostro 3460 - DA0V08MB6D1 REV: D - Não Liga

Avalie este tópico:


EletroX

Posts em destaque

Bom dia amigos!. Chegou esse note na assistência com o defeito de não ligar nada. Segundo passou cliente, levou para outro técnico pois o defeito inicial era, ligar e travar na tela da bios. Porém após o técnico fazer a gravação da eprom não ligou mais! 

 

Primeira coisa que fiz foi baixar arquivo aqui do fórum e fazer a gravação, porém sem sucesso. Então fui para as medidas na placa. 

 

Segue esquema para os amigos que queiram ajudar: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

-- Tensão de 19v presente

-- Tensão de 5v e 3.3v ausentes nas bobinas PL2 e PL1

-- 3.3v presentes no botão power, zerando ao pressionar. 

 

Nessa placa, o responsável pelas tensões primárias de 3 e 5 é o PU1 ( TPS51125). Ele tem alimentação de 19v, porém as entrips estão aterradas, com isso desabilitando a saída nas bobinas.

Por teste, removi, PQ11 e PQ13, e com isso as bobinas passaram a ter os 5v e os 3.3v. Porém, a maquina não liga assim mesmo!

 

Na minha analise, seguindo o esquema, estou sem a tensão de ALW_ON, que vem do pino 83 dio I/O. Ao meu ver, essa tensão  faria com que as entrips ficassem liberadas e com isso liberando a tensão nas bobinas.

 

Troquei o I/O mais sem sucesso. 

 

Verifiquei o PU10 que é o ci de charge, e nele não tenho as tensões de ACOK no pino 5.

 

Se algum amigo tiver uma dica, ou passar algo que eu tenha me esquecido, agradeço!

Editado: por EletroX
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EletroX Colega esta placa parece que tem 2 bios uma do EC e outra do PCH.

 

Quando a placa não liga geralmente é problema na bios do EC e depois se ela liga e não sobe video pode ser problema na bios do PCH. Qual você gravou?

 

Outra coisa na pagina 5 do esquema tem uma sequencia de partida da placa após apertar o botão de ligar gera 3,3 v e 5 v alw e segue a sequencia. Então acompanhe e veja o sinal que falta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/06/2019 às 19:44, Roberto275803 disse:

@EletroX Colega esta placa parece que tem 2 bios uma do EC e outra do PCH.

 

Quando a placa não liga geralmente é problema na bios do EC e depois se ela liga e não sobe video pode ser problema na bios do PCH. Qual você gravou?

 

Outra coisa na pagina 5 do esquema tem uma sequencia de partida da placa após apertar o botão de ligar gera 3,3 v e 5 v alw e segue a sequencia. Então acompanhe e veja o sinal que falta.

 

Nessa tem somente a bios U31. A U32 não existe, no esquema até marca com "*", indicando sua ausência!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, coelectron disse:

verifique o circuito divisor PR188 PR191 deve ter pelo menos 3 volts nessa linha (ACDET)

pino 20 do PU10 que voltage tem?

Realmente tinha algo errado. Verifiquei que não chegava 19v no PR188. Provável que trilha rompida. Fiz uma ponte entre PD5 até o PR188, com isso acdet passou a ter 2.7v  e ACOK 5v porém ainda sim não start a maquina e sem 3v e 5v nas bobinas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, coelectron disse:

Verifique

AC_Present

 ALW_ON

obter um BIOS que você sabe que está funcionando

 0v em ambas. 

 

Bom, resolvi trocar o PU10 novamente, e com isso agora tenho os 3.3 presentes na PL2. Porém ainda sem os 5v

 

Seguindo a sequencia de start estou parando em  ALW_ON. Por desencargo ja coloquei 2 SIO novos mais sem sucesso

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, coelectron disse:

SUS_ON no Super I/O tem 3v?

0V  , mesmo se apertar power fica 0v. Mais acredito que primeiro tenha que ter os 5v , pois de acordo com a sequencia de start na página 5, antes disso o io precisa liberar ALW_ON para assim gerar os 5v e prosseguir com a sequencia de start

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

3 minutos atrás, coelectron disse:

de acordo com a power-sequence  e se eu não estiver errado antes de ALW_ON, você deve ter + 3.3V_EN2, tem voltage nessa linha ?

 

enable.png

 

Sim há 3.3v. Como mencionei antes, eu tenho 3.3v em PL2. na PL1 0v, mais se eu retirar pq13 da placa tenho os 5v tbm. Acredito que o problema seja na falta de tensão no pino 83 do i/o ALW_ON

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minute ago, EletroX said:

 

 

Sim há 3.3v. Como mencionei antes, eu tenho 3.3v em PL2. na PL1 0v, mais se eu retirar pq13 da placa tenho os 5v tbm. Acredito que o problema seja na falta de tensão no pino 83 do i/o ALW_ON

desculpe eu não tinha visto, se você precisar ALW_ON, não tenho certeza se esse sinal requer outro ou se nasce do Super I / O. vamos esperar por outras opiniões

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, coelectron disse:

desculpe eu não tinha visto, se você precisar ALW_ON, não tenho certeza se esse sinal requer outro ou se nasce do Super I / O. vamos esperar por outras opiniões

 

Sim, é nessa tensão que estou esbarrando.

 

Me diz uma coisa: Acredito que há comunicação entre sio e bios. Pelo esquema o Pino 1 da bios ai até o 96 do sio. Deveria ter continuidade entre os dois pontos ou tem algum outro componente intermediando ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...