Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial Dicas práticas de backup

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Dicas práticas de backup

 

Academicamente falando, a definição de Backup é “Cópia de segurança armazenada em mídia removível e enviada para local diferente e distante da origem”.

 

Portanto, para seu próprio bem, não chame o que você tem de BACKUP. Eu já testemunhei vários casos em que um chamado “Backup” não serviu para nada. Exemplos: incêndio e roubo.

 

O backup estava ou na mesma máquina em um HD diferente, em um dispositivo externo qualquer, ou até mesmo em uma máquina ao lado. De nada adiantou e tudo foi tudo perdido. Veja a foto:

 

WP_20140616_02_03_16_Pro.thumb.jpg.d0ad493b7bb64d892d0a1df4da02e9e6.jpg

 

O CPD da empresa era até bem feito e organizado, mas o ar-condicionado antigo pegou fogo.

 

No passado:
Eu já tive que receber diariamente uma empresa chamada Iron Mountain para pegar a fita de backup da noite anterior e trazer a do dia. Uma baita chatice.

 

Atualmente:
Hoje em dia já está bem mais fácil pois é viável fazer backup pela internet, tendo um uplink compatível com o volume que você precisa fazer backup.

 

Então reveja seus conceitos e providencie um BACKUP DE VERDADE.

 

Eu uso o Azure, pois é dos mais baratos, tem datacenter e armazenamento aqui no Brasil e é, obviamente, super confiável. Como software de Backup eu uso hoje em dia o 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, o , o  e o , mas já usei o Backup Exec que é muito bom também.

 

Fica a dica:

 

Não caia na besteira de usar um armazenamento fora do Brasil. Quando você precisar fazer um restore grande, e eu precisei ano passado, você está f… pois é bem mais lento.

 

Depois desse episódio eu aprendi e no Azure, escolho armazenar no datacenter que tem aqui mesmo no Brasil. Claro, fiz um ensaio de restore e constatei que é realmente é mais rápido se estiver aqui no país.

 

Aproveite e aprenda com os erros dos outros (no caso o meu) e nem cogite serviços ou opções de armazenamento de backup nos EUA ou mais longe. Também não caia na asneira do backup “baratinho” que alguma empresas vendem incluindo as vezes até um software (bem porcaria).

 

O software precisa ser bom mesmo – e atenção – NÃO tem nada de graça: faça realmente um bom trabalho de backup DE VERDADE, ou seja, enviado pela Internet para longe de onde os dados estão.

 

Se você não conseguir aprovação ou apoio para aprovar os valores envolvidos, mostre algumas fotos e reportagens de empresas que fecharam depois de um incêndio ou roubo de seus computadores, e até faça como o Baboo MUITO bem sugeriu: diga para quem está acima de você assinar um termo de responsabilidade por NÃO ter um backup na empresa.

 

Ou você acha justo ser acordado de madrugada para ir correndo para a empresa para refazer tudo, num esforço de 30, 40, 50 horas ou mais, porque os servidores se perderam e depois receber um tapinha nas costas e um “valeu mesmo cara, vc é 10! Até amanhã!”??

 

O mundo é dos espertos sobre os trouxas. Em que lado você prefere estar?

 

 

  • Joinha 3
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
22 horas atrás, GNMilasi disse:

Aproveite e aprenda com os erros dos outros (no caso o meu) e nem cogite serviços ou opções de armazenamento de backup nos EUA ou mais longe. Também não caia na asneira do backup “baratinho” que alguma empresas vendem incluindo as vezes até um software (bem porcaria).

 

Não concordo em todos os aspectos sobre bkps fora do pais e baratos. Talvez dependa de cada caso.

 

No mundo linux é possível fazer backups incrementais até com custo 0, utilizando 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Hoje tenho um sistema automático de backup diário do fórum nos USA, no mesmo datacenter onde fórum esta hospedado por Também é feito outro bkp uma vez por semana no servidor linux do escritório no Brasil. 

 

Podia fazer backups diários no escritório e teria custo 0. (Mais dois bkps é sempre melhor que um8))

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, @Daniel .

 

Realmente você tem razão pois já hospedei arquivos meus importantes em um Datacenter europeu, mesmo pagando e o tal Datacenter fechou do nada e meus dados foram juntos, minha sorte foi que eu tinha os arquivos gravados em vários HDs Externos (tenho 6 aqui), houve outro caso de um Datacenter americano (gratuito) que eu tinha os arquivos de um site que criei que também fechou do nada e perdi tudo porque não tinha feito o backup em outros dispositivos!

 

Atualmente fico meio que com o pé atrás para hospedar arquivos em outros lugares, prefiro guardá-los nos meus HDs Externos aqui, mas em locais diferentes da Cidade onde eu moro, não são coisas importantes para outras pessoas, mas esses arquivos têm um inestimável valor pessoal para mim!

 

Abs.

 

 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel , deu vontade de cair na gargalhada, mas aqui não é um barzinho, então em sua opinião, quais opções de armazenamento de backup idôneos que você recomendaria pois os que conheço sempre têm reclamações e falhas graves?!?!?! Incluindo os pagos????

 

Muito obrigado.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...