Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Estação de solda YAXUN 886D+, ferro de solda superaquecendo

Avalie este tópico:


Marcos Grabski

Posts em destaque

Boa noite, sou novo no grupo e sou iniciante no ramo de reparos eletrônicos e de cara já encontrei um desafio, comprei uma estação de solda yaxun 886d+ do site mercadolivre, ao fazer o primeiro uso já notei algo errado com o ferro de solda, que aquece a ponto de avermelhar a ponta, mesmo o mostrador exibindo a temperatura selecionada, desconectando o cabo do soprador, a temperatura no mostrador muda, aparece um número exorbitante e começa a baixar até chegar novamente na temperatura selecionada, porém o ferro de solda não está mais aquecido, não sendo capaz nem de derreter o estanho, ao conectar novamente o cabo do soprador, a temperatura no mostrador altera, mostrando cento e tantos graus apenas, e começa a subir até chegar novamente na temperatura selecionada. Essa manobra se repete o tempo todo enquanto estou utilizando o ferro de solda, o soprador funciona perfeitamente, indepente do ferro de solda estar ligado ou não. Alguém teria alguma dica para esse defeito? Abri ela e revisei cada componente, ressoldei tudo, passei limpa contato nos potenciômetros... porem tudo estava em ordem... com exceção do triac BTA08 600C, que aquece exageradamente. Ao testá-lo em temperatura ambiente ele apresenta valores dentro do normal, porém quando está aquecido ele começa apresentar valores muito baixo de resistência... poderia ser esse o problema? Desde já agradeço a ajuda de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha duvida seria sobre a troca do produto adquirido no ML que está com defeito. Até onde sei, a troca poderia ter sido efetuada, ou ter o valor pago de volta.

Quanto a estação de solda, existem muitos relatos, quanto ao controle de temperatura, onde ocorre defeito no Triac, no caso ficando em curto, e a temperatura tende a ficar no máximo.

Pelo seu relato, voce tem uma estação de ferro de solda e soprador no mesmo equipamento, mas de forma geral, o controle de temperatura do ferro de solda, trabalha de forma a receber um sinal de um termopar, que fica na ponta do ferro de solda, que faz parte da própria resistencia. Este sinal vai para um circuito comparador, o qual dispara sinal para o triac, que fica pulsando 24 Vcc na resistencia, mantendo a temperatura desejada.

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu optei por não fazer a troca, pois além da burocracia envolvida levaria tempo demais até obter um retorno. Sim é uma estação de solda e retrabalho, eu abri o ferro de solda para verificar se havia algo de errado, mas visualmente está tudo ok, a resistência de leitura da temperatura está ok, a soldagem, o aterramento... mas numa dessas desmontagens do ferro, após montar eu deixei aquecendo e ele acabou derretendo o encaixe do plastico, vindo a se separar, então notei que aquela "mola" que fica em torno do aquecedor estava vermelha pelo excesso de temperatura, seria normal ela aquecer tanto? cheguei a suspeitar que a fiação estivesse invertida entre alimentação e leitura da temperatura

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah tudo bem, obrigado. Mas o que me deixa mais encucado é essa variação que dá quando se conecta ou desconecta o cabo do soprador, seria algum aterramento que ele puxa? No lado do ferro de solda tem o triac BTA08 600C e do lado do soprador o BTA12 600B. poderia ser por essa diferença? Pensei em sacar fora o do soprador e colocar no lugar do ferro de solda para testar, mas fiquei com medo de acabar estragando mais alguma coisa por causa dessa diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Marcos Grabski disse:

ah tudo bem, obrigado. Mas o que me deixa mais encucado é essa variação que dá quando se conecta ou desconecta o cabo do soprador, seria algum aterramento que ele puxa? No lado do ferro de solda tem o triac BTA08 600C e do lado do soprador o BTA12 600B. poderia ser por essa diferença? Pensei em sacar fora o do soprador e colocar no lugar do ferro de solda para testar, mas fiquei com medo de acabar estragando mais alguma coisa por causa dessa diferença.

Realmente, esse comportamento está muito estranho. Soldador e soprador deveriam ser totalmente independentes. A impressão que dá é que essa estação tem algum erro de montagem.. talvez algum corrimento de solda na placa, ou algum fio ligado errado. Tem como postar algumas fotos da placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 6 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...