Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial adaptador caseiro de HD para driver DVD notebook

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Para quem não tem um adaptador CADDY, para colocar HD no lugar de driver de DVD, e precisa testar ou mesmo colocar um HD, segue a adaptação que fiz.
 
conector SATA do HD, retirei de placa mãe sucata
conector SLIM SATA do driver DVD, retirei de driver DVD sucata
cabo flat 7 vias, retirei de cabo de HD IDE
fio vermelho retirei de fonte de pc sucata

 

Peço que desconsiderem a estética, pois é o primeiro que fiz e logo que testei resolvi postar.

 

20190624_022716.jpg

20190624_022756.jpg

20190624_022823.jpg

CM190624-021720003.jpg

CM190624-021907007.jpg

CM190624-022207011.jpg

CM190624-022351014.jpg

CM190624-022502017.jpg

CM190624-022510018.jpg

slim sata x sata conexao.gif

Editado: por Donini II
  • Joinha 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Donini II 

É importante adicionar um fio interligando o terra dos dois conectores de alimentação, a corrente que circula depende do que é conectado, mas pode chegar a picos de 1.3A, da forma como está conectado atualmente seria utilizado o terra das linhas de dados que podem esquentar e até abrir em ultima instância em caso de uso contínuo.
Na época que fiz este tipo de adaptadores nem sei se já existiam caddys, ainda os tenho funcionando e uso esporadicamente ;D mas hoje em dia os caddys estão muito baratos, a principal vantagem de um adaptador como este confeccionado pelo técnico é que daria pra conectar até mesmo HD de PC utilizando alimentação externa pra evitar sobrecarregar o notebook. (editado: E também porque os notebooks não oferecem 12v no conector, necessário para os hds de pc.)

Fica a dica também de adicionar cola quente ao redor das soldas e pinos excedentes para evitar curtos no manuseio.

Abraço.

  • Joinha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
24 minutos atrás, j7info disse:

Pior que não. Antes de colocar eu testei todos os terminais com o multímetro. Mas agora é só chorar e arcar com o prejuízo. E não seguir qualquer dica da net.

Vc está sendo muito drástico, este adaptador funciona normal, testei em vários notes, o seu ficou algo errado, abre um tópico com o problema do seu note que tenho certeza que muitos irão ajudar a resolver, inclusive eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

@Donini II Já sei o que pode ter ocorrido com o amigo acima, ele cortou o conector da placa e esqueceu que ela é multi camada de cobre, algum resto de trilha entrou em contato com outro... 

Cortei um agora aqui e são 4 camadas de placa sendo que a inferior é toda gnd, ficou vários fiapinhos de trilha solto, bem pequenos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas lembrando um detalhe, pode ser feito inversamente também, Slim Sata para SATA.

Pega o conector SATA de um HD de notebook e o conector Slim Sata de uma placa mãe, assim é possível colocar um drive de DVD em um case de HD... E assim como o amigo @Donini II falou do CADDY, também que existem cabos conversores e cases próprios para os DVD slim, mas em uma necessidade urgente ou $$$$ você pode adaptar em um case de HD mesmo e ligar em um netbook ou outro que não tenha espaço para unidade interna.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/09/2019 às 16:57, Daniel Alves Costa disse:

@Donini II Já sei o que pode ter ocorrido com o amigo acima, ele cortou o conector da placa e esqueceu que ela é multi camada de cobre, algum resto de trilha entrou em contato com outro... 

Cortei um agora aqui e são 4 camadas de placa sendo que a inferior é toda gnd, ficou vários fiapinhos de trilha solto, bem pequenos 

Não foi isso não amigo. Eu cometi o seguinte erro. Usei esse esquema, mas liguei positivo e negativo na alimentação com os ground e reserved jampeado. Creio que foi isso que causou a pane. Mas ainda não consegui consertar o Notebook. 

Nesse esquema aí o colega ligou apenas o positivo na alimentação e os tres (Ground, reserved e Ground) jampeados. Eu Jampeei e ainda coloquei mais um fio nos primeiros ground ligando ao ground do mini sata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode jampear o reserved com o ground e até alimentar ele com o ground que não vai ter problemas. Ele é um pino realmente reservado para desenvolvimento e projetos, não tem utilidade nos produtos comercializados, ou seja, ele vai soldado em um pad sem linha na placa, mesmo que você ligue ele a qualquer coisa, nunca vai entrar em curto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/10/2019 às 15:28, j7info disse:

Olá pessoal. Achei um técnico que disse que a BIOS dele foi corrompida, porém ele não está achando o arquivo de gravação da BIOS. Será que alguém aqui consegue?

Tem que ver o modelo correto da placa mãe e procurar aqui no fórum que deve ter essa bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...