Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo Premium D210L Placa mãe: 6-71-M74S0-D06A GP Não liga

Avalie este tópico:


James Walker

Posts em destaque

Boa tarde Eletrônica BR!

 

Estou com um notebook Positivo Premium que está apresentando as seguintes características: Quando conectada na fonte de bancada a placa chegava a um consumo de 0,02A(com led laranja acesso) e ao startar ia para 0,06a (Led mudava para verde e piscava tres vezes e voltava para o laranja) e logo voltava para os 0,02a.

 

Havia um diodo em curto e esquentando demasiadamente, ao retira-lo o consumo voltou ao normal, 0,01A.

 

Fiz a substituição por um diodo zener de 9V 1N4739A e a placa chegou a dar vídeo. Após desligar a placa e ligar novamente o mesmo comportamento voltou a ocorrer. Ao retirar o novo diodo o consumo na fonte voltou a 0,01A.

 

O diodo está normal. Não entrou em curto nesse processo.

 

A questão é: esse componente é adequado para realizar esse reparo?

 

 

Segue a imagem do diodo em curto

 

 

Screenshot_1.png

Editado: por James Walker
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o modelo do aparelho, pode utilizar esse link, informe o numero de serie. 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@James Walker 

Componente SMD é osso. O mesmo componente pode ter marcação de código diferente para diferentes fabricantes. 

Eu me embasei na lista abaixo para dizer que pode ser o diodo schottky, por causa do encapsulamento:

 

 

5e.jpg

 Porém, pra ter certeza mesmo, só com o esquema da placa. Mas, acredito que não fará mal testar com esse. 

Boa sorte aí!!

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@James Walker pela foto nao tem indicação do setor da placa, mas pelo esquema tudo leva a crer que é o circuito RTC, certo?!

É um diodo schottky sim. A referencia dele é scs751v-40, ém diodo de 40v e 30mA. Deixo o datasheet dele abaixo:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@R2-D2 Muito obrigado pelo esclarecimento!

 

Mas 40V? Medindo com o multímetro ali tem 3V. Apenas por curiosidade, por que usar de configuração tão elevada nesse caso? O.o

 

E no momento que instalei o de 9V a placa ligou e apresentou imagem. Mas desligando e ligando a fonte para fazer mais testes, ela voltou ao quadro de ligar o led laranja e ficar verde, piscar tres vezes e voltar para o laranja.

 

Isso foi ontem a tarde. Hoje de manhã ao testar a placa nem sequer acende o led, por conseguinte o consumo na fonte é de 0,00V.

Editado: por James Walker
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, James Walker disse:

 

 

Mas 40V? Medindo com o multímetro ali tem 3V.

 

Desculpa, me expressei mal. 

Um diodo geralmente está no circuito para a proteção. Esse diodo suporta uma tensao de até 40v e no maximo 30mA. Se porventura a tensao da linha passar disso, o diodo entra em curto. 

 

Diferente de um diodo zener que se coloca em antiparalelo no circuito, que tem a função de regular tensao. Por exemplo um zener de 9v regula a tensao para 9v....

 

Esta certo, essa linha precisa ter 3v. O diodo nesse caso está protegendo as linhas do circuito da bateria RTC e da linha 3v para nao entrarem em curto. Se achar necessário posso explicar esse circuito para vc.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@R2-D2 

13 minutos atrás, R2-D2 disse:

 

...Um diodo geralmente está no circuito para a proteção. Esse diodo suporta uma tensao de até 40v e no maximo 30mA. Se porventura a tensao da linha passar disso, o diodo entra em curto...

 

 

 

 

 

 

O diodo que retirei estava em curto. Isso quer dizer que passou de 40V? (essa também é uma pergunta só por curiosidade 😛 Não precisa responder se não quiser)

 

A bem da verdade o que estou querendo entender é o fato da placa ter funcionado e posterior a isso ter voltado ao primeiro quadro. E agora, repentinamente ter surgido um segundo comportamento que ela não tinha apresentado antes.

 

Na bobina PL13 tem 5V e PL12 3V. Bem isso quer dizer que não há curto nas linhas de 5v e 3v?

 

Para em caso se for um curto, poderia me instruir a injetar tensão nos pontos certos afim de acha-lo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, James Walker disse:

 

 

O diodo que retirei estava em curto. Isso quer dizer que passou de 40V?

 

 

Nao necessáriamente passou de 40v mas pode ter ultrapassado a corrente maxima (30mA)

 

Eu sugiro colocar um diodo compativel na placa e fazer novamente os testes.

Mas antes confirme se nao existe curto em nenhum pad que esta ocasionando a queima do diodo, se a linha V C C _R T C e a R TC _ P WR OK nao estao em curto. E certifica que a pilha RTC tenha os 3v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@R2-D2 Não a curto entre os pads do diodo em curto.

 

Já instalei um diodo, mas foi o zener 9V, que inclusive a placa chegou a funcionar.

 

Está dizendo que todo esse comportamento é devido a não ter o diodo schottky 40v e 30mA no circuito? Mas lembro que quando tirei o E5 em curto a placa pelo menos ligou o LED.

 

Vou ver se arranjo schottky com essas características para estar fazendo mais um teste.  Muito obrigado mais uma vez! :)

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@R2-D2 

34 minutos atrás, R2-D2 disse:

 

Mas antes confirme se nao existe curto em nenhum pad que esta ocasionando a queima do diodo, se a linha V C C _R T C e a R TC _ P WR OK nao estao em curto.

 

Como dito anteriormente, não há curto entre os pads, mas em relação ao terra um dos pads marca 0,53. E só agora me ocorreu isso. É a mesma resistência do diodo em curto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

da uma olhada se o capacitor da foto C771 nao esta causando essa resistencia baixa, ou algum capacitor dessa linha. Se injetar uma baixa tensao nessa linha que marcou talvez identifique o componente em curto, se nao for defeito na propria BGA. 

Pode iniciar com 1v e 3A, aumente ate 1,5v observe qual a corrente da fonte e tente identificar o culpado. Boa sorte

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@R2-D2 O C771 já foi até trocado. Eu tirei o que tava, muito apesar de não ter curto, e soldei um substituto. Enquanto a BGA, está se referindo a defeito na solda ou no chip propriamente dito? Defeito no chip a placa não teria ligado, não é mesmo?

 

Fiz um reflow no 968 com fluxo no clean no domingo e o comportamento foi o mesmo, no caso estava com aquele comportamento do led laranja e verde piscando.

 

Ontem eu peguei o diodo e instalei na placa e foi o momento que ela chegou a funcionar.

 

Vou injetar tensão no circuito e posto os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@R2-D2 

25 minutos atrás, R2-D2 disse:

Pode iniciar com 1v e 3A, aumente ate 1,5v observe qual a corrente da fonte e tente identificar o culpado. Boa sorte

 

Injetei as tensões. E o resultado foi o seguinte:  1V a 2A = 0.01A  1.5V 2,70=0.02

 

Não usei 3A porque minha fonte não chega nisso nessa baixa tensão. Apesar do consumo tentei tocar os componentes para sentir algum ponto quente, mas como já era esperado não achei nada :(

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, James Walker disse:

Deixe-me ver se entendi devidamente. Você quer que eu ligue a placa mãe na fonte do próprio note e com a de bancada injetar tensão nesse ponto sem o diodo?

 

 

Exato, coloque 3v na fonte de bancada e injete no ponto que vc marcou na foto acima. 

Ligue a placa mãe normalmente na fonte do notebook. Limite a corrente da fonte para uns 40mA (esse setor RTC nao deve consumir mais que 20mA). Deixe sem a pilha e sem o diodo. Veja se o comportamento da placa continua o mesmo. 

Com esse procedimento vc passa a alimentar o RTC apenas com a fonte de bancada, sem utilizar a pilha nem a fonte 3.3v da placa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...