Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Gigabyte - GA-78LMT-S2 rev 1.0 - liga mas não dá video

Avalie este tópico:


Posts em destaque

J1rCjQ&key=a0f663d980c829ee461ef3bf9e16e

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Boa tarde galera.Abri o esquema da minha placa de desktop GA-78LMT-S2 rev1.0 pra começar as medições da bios(Objetivo;Fazer o caminho de volta pra descobrir de onde vem o problema já que ela liga e não apresenta imagem.Só que o esquema ta meio confuso.No pino 1 tem a indicação de que a tensão tá vindo do super Io e pino 8 é vcc3 (fonte atx 3.3v).Isso o esquema mostra com clareza.Só que pro restante dos pinos ele nao mostra nada.Fui medir as tensões e deu 3.3v pra pinos 1,3,7 e 8 o restante 2,4,5 e 6 tá tudo zerado e não tenho a menor idéia do que fazer.Será que alguém pode me ajudar?

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Amigo, bom dia, vamos lá. Se tratanto de medição com o multímetro, se atente somente ao pino 8 ( que na maioria das vezes é a alimentação, VCC) o restante dos pinos, são pinos de clock ( basicamente tá) e só podem ser observados com a ajuda de um osciloscópio.

 

Tendo 3v ou na Bios, vc deveria passar para as medições em outros setores, como memória ram, PCH, processador, etc........certifique-se de que tem todas as tensões.........tendo todas as tensões, a primeira coisa que eu faria era tentar regravar a bios.

 

Creio que já tenha testado outro processador e outra memória ram, e que tb ja´tenha tentado um reset na Bios né?

 

Cole o link do esquema eletrico que esta usando por favor, para que possamos ajudar a analisar.

E quanto a tensão, acredito que ela não "venha" do Super IO,  essa tensão é criada em outro lugar e coincidentemente, alimenta o SIO com a mesma tensão. o SIO é responsável por "comandar" as habilitações da placa, dizendo quem vai ser acionado, e Quandoo, e de que maneira.

Editado: por paulopozatto
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, ᄎᄒAdriano disse:

Boa tarde galera.Abri o esquema da minha placa de desktop GA-78LMT-S2 rev1.0 pra começar as medições da bios(Objetivo;Fazer o caminho de volta pra descobrir de onde vem o problema já que ela liga e não apresenta imagem.Só que o esquema ta meio confuso.No pino 1 tem a indicação de que a tensão tá vindo do super Io e pino 8 é vcc3 (fonte atx 3.3v).Isso o esquema mostra com clareza.Só que pro restante dos pinos ele nao mostra nada.Fui medir as tensões e deu 3.3v pra pinos 1,3,7 e 8 o restante 2,4,5 e 6 tá tudo zerado e não tenho a menor idéia do que fazer.Será que alguém pode me ajudar?

 

@ᄎᄒAdriano o amigo verificou se a pilha(bateria) da CMOS tem a tensão de 3V? Muitas placas mãe chegam a não dar vídeo se a tensão dessa pilha estiver muito baixa ok. Outra coisa é ver se tem na placa mãe a tensão das memorias.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, paulopozatto disse:

Oi Amigo, bom dia, vamos lá. Se tratanto de medição com o multímetro, se atente somente ao pino 8 ( que na maioria das vezes é a alimentação, VCC) o restante dos pinos, são pinos de clock ( basicamente tá) e só podem ser observados com a ajuda de um osciloscópio.

 

Tendo 3v ou na Bios, vc deveria passar para as medições em outros setores, como memória ram, PCH, processador, etc........certifique-se de que tem todas as tensões.........tendo todas as tensões, a primeira coisa que eu faria era tentar regravar a bios.

 

Creio que já tenha testado outro processador e outra memória ram, e que tb ja´tenha tentado um reset na Bios né?

 

Cole o link do esquema eletrico que esta usando por favor, para que possamos ajudar a analisar.

E quanto a tensão, acredito que ela não "venha" do Super IO,  essa tensão é criada em outro lugar e coincidentemente, alimenta o SIO com a mesma tensão. o SIO é responsável por "comandar" as habilitações da placa, dizendo quem vai ser acionado, e Quandoo, e de que maneira.

Ja testei todas as tensoes;Vcore,V norte,reguladores(memorias)Só nao regravei a bios porque nao tenho gravador de eprom.Pergunta;Vc acha que existe uma chance muito grande de o problema ser na bios?Sobre a tensão que eu disse que vem do super Io vc tirou uma dúvida que eu tinha porque no diagrama em bloco tá dizendo que a bios tá ligada na ponte sul sendo que no esquema da bios a tensão vem do super Io.Achei isso muito estranho,mas obrigado por tirar essa dúvida. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, FLAVIOTECH disse:

 

@ᄎᄒAdriano o amigo verificou se a pilha(bateria) da CMOS tem a tensão de 3V? Muitas placas mãe chegam a não dar vídeo se a tensão dessa pilha estiver muito baixa ok. Outra coisa é ver se tem na placa mãe a tensão das memorias.

Boa tarde!Já verifiquei td isso;tensão Vcore,memórias,Reguladores da ponte sul e td ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, FLAVIOTECH disse:

 

@ᄎᄒAdriano o amigo verificou se a pilha(bateria) da CMOS tem a tensão de 3V? Muitas placas mãe chegam a não dar vídeo se a tensão dessa pilha estiver muito baixa ok. Outra coisa é ver se tem na placa mãe a tensão das memorias.

Boa tarde!Sim.A bateria tá 100%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, boards disse:

Amigo, como o Paulo falou, primeira coisa à ser vista numa placa mãe, é se tem voltagem processador, depois no chipset e por fim na memória. Não adianta NADA regravar bios se não houver voltagens nesses pontos ok.

Sim.Já verifiquei td.Todos os fd nos CIs de PWM do Vcore,memória,e ponte norte e td 100%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Jhones disse:

Recomendo dar uma olhada no tópico que ensina fazer um gravador de bios.

 

Bem interessante. Não sabia que dava pra fazer isso..Depois dou uma olhada com certeza,mas não sei se o problema é na bios.Vou vedificar as tensões de reset ae em último caso não vai ter jeito.rsrs Vou ter que dar um jeito de gravar o bios..Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Jhones disse:

Se não tiver um osciloscópio ou um gravador ficará difícil saber se o defeito é na bios. 

Pensei em uma coisa;Será que se eu remover a bios de outra placa sucata e testar nessa eu posso ter problema de incompatibilidade? Porque bios é bios. Só serve pra inicializar o sistema..Acho pelo menos em teoria que não tem problema.Oi que vc acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMigoo, verifique se nenhum chip esta esquentando em demasia, principalmente de Audio e rede. E quanto a Bios, se for a mesma placa, mesma Revisão, pode ser que dê certo sim, a chance é alta, se for "parecida" já não dá muito certo. E quanto aos sinais de reset, fique atento, Abri um tópico aqui esses tempos, em que o note tinha PLT_RST e até H_Reset, e era a Bios, então nomeu caso, sinais de reset ( mesmo tendo todos ) não é ctz de que a biso esta OK emm. forte abraço, boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, ᄎᄒAdriano disse:

Pensei em uma coisa;Será que se eu remover a bios de outra placa sucata e testar nessa eu posso ter problema de incompatibilidade? Porque bios é bios. Só serve pra inicializar o sistema..Acho pelo menos em teoria que não tem problema.Oi que vc acha?

O mais correto seria regravar o arquivo certo, porque mesmo que ache uma bios idêntica em alguma sucata só teria certeza que estaria boa se der vídeo, em contrapartida se não der vídeo ficará mais na dúvida ainda.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,fiz a medição do Vcore de novo e com a placa quente ele marcava 1v nas bobinas.(O processadr é Atlhon II)A tensao tava um pouco fora da tolerancia certo? Passou uns 3 Minutos e o pwm começou a esquentar demais e a tensão nas bobinas zerou do nada.Vou ver o que houve e volto aqui.rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, paulopozatto disse:

AMigoo, verifique se nenhum chip esta esquentando em demasia, principalmente de Audio e rede. E quanto a Bios, se for a mesma placa, mesma Revisão, pode ser que dê certo sim, a chance é alta, se for "parecida" já não dá muito certo. E quanto aos sinais de reset, fique atento, Abri um tópico aqui esses tempos, em que o note tinha PLT_RST e até H_Reset, e era a Bios, então nomeu caso, sinais de reset ( mesmo tendo todos ) não é ctz de que a biso esta OK emm. forte abraço, boa sorte

Obrigado amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala rapaziada.Acho que encontrei o defeito.Atenção no Vcore é 1v fixo,mas quando passa uns 5 Min o pwm começa a esquentar e a tensão das bobinas começam a variar muito..Isso é muito interessante.rsrs Ainda não tinha visto isso.Ou a tensão é fixa(sendo 0 ou nao)ou varia.Só que nesse caso ela é fixa e passa 5min,comeca a variar.Mais cedo eu medi 1v nas bobinas e como tinha tensão nem reparei que Tava um pouco fora da tolerancia,mas enfim..Vou trocar o PWM.Obrigado pela ajuda.Vou dar o joinha de vcs.Não sei se alguém já pegou defeito assim.(Eu tenho pouca experiencia)Mas se não pegou fica de lição.Vlw gente!!

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ᄎᄒAdriano disse:

Fala rapaziada.Acho que encontrei o defeito.Atenção no Vcore é 1v fixo,mas quando passa uns 5 Min o pwm começa a esquentar e a tensão das bobinas começam a variar muito..Isso é muito interessante.rsrs Ainda não tinha visto isso.Ou a tensão é fixa(sendo 0 ou nao)ou varia.Só que nesse caso ela é fixa e passa 5min,comeca a variar.Mais cedo eu medi 1v nas bobinas e como tinha tensão nem reparei que Tava um pouco fora da tolerancia,mas enfim..Vou trocar o PWM.Obrigado pela ajuda.Vou dar o joinha de vcs.Não sei se alguém já pegou defeito assim.(Eu tenho pouca experiencia)Mas se não pegou fica de lição.Vlw gente!!

Efetuou uma resolda antes de trocar, muito comum sintoma de solda fria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...