Jump to content
GNMilasi

 notícia Itaú no Computador e a invasão da privacidade de usuários e empresas

Rate this topic

Recommended Posts

Itaú no Computador e a invasão da privacidade de usuários e empresas

 

Todos nós sabemos que a privacidade hoje não vale nada, pois as apps e aplicativos obtêm o máximo de informações do usuário para lucrar com isso – mas esse tipo de atitude jamais deveria acontecer com as instituições bancárias que garantem a segurança e privacidade das nossas finanças.

 

Infelizmente é isso que acontece com o Itaú, que disponibiliza o Itaú no Computador, um “aplicativo seguro” para desktop que substitui o acesso direto ao site do banco e que é utilizado por milhões de clientes e empresas.

 

img_5d13d566dfe6f.png

Mais seguro para quem?!?

 

Os Termos de Uso e Política de Privacidade (que quase ninguém lê) mostram o absurdo grau de invasão de privacidade exigida pelo aplicativo – e se você não concordar com isso, o aplicativo não pode ser utilizado, tornando impossível o acesso a contas jurídicas.

 

A outra opção disponibilizada pelo Itaú é o uso do Guardião 30huma aberração digital um plugin que destrói a estabilidade e segurança do Windows (ele utiliza técnicas de malware para ficar sempre residente na memória e impedir a sua remoção até mesmo via Registro) com o agravante de utilizar muito a CPU sem motivo aparente, além de nada impedi-lo de acessar todos os arquivos do seu computador.

 

Com isso, as empresas tornam-se refém de um aplicativo danoso cujo uso é obrigatório para realizar qualquer tarefa bancária no computador, com o agravante de ser obrigado a aceitar por completo a Política de Privacidade imposta pelo banco – algo que pode colocar em risco a segurança dos dados dela:

 

caso-nao-concorde.png

 

Para piorar, é preciso ficar sempre ficar atento às mudanças da política de privacidade…

 

atualizacoes-desconhecidas.png

 

…toda vez que alguma atualização (que é automática e independe do usuário) for realizada:

 

itau-roubo-dados-atualizacao-automatica.png

 

Os problemas reais para quem se preocupa com privacidade estão detalhados abaixo, com imagens obtidas do próprio programa de instalação do Itaú.

 

Ao ler a Política de Privacidade do Itaú no Computador, muitas regras levantam sérias dúvidas sobre a privacidade – algo crítico em ambientes corporativos:

 

itau-roubo-dados-1-2-3.png

 

1 - O Itaú no Computador coleta os hábitos de navegação (sites acessados, histórico & afins), sendo que isso não tem nenhuma relação com o uso do aplicativo em si. Como a política de privacidade do Itaú é válida tanto para dispositivos móveis quanto para computadores, o uso no desktop torna-se perigoso no ambiente corporativo pois o banco tem acesso à lista dos sites acessados pelo usuário, inclusive links de sites e serviços concorrentes, links da intranet, etc.

 

2 - O mais incrível é que esses dados são coletados durante e após a navegação nos sites e aplicativos, ou seja, a coleta dos hábitos de navegação é contínua e não pára nunca. O aplicativo de um banco jamais deveria rastrear e monitorar continuamente os sites que as pessoas acessam.

 

3 - Este item é o mais perigoso de todos: o Itaú tem acesso a todas as mensagens enviadas e recebidas pelo usuário via SMS ou tecnologia semelhante – algo que tecnicamente pode englobar qualquer aplicativo de troca de mensagem que o usuário utiliza, seja no smartphone ou desktop!

 

itau-roubo-dados-leitura-automatizada.png

 

4 - Uma das justificativas disso é que por padrão o Itaú monitora constantemente as palavras digitadas nas mensagens de texto em busca de “conteúdo suspeito” para identificar possíveis ameaçasAfinal esse aplicativo é do Itaú ou da NSA?

 

itau-roubo-dados-analise.png

 

5 - Uma das justificativas do acesso aos dados é a “análise de potenciais riscos”. Que tipo de análise é realizada? Como ela é realizada? Quais são os “riscos” identificados na análise dos textos? Isso inclui a leitura de e-mails enviados e recebidos no desktop?

 

itau-dados-fornecimento-para-terceiros.png

 

6 - A partir do momento que o Itaú compartilha os dados obtidos dos seus usuários (incluindo empresas) com “parceiros estratégicos”, a privacidade deixa de existir pois os dados que eram privados agora estão à disposição de outras empresas que sejam interessantes ao Itaú.

 

Felizmente a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) entrará em vigor no ano que vem para acabar com essa “farra” de obtenção de dados privados dos usuários e total falta de transparência em aplicativos como o Itaú no Computador.

 

 

Fonte

  • Like 6

Share this post


Link to post
Share on other sites

@GNMilasi  belo post amigo, muita palhaçada dessas empresas, estão mais para espiões do q qq outra coisa... digno de o povo se unir e abrir um processo, a falta de respeito é impressionante  

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde e muito obrigado por seu comentário, amigo @Piero Lima !!!!

 

Faltou mencionar aquele plugin do BB que torna qualquer máquina uma carroça!

 

Meu filho que é Advogado sempre diz: se todos entrassem com uma Ação Judicial, essa farra seria banida rapidinho.

 

Abraços!

Share this post


Link to post
Share on other sites

@GNMilasi com ctz cara! já sofri tentando fazer uma reclamação na Artesp, contra uma empresa de onibus, e no final das contas fiquei como o chato que estava reclamando sozinho pois não havia reclamações, sendo que no dia havia um monte de gente indignada, enfim... 

Faltou sim, tenho muito cliente que pede pra gente instalar o plugin do BB e no fim, reclama da formatação, pois a máquina está lenta...rsrs 

agente avisa antes e mostra a máquina funcionando primeiro,  depois instala na frente do cliente, o plugin, pra ficar bem claro... é o jeito, fica a dica Abraços meu caro \m/ aloha

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...