Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Itaú no Computador e a invasão da privacidade de usuários e empresas

Avalie este tópico:


GNMilasi

Posts em destaque

Itaú no Computador e a invasão da privacidade de usuários e empresas

 

Todos nós sabemos que a privacidade hoje não vale nada, pois as apps e aplicativos obtêm o máximo de informações do usuário para lucrar com isso – mas esse tipo de atitude jamais deveria acontecer com as instituições bancárias que garantem a segurança e privacidade das nossas finanças.

 

Infelizmente é isso que acontece com o Itaú, que disponibiliza o Itaú no Computador, um “aplicativo seguro” para desktop que substitui o acesso direto ao site do banco e que é utilizado por milhões de clientes e empresas.

 

img_5d13d566dfe6f.png

Mais seguro para quem?!?

 

Os Termos de Uso e Política de Privacidade (que quase ninguém lê) mostram o absurdo grau de invasão de privacidade exigida pelo aplicativo – e se você não concordar com isso, o aplicativo não pode ser utilizado, tornando impossível o acesso a contas jurídicas.

 

A outra opção disponibilizada pelo Itaú é o uso do Guardião 30huma aberração digital um plugin que destrói a estabilidade e segurança do Windows (ele utiliza técnicas de malware para ficar sempre residente na memória e impedir a sua remoção até mesmo via Registro) com o agravante de utilizar muito a CPU sem motivo aparente, além de nada impedi-lo de acessar todos os arquivos do seu computador.

 

Com isso, as empresas tornam-se refém de um aplicativo danoso cujo uso é obrigatório para realizar qualquer tarefa bancária no computador, com o agravante de ser obrigado a aceitar por completo a Política de Privacidade imposta pelo banco – algo que pode colocar em risco a segurança dos dados dela:

 

caso-nao-concorde.png

 

Para piorar, é preciso ficar sempre ficar atento às mudanças da política de privacidade…

 

atualizacoes-desconhecidas.png

 

…toda vez que alguma atualização (que é automática e independe do usuário) for realizada:

 

itau-roubo-dados-atualizacao-automatica.png

 

Os problemas reais para quem se preocupa com privacidade estão detalhados abaixo, com imagens obtidas do próprio programa de instalação do Itaú.

 

Ao ler a Política de Privacidade do Itaú no Computador, muitas regras levantam sérias dúvidas sobre a privacidade – algo crítico em ambientes corporativos:

 

itau-roubo-dados-1-2-3.png

 

1 - O Itaú no Computador coleta os hábitos de navegação (sites acessados, histórico & afins), sendo que isso não tem nenhuma relação com o uso do aplicativo em si. Como a política de privacidade do Itaú é válida tanto para dispositivos móveis quanto para computadores, o uso no desktop torna-se perigoso no ambiente corporativo pois o banco tem acesso à lista dos sites acessados pelo usuário, inclusive links de sites e serviços concorrentes, links da intranet, etc.

 

2 - O mais incrível é que esses dados são coletados durante e após a navegação nos sites e aplicativos, ou seja, a coleta dos hábitos de navegação é contínua e não pára nunca. O aplicativo de um banco jamais deveria rastrear e monitorar continuamente os sites que as pessoas acessam.

 

3 - Este item é o mais perigoso de todos: o Itaú tem acesso a todas as mensagens enviadas e recebidas pelo usuário via SMS ou tecnologia semelhante – algo que tecnicamente pode englobar qualquer aplicativo de troca de mensagem que o usuário utiliza, seja no smartphone ou desktop!

 

itau-roubo-dados-leitura-automatizada.png

 

4 - Uma das justificativas disso é que por padrão o Itaú monitora constantemente as palavras digitadas nas mensagens de texto em busca de “conteúdo suspeito” para identificar possíveis ameaçasAfinal esse aplicativo é do Itaú ou da NSA?

 

itau-roubo-dados-analise.png

 

5 - Uma das justificativas do acesso aos dados é a “análise de potenciais riscos”. Que tipo de análise é realizada? Como ela é realizada? Quais são os “riscos” identificados na análise dos textos? Isso inclui a leitura de e-mails enviados e recebidos no desktop?

 

itau-dados-fornecimento-para-terceiros.png

 

6 - A partir do momento que o Itaú compartilha os dados obtidos dos seus usuários (incluindo empresas) com “parceiros estratégicos”, a privacidade deixa de existir pois os dados que eram privados agora estão à disposição de outras empresas que sejam interessantes ao Itaú.

 

Felizmente a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) entrará em vigor no ano que vem para acabar com essa “farra” de obtenção de dados privados dos usuários e total falta de transparência em aplicativos como o Itaú no Computador.

 

 

Fonte

  • Joinha 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GNMilasi com ctz cara! já sofri tentando fazer uma reclamação na Artesp, contra uma empresa de onibus, e no final das contas fiquei como o chato que estava reclamando sozinho pois não havia reclamações, sendo que no dia havia um monte de gente indignada, enfim... 

Faltou sim, tenho muito cliente que pede pra gente instalar o plugin do BB e no fim, reclama da formatação, pois a máquina está lenta...rsrs 

agente avisa antes e mostra a máquina funcionando primeiro,  depois instala na frente do cliente, o plugin, pra ficar bem claro... é o jeito, fica a dica Abraços meu caro \m/ aloha

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...