Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial Fonte Seasonic SS-300TFX - Não liga apenas no computador

Avalie este tópico:


_GD_

Posts em destaque

Olá caros colegas. Coloquei como tutorial, é um post para dar uma dica, porém não achei uma maneira de fazer então fiz como tutorial, qualquer coisa depois o @zazulak arruma. hehe

Vim apresentar uma dica que descobri após um tempo quebrando a cabeça. Eu recebo muitas dessas fontes Seasonic para reparo, porém a taxa de sucesso no reparo era extremamente baixa. Os problemas variavam entre não ligar no computador mas ligar com o testador de fonte ou no curto manual até defeitos intermitentes como tela azul ao subir o windows ou desligar após um tempo de uso.
Raríssimas vezes era capacitor o problema mesmo chegando a trocar todos da saída e nada.
Essa que solucionei o problema estava ligando apenas fora do pc no testador, porém no computador nem dava sinal de vida. Ontem eu cismei com um CI que tem na placa, olhei o datasheet dele e vi que ele é um PWM. Logo desconfiei que ele possa estar relacionado com o problema. O Ci em questão é o Q0165R que fica ao lado do Capacitor de alta, talvez seja possível verificar o funcionamento correto do mesmo com um Osciloscópio, porém eu não manjo muito de usar o mesmo e o que tenho é analógico então prefiro trocar o ci e testar haha.

Após estudar um pouquinho mais a fonte vi que tem outro Ci, o HY-510N que possa causar problemas nessa fonte. Este outro fica localizado na placa do controlador de PFC/PWM, uma placa auxiliar soldada em pé ao lado da fonte. Felizmente eu não precisei substituir o HY-510N. Bastou trocar o Q0165R e o pc voltou a funcionar normalmente.
Alias, esse pwm me lembrou das outras fontes que trabalho que usam o TNY280 ou similares, que causam muitos problemas desde queimar e não ligar o pc ou então de ligar apenas com o testador e não funcionar no pc.

Fica ai minha dica para quem assim como eu que tive problemas com essas fontes e não sabia por onde procurar o problema.
Em tempo, eu ainda possuo algumas fontes dessas que estão causando tela azul ou reiniciando o pc após algum tempo. Em breve vou testar essa solução nelas e comento aqui se deu certo também.

 

WhatsApp Image 2019-07-02 at 09.34.11.jpeg

WhatsApp Image 2019-07-02 at 09.34.11(1).jpeg

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Boa noite.

Sei que o tópico é antigo, mas vou ter que desenterrar, pois recentemente pequei duas fontes Seasonic, de 350W, mas de um modelo um pouco diferente deste da foto, mas acho que o circuíto deve ser o mesmo ou bem semelhante, uma vez que usa este CI Q0165R.

Conheço um pouco de eletrônica e tenho pesquisado sobre fontes chaveadas de PC.

As fontes que citei, tem o mesmo problema de reiniciar o PC do nada e o problema são as fontes mesmo, pois após substituídas, os PCs não deram mais problema.

Depois de vários testes, ressolda em alguns pontos da placa e pesquisando na internet, me deparei com a informação postado acima.

Troquei o CI Q0165R, mas não resolveu o problema.

As tensões de 12v, 5v, 5vSB, 3,3v, estão normais, só notei a tensão de -12v, baixa, dando -11,20v. Será que este pode ser o problema?

 

Abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Gercino Satiro disse:

Sugiro que verifique os eletrolíticos, já que o aumento de resistência interna ou 'fulga' podem desestabilizar o circuito.  Só depois passaria a análise para outros componentes. Lembrando que a fonte sem carga possui comportamento diferente.

Boa tarde.

 

Gercino, obrigado pela dica, eu substituí só para verificar, os eletrolíticos do +12v e coloquei a fonte em teste no PC, durante hoje o dia inteiro e até o momento, não reiniciou o PC. Vou verificar se vai se manter assim. Não mexi na parte do -12v, mas com o PC ligado, está dando -12,24v, então acredito que não há problemas nesta linha.

Correção: a fonte é uma Seasonic SS-300 ES, com PFC ativo, portanto de 300W e não 350W como postei anteriormente.

 

Abçs

Editado: por souzadfs
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...