Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer Es1 - 572 / LA-E061P / Não carrega a bateria

Avalie este tópico:


braucksdiego

Posts em destaque

Olá meus queridos bom dia. @wjinformatica @Neo @Gilson Macedo estou com um problemão aqui... peço desculpas por não comparecer mais tanto ao fórum...

 

Bom essa placa não carrega bateria... Não tenho pulsos pwm nos gates... mosfet de alta está com a tensão da bateria no gate. tenho comunicação no SDA e SCL (com osciloscópio, não tenho analisador logico) acin esta okay, 3.3v, ILIM está com 936mV, e não tenho curto na linha. Alguém por favor poderia me dar uma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FDONATO Opa Donatinho blz mestre? sorte sua que esqueci de te marcar kkkkkk....

Sobre os testes. Sim testei com outra bateria e carregador.. a mesma coisa... tem outra placa aqui que não da vídeo e a bateria carrega normalmente... ja comparei os dois circuitos e aparentemente tudo igual... até troquei os CI's de charge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, braucksdiego disse:

@Nogas Tem sim... a luz de carregamento fica ligada. porem nenhum consumo na fonte de bancada

Bom dia! da uma verificada no SIO amigo.... Também verifica os resistores nessa linha ok

Editado: por Francisco Castro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nogas Não sei não... visto que a bateria se comunica com O EC... através do SDA e SCL.. pelo que entendi do datasheet do ci de charger ele precisa de alguns passos para liberar o carregamento... sao eles:

 

"In Charge mode, the following conditions have to be valid to start charge:

      • Charge is enabled through SMBus (ChargeOption() bit [0] = 0, default is 0, charge enabled). Precisava de um Analisador Logico (acredito estar aqui o problema

      • ILIM pin voltage is higher than 105 mV. -- Tem 936mV

      • All three regulation limit DACs have valid value programmed. -- Não sei verificar

      • ACOK is valid (see Adapter Detect and ACOK Output for details). (ACOK é 3,3v esta okay

      • ACFET and RBFET turns on and gate voltage is high enough (see System Power Selection for details). (tem voltagem de gate nos fets de entrada (ACPRN)

      • VSRN does not exceed BATOVP threshold. - não sei verificar (se algum souber por favor)

      • IC Temperature does not exceed TSHUT threshold. -- Ci nem esquenta

      • Not in ACOC condition (see Input Overcurrent Protection) - Não tem, se não ia desarmar os fets de entrada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, braucksdiego disse:

• ILIM pin voltage is higher than 105 mV. -- Tem 936mV

@braucksdiegoessa tensão tem que ser maior que 105mv,  observe que há um divisor de tensão ai, de +3vlp, tem que verificar esses resistores e o capacitor nessa circuito, para efeito de testes você retirar os resistores, e injetar a tensão correspondente no pino 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braucksdiego kkkk verdade, to ceguinho juro que li 93mv hahaha. Desconsidera. o que eu disse!

 

1 hora atrás, braucksdiego disse:

VSRN does not exceed BATOVP threshold. - não sei verificar (se algum souber por favor)

é no pino 12, segundo a especificação no esquema elétrico, vsrp-vsrn < 81.28mV

 

2019-07-03-115600_1366x768_scrot.png

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braucksdiego @FDONATO na realidade o esquema diz é que: 

 

VSRP - VSRN < 81.28mV

 

Então teria que medir encostando a ponta vermelha antes do SHUNT PR311 e a preta depois dele, e aí a diferença teria que ser no máximo 81.28mV essa tensão vai variar de acordo com a corrente que circular pelo PR311, então só deveria estar próximo desse valor quando estiver carregando uma bateria, no meio da carga, no resto do tempo a tensão ali deveria ser bem menor.
Essa tensão ínfima num voltímetro de 4 dígitos apareceria assim: [ 0,081 V ].

Esses dois pinos são responsáveis por indicar ao charger quanta corrente está sendo consumida pela bateria em processo de carga.

 

 

  • Joinha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neo Perfeito. obrigado por esclarecer essa dúvida.. Seguindo com as analises... tudo indica ser falha de comunicação com o EC, visto que todos os sinais e tensões estão certas. Proximo passo seria a regravação do IO... comprei um RT809H e chegou... porem a plaquinha adaptadora para os ENE veio sem os capacitores e resistor... vcs sabem os valores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braucksdiego Pra gravar a linha ENE não tem mistério nenhum, eu fiz uma adaptação usando a placa da ITE, da pra ver como ficou lá no tópico do CH341A link abaixo, basicamente o que fiz foi soldar barras de pinos na parte de cima também, e aí fica fácil conectar os jumpers fêmea entre a placa da ITE e aquele adaptador padrão que acompanha todos os gravadores. ;D 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 8 meses depois...

Boa noite pessoal, estava com esta mesma placa na bancada, ela apresentava o mesmo defeito só que o led do indicador carregando ficava piscando (cor laranja) fiz todas a medições do circuito de carga estavam OK, suspeitei  do S/io fiz a troca do chip por um que estava funcionando e resolveu meu problema, fica a dica. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...